Grandes poderes, grandes responsabilidades!

Uma das frases mais célebres das histórias de super-heróis nos quadrinhos é esta, que está no título deste texto. Ela foi dita pelo tio do Peter Parker, que por acaso se chama Benjamim, para os íntimos Ben. Para os leigos, Peter Parker é o Homem-Aranha.

Esta belíssima e sábia sentença inspira e conduz o Homem-Aranha por toda a sua vida, e o ajuda a manter o foco de sua missão, sem que nada o corrompa, ou o desanime. Podemos afirmar, sem medo de errar que a partir do dito do tio Ben acontece uma metanóia com o sobrinho herói.

 

Provérbio famosíssimo

Também conhecido como princípio de Peter Parker, se tornou um provérbio popularizado mundialmente. A citação é usada na política e na monarquia, na aplicação da lei e na segurança pública, por jornalistas e autores de livros e em vários meios de comunicação e memes.

O escritor de quadrinhos Greg Pak opinou que o lema era “uma das maiores injunções morais de toda a cultura pop estadunidense”.

 

As “sementes do Verbo”

Uma das ideias mais inspiradas da obra de São Justino, e muito elogiada pelo Papa Bento XVI, é a das “sementes do Verbo”: Justino afirmou que todo homem participa do Logos, ou seja, do Verbo Eterno de Deus, e, portanto, traz em si uma “semente do Verbo”, que pode germinar e chegar à plenitude.

Isto quer dizer que em cada cultura humana existem sementes da Verdade que podem frutificar, à medida que os mitos vão cedendo espaço ao reconhecimento da Verdade plena, revelada por Deus ao longo da história e culminada em Cristo, que é a própria Verdade, Caminho e Vida.

O Magistério da Igreja também reforça, na “Dominus Iesus “, número 12, que “é o Espírito que infunde as ‘sementes do Verbo’, presentes nos ritos e nas culturas, e as faz amadurecer em Cristo“.

O mártir São Justino (100-165) foi um filósofo leigo a quem o Papa Emérito Bento XVI definiu como “o mais importante dos Padres Apologistas do segundo século”.

 

A Semente do Verbo em Homem-Aranha

É isso mesmo queridos irmãos, afirmo sem medo de errar que a frase escrita por Stan Lee, criador do Homem-Aranha é uma das mais famosas sementes do Verbo ditas na contemporaneidade. Todavia, me parece que aqui no Brasil, nossos políticos e juristas jamais a escutaram. Ou se escutaram, ignoraram com louvor.

Aqueles que eleitos por nós, povo, deveriam governar com os poderes legais e zelar por nosso bem, nos tiranizam, oprimem e ignoram. E pior, hoje somos acharcados por aqueles que se quer elegemos. Será que algum dia neste país de meu Deus, finalmente, o poder será exercido com responsabilidade? Quando será que o dever virá primeiro que o direito?

Festa estranha com gente esquisita, em Metrópoles o Lex Luthor jamais saiu vencedor, mas aqui em terras tupiniquins ele nada de braçada. Jargões brotam em minha mente, muitos deles, mas o que prevalece é, “e agora, quem poderá nos defender?” Não sei, de fato não sei. Os que sei, tardam, tardam, espero que não falhem.

O que sei é que o Verbo todo é ignorado, como posso querer que considerem uma simples semente. Ingenuidade minha. Talvez, apenas o desejo infantil de um homem. Não sei, de fato não sei. O que sei, é que o reino dos céus é dos pequeninos, daqueles que sempre confiam em seu Pai do Céu, poderoso e responsável!

 

LEIA MAIS:

Shazam- Seus pecados não desapareceram

O Planeta Justiça e seus anéis de virtude!