Estar nu diante de Deus e dos Irmãos

Estar nu diante de Deus e dos irmãos, de cara é um desafio.  Mas em nossas vidas espirituais e comunitárias, digo que é essencial.

Por que?

A palavra despir  traz em si um significado que é:

transitivo direto e bitransitivo e pronominal

tirar por completo a roupa; desnudar(-se).

 

Mas o que quero dizer não é para  tirarmos nossas roupas na frente dos nossos irmãos, porque ninguém é obrigado a ver esse corpinho do jeito que veio ao mundo rsrs (nos poupemos!)

O sentido que quero dar á isso é um desnudar-se de si mesmo, dos pecados, das fraquezas, das incoerências, vaidades, limitações e por aí vai…

Quando estamos nus, conseguimos enxergar além do que nossas vestes podem esconder, é possível ver além.

 

ESTAR NU DIANTE DE DEUS

 

Eis o caminho que muitos Santos trilharam. A nudez espiritual!

De fato, sabemos que Deus conhece além do que diariamente apresentamos a Ele. Ele conhece nossos corações, nossas mazelas, índoles, ações, e até os nossos pensamentos.

Com isso, ele nos aceita como somos, mas ao estarmos na presença dele não podemos permanecer os mesmos.

 

Ao olhar para a vida de nossos Santos, muitos tiveram uma vida bem diferente antes de suas conversões, mas quando conheceram a Deus, puderam glorificar com suas vidas aquele que os chamou. Mudaram, e a sua insistência e violência na Santidade fez com que hoje eles estivessem não somente em nossos altares, mas na Santa morada com o Pai.

 

Na prática, precisamos olhar para nosso interior e ver onde ainda me encontro escondido, onde é que Deus ainda precisa te tocar e que você ainda não deu acesso a este toque?

Nudez espiritual, é se apresentar sem mascaras diante do Senhor, é deixar com que Ele te veja por completo. É deixar Ele rasgar as vestes para que tenha acesso as feridas que ainda existem em você e que Ele precisa tocar para curar. É apresentar o pior de si, para que Ele possa te mostrar qual é a sua melhor versão.

 

ESTAR NU DIANTE DOS IRMÃOS

 

Esse já é um desafio muito maior!

No secreto com Jesus, dá pra se despir com mais liberdade, porque ali o seu segredo só pertence a você e a Ele.

Mas, e quando o despir-se precisa ser transbordado para a vida comunitária?

 

Já faz 7 meses que vim para a Comunidade de Vida e isso é algo real que tenho vivido. Na vivencia comunitária, ainda mais na CV é muito difícil se esconder. Porque agora não é mais a sua vida, é a sua vida compartilhada com a vida de muitos outros irmãos. Cada um com seu jeito, temperamento, manias, desejos e individualidades!

Existem graças particulares para cada um na vivência comunitária, mas também existem dores muito particulares. Que cada um ajustará e purificará em sua real necessidade no caminho de santificação.

 

E aí é que vem a voz de Deus dizendo: Rasgue suas vestes diante dos seus irmãos, para que eles não vejam só aquilo que você mostra ser, mas a sua verdade em si.

Não é nada fácil fazer este movimento, é doloroso deixar com que os outros vejam a sua pior versão, é vergonhoso deixar com que os outros vejam seu pecado que está enraizado, é constrangedor. Porque não é normal se apresentar NU, gera desconforto mesmo, gera vergonha, inquietação, vontade de se esconder. Mas é SANTIFICADOR, e é graça poder se despir e ver que os outros e você podem contemplar um pecador rendido e que luta para deixar de ser escravo e assim ser inteiramente LIVRE!!!!

 

 

CRUZ, UMA VERDADE NUA E CRUA!

 

Se Cristo achasse que mostrar as suas feridas era sinal de algo ruim, Ele teria morrido em uma caverna para ninguém ver,  e não no calvário. É necessário expor as feridas, eu me abaixo até meu irmão  para me erguer junto dele.

As feridas quando regadas com esperança, dão frutos em forma de cura, tanto para si quanto para o irmão!

Que possamos nos despir diante de Deus e de nossos irmãos, para que assim nossas feridas e verdades sejam expostas, para que regadas se transformem em cura, para glorificar a Deus e render graças a Ele em todo tempo!

 

Leia mais:

É preciso chorar para regar

Sem comunhão com Deus, não tem Santidade!