Espírito Santo, presença oculta e manifesta!

Recentemente, o Senhor Deus me permitiu refletir acerca de sua terceira pessoa, o Espírito Santo, a partir de três dimensões, não por acaso, afinal o número três, na teologia significa a totalidade.

Afinal o nosso Deus é um, em três pessoas, e toda a criação possuí essa assinatura, somos feitos de corpo, alma e espírito, ou seja, três em um, o tempo é conhecido como presente, passado e futuro, ou seja três em um, o espaço é entendido como, altura, largura e profundida ou seja três em um, o estado da matéria, sólido, líquido e gasoso, e por ai vai! Um assunto vasto, lindo e para outro momento!

Para agora, não distante disso, gostaria de partilhar com você, uma dimensão trinitária da presença real de Deus Espírito Santo em nossas vidas que cíclica, que se renova e está em constante movimento.

 

ESPÍRITO QUE CRIA E RECRIA

Começamos com a ideia de que o Espírito Santo é Vida, pois Ele cria e recria, a partir do nada e livremente,

“Então o Senhor Deus modelou o homem com a argila do solo, e insuflou em suas narinas um hálito de vida (Ruah) e o homem se tornou um ser vivente” (Gn 2, 7).

Deus desejou, soprar o espírito de vida nas narinas do primeiro homem, para que então ele pudesse se tornar um ser vivente. A criação humana obtém vida na vida de Deus, ou seja, somos criados por Ele enquanto matéria e ganhamos vida a partir do sopro de seu Ruah, o Espírito de Santidade!

Não somos capazes de subsistir por nós mesmos, sabemos que a nossa vida é frágil e não temos poder sobre ela, isso é lindo pois, nos coloca debaixo da grandeza do Deus criador, que além de criar a partir do nada, mantém a obra criada.

 

A criatividade ilimitada

A capacidade criativa Deus, no Espírito Santo, não é limitada e nem possuí uma única perspectiva, afinal, o Deus que cria e que a mantém, também recria quando e como quer, ainda que, o que temos diante dos olhos, se configure à profecia de Ezequiel, um monte de ossos ressequidos, uma situação concreta de morte e que humanamente não haveria nada o que se fazer, “assim fala o Senhor Deus a estes ossos: Eis que vou fazer com que sejais penetrados pelo Espírito (Ruah) e vivereis” (Ez 37, 5).

O mesmo Ruah, que encontramos na criação, encontramos na recriação, e isso nos aponta claramente que Deus Espírito, transcendente como é, transita em uma dimensão totalmente livre de qualquer estrutura, e isso significa que, não há nada que através dEle possa vir a ser, e nada do que era, possa se  restabelecer. Essa verdade precisa acender em nós a esperança, afinal, não cremos num Deus limitado, cremos sim, num Deus que tudo pode! E tudo, É TUDO.

 

ESPÍRITO QUE SUSTENTA E SACIA

É nessa providencial ótica que podemos também entender a profecia de Isaías 61, 1:

“O espírito do Senhor está sobre mim”

Afinal, o povo havia acabado de sair do exílio babilônico, um período de “trevas”, de muito sofrimento, muita opressão, e então, o profeta anuncia que, mesmo diante dessas circunstâncias o Senhor não os havia abandonado.

E a partir da presença do Espírito do Senhor, Ele traz ao povo uma mensagem de consolação, assegurando que, tudo que o povo havia perdido seria recuperado. Um concreto sustento durante esse tempo, aliás, por falar em exílio, vale mencionar que a profecia dos ossos secos proferida pelo Profeta Ezequiel se dá no início desse período sombrio (exílio babilônico), ou seja, não há abandono na presença do Espírito Santo, não há sede que não possa ser saciada aos que verdadeiramente se abrem à essa fonte inesgotável.

 

O Espírito inesgotável

“(…) mas quem beber da água que lhe darei nunca mais terá sede” (Jo 4, 14), foi o que Jesus prometeu de fato a samaritana diante do poço.

A samaritana, em muitos casos sou eu e você, que ao invés de nos debruçarmos e nos deleitarmos na fonte inesgotável, insistimos em encontrar segurança e saciedade nos “maridos” que o mundo no apresenta. E claro, nos decepcionamos e seguimos morrendo de sede. Seja no exílio, seja na abundância, a fonte é única, se se distrair, morre de sede.

O Espírito Santo é o agente relacional da trindade, ou seja, como já meditamos outras vezes, sendo o Pai o Amante, o Filho o Amado, o Espírito Santo é o Amor que misteriosamente transita e consolida toda essa perfeita relação.

É nisso que consiste a inesgotável fonte, afinal sendo o Espírito Santo, essencialmente relacional, Ele é aquele que transita entre a imanência trinitária e a nossa pobre natureza humana, ao mesmo tempo habitando e não habitando em nós, infundindo em nossa alma todo suprimento necessário, que brota diretamente do coração de Deus.

Toda relação pressupõe intimidade e proximidade. Investir constantemente na aproximação com o Espírito Santo, é a certeza de tocar o sobrenatural, pois, como mencionamos Ele não está limitado e nenhuma estrutura, tampouco a nossa “saciedade”, quando saciados, Ele para? Não! Ele transborda! Ele estremece e porque não dizer nos incendeia, para que possamos cumprir a nossa missão nesse mundo, e com isso fazer valer o precioso dom que recebemos em nossa criação, a vida!

“(…)louvar, reverenciar e servir a Deus Nosso Senhor, e assim salvar a sua alma”, razão pela qual somos criados segundo Santo Inácio de Loyola.

 

ESPÍRITO QUE ESTREMECE E IMPULSIONA

Não há ninguém, na história, que ao se aproximar do Senhor Deus, e que verdadeiramente se abriu a uma experiência com o Espírito Santo não teve a sua vida transformada. Quando Ele vem, as coisas saem do nosso controle, fogem do planejado e ganham uma nova perspectiva.

Foi isso que experimentou São João Batista ainda no ventre de sua Mãe, Santa Isabel, quando recebeu a visita da Santíssima Virgem Maria, que carregava em seu ventre o Verbo encarnado, por consequência, A TRINDADE INTEIRA!

“Pois quando a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria em meu ventre” (Lc 1, 44).

Maria Santíssima é a esposa do Espírito Santo. Das criaturas, seguramente a mais íntima do Espírito Santo, e não poderia ter sido outra, a experiência de Santa Isabel e São João Batista.

Ao ouvir a saudação da esposa, o esposo estava lá, em tamanha e profunda intimidade que, a simples presença de Maria fosse suficiente para a Sua manifestação, no entanto, como não imaginar a experiência que tiveram aqueles que, além de gozar de sua santa presença, puderam se deleitar na doçura de suas palavras? Não haveria outra reação, se não, estremecer profundamente nossas entranhas, afinal, ela estava nEle, e Ele, estava nela, humanamente e espiritualmente!

 

O poder do batismo

A partir desse contato, São João Batista viveu, com o coração inflamado, e incansavelmente anunciava que o reino de Deus estava próximo, pregando aos quatro ventos, convertei-vos e crede no santo evangelho. Sua paixão o levou ao martírio, mas do que isso importa? Ele já havia entendido, desde muito cedo que, a Salvação e o prêmio não estavam nesse mundo, mas na vida eterna. Quem revelou todas essas verdades, ainda tão ocultas a São João Batista? Sim, o Espírito Santo, o mesmo que se deu a conhecer de forma ainda mais concreta ao se manifestar no batismo de Jesus, em “forma corporal, como pomba” (Lc 3, 22).

E por falar em batismo, não poderíamos deixar de mencionar essa extraordinária dimensão de renascimento no Espírito Santo. Afinal, é nisso que consiste o batismo, ao recebermos o Espírito Santo somos regenerados e inseridos na vida do próprio Cristo, promovidos a filhos de Deus, filhos no Filho!

 

Por fim…

Como mencionamos, as experiências com o Espírito Santo no impele a sair, nos impele a testemunhar as maravilhas de Deus em nossas vidas, com coragem e destemor, afinal, essa força não é nossa, ela o principal adjetivo usado por Jesus ao proclamar a promessa aos seus discípulos, “Mas recebereis uma força, a do Espírito Santo que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas” (At 1, 8). E Ele veio, no dia de Pentecostes, sobre os discípulos e apóstolos, na presença da esposa, a Virgem Maria, se estabeleceu de forma mais clara e acessível, se aproximou ainda mais da humanidade, para  que nós pudéssemos potencializar a intimidade e a partir disso, ciclicamente e sempre que possível, refazer esse mesmo caminho que meditamos nesse texto, ilustrado pela imagem abaixo.

Criar, recriar, sustentar, saciar, estremecer e impulsionar…

Deus abençoe você, invista no relacionamento com o Espírito Santo e se abra ao Seu mover!

Graça e Paz,

O amor de Deus e amor a Deus

Para saber mais do nosso carisma, acesse nosso site.

Se você desejar ver a pregação completa sobre o tema, veja em nosso Youtube: