Blog, Palavra de Fundador

Duas dicas para não sermos enganados pelo anticristo!

By

Certo dia fui indagado pelo meu irmão Alexandre Barbosa – “que dicas me dá para não sermos enganados pelo anticristo, uma vez que os finais dos tempos estão ai, e diga se de passagem são bem maus?”

Após passado os segundos de reflexão interna e de admiração pela pergunta, o Espírito de Deus me inspirou a duas dicas fundamentais que a meu ver, são essenciais para que não sejamos enganados por Satanás e que possamos passar minimamente bem, pelos dias tenebrosos que vivemos.

 

Dica 01: Intimidade com o Senhor

 

Vários Santos de nossa Igreja, a Sagrada Escritura, e o próprio Magistério nos ensinam cansativamente que devemos escutar a voz de Deus. E que escutando não podemos fechar nossos corações. Todavia, sabemos que ouvir a voz de Deus não é fácil, não porque Ele seja mudo, ou pouco fale, ou se quer porque tenha palavras de difícil compreensão a nós, não, não é nada disso, é porque nós somos meio surdos, arrogantes, ignorantes e dispersos.

Não há como ser íntimo de alguém se não se escuta esta pessoa. Quem não escuta o outro, não saberá o que o outro pensa, não reconhecerá seus ensinamentos e preceitos, e nem se quer saberá o timbre de sua voz, e, portanto, não será íntimo desta pessoa. Em se tratando do Altíssimo, que tem muito a acrescentar em nossas pífias existências, perdemos graças imensas e incontáveis, quando não o escutamos – oxalá ouvísseis hoje a minha voz, não fecheis os corações como em Massa aquele dia (Sl 94).

Quem nunca caiu em um trote? Uma ligação de alguém tentando se passar por um familiar, ou amigo seu lhe pedindo algo? O timbre de voz, o jeito de falar e de concordar as palavras, e o teor da conversa apontam a cilada. Agora, se não há intimidade com quem supostamente está falando, tranquilamente haverá engano, perda, tragédia e coisas muito piores. Em resumo como saber se quem fala contigo é Deus ou Satanás? Simples e trabalhoso, conhecendo bem ao Senhor. O que diz, como diz, quando diz. Só assim.

Por fim, como ser íntimo de Deus? Comece lendo a Sagrada Escritura, já será um belíssimo e certeiro começo. Todos os dias, sem cessar, e busque intérpretes santos e canônicos que te ajudem a bem entender o que lês, porque até da bíblia Satã usa para nos enganar.

 

Dica 02: Viva em uma comunidade de fé

 

Definitivamente ninguém se salva sozinho, se quer se vive sozinho. Somos seres de relação e a plenitude de quem sou se revela na comunhão com meus irmãos. O sexto item do querigma (anúncio da Boa Nova), é vida em comunidade. Jesus é claríssimo e enfático aos seus discípulos, estejam juntos, se amem, missionem juntos, se ajudem, se cuidem, e sejam sustento uns para os outros.

A chance de sermos enganados por qualquer um por aí, quando estamos sozinhos, é muito grande, quem vai nos avisar que estamos errando? Pecando? Não, seu celular não vai querido, desista disso, muito menos o google, ou os estranhos que te cercam. É através de irmãos que comungam da mesma fé que você, que tem o mesmo Senhor que você, que buscam ser íntimos Dele como você que virá a Palavra de conselho e sabedoria de nosso Deus.

Ou não lembras que o próprio Jesus chama atenção dos fariseus, para que deixem de ser cegos guiando outros cegos.

Claro, eu sei, eu sei, vida em comunidade é difícil pra caramba, trabalhosa, cansativa e muitas vezes enfadonha, mas já dizia algum santo que agora não lembro o nome, que não há maior penitência e mortificação do que viver com os irmãos. Todavia, eu vivo em comunidade, com irmãs e irmãos que não escolhi, e aprendi a amá-los, respeitá-los e depender deles, quero ser salvo e que eles sejam, sei que serão salvos, e por consequência eu e minha família também seremos.

Por último lembro que o Pentecostes, geralmente, diria que sempre, acontece em comunidade, e como é mais saboroso viver entre irmãos incendiados pelo mesmo Santo Fogo que você. Construamos comunidades de famílias santas e consagradas.

Bom é isso, para mim essas dicas parece que estão dando certo, para vários santos que conheço elas foram fundamentais. O Alexandre está pensativo. E você que tal ser íntimo do Senhor e viver entre irmãos de fé?

 

LEIA MAIS:

A raiz profunda e madura permanece

Procuro-me!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.