Qual a necessidade para existir um carisma?

Um Carisma só nasce se houver uma necessidade real e específica, que ainda não pôde ser atendida pela Santa Igreja, a Senhora de todos os carismas.

Tendo quem necessite, Deus dá seus pulos e provê para esta necessidade, se não fosse assim Cristo seria um mentiroso quando diz: “eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (Jo 10,10).

Carisma dos Profetas

É só pensar no carisma do nosso baluarte Elias. Naquela época o povo estava deixando de adorar a Deus e o culto a Baal cada vez crescia mais. Havia uma necessidade real, fazer com que o povo de Deus retornasse a Aliança com o Altíssimo e vencesse a idolatria para com falsos deuses.

Deus levanta o carisma em Elias, que proclama impetuosamente que só há um Deus de Israel e restituiu a aliança do povo com Deus.

Com Moisés foi a mesma coisa, o povo do Egito estava sendo oprimido pelo Faraó e Deus levanta Moisés com seu carisma para libertar Aquele povo daquela realidade e os conduzir para a Terra Prometida.

Conosco não é diferente. Deus levanta a Comunidade de Aliança Cristo Libertador para atender as necessidades de escravidão humana, e conduzir os seus filhos através de Sua palavra a reconhecerem Ele como A verdade, e assim torna-los livres.

Parece complicado, mas não é. É simples, precisamos permanecer na Palavra de Deus e assumir ela como verdade de nossas vidas, assim seremos livres.

O nosso principal campo de missão é dentro das Fundações CASA, é essa realidade que o Senhor viu uma necessidade que precisava ser atendida e levantou um povo para isso, esse povo somos nós.

Missa realizada na Fundação CASA com a presença do Cardeal Dom Odilo

 É por amor

Jesus não deseja que nenhum de seus filhos se percam, e move o que for para alcança-los, Ele prometeu que estaria conosco, Ele é amor e deseja nos amar, e dentro de um carisma esse amor atua principalmente no serviço para com os irmãos

“Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos” (Mt 20,28).

Um Carisma autêntico, gera filhos que se amam através do serviço.

Não adianta falarmos que somos Cristo Libertador se não amamos nossos irmãos de Comunidade e os encarcerados dentro dos presídios, são esses que formam nosso povo!

Cada preso é para nós a meta do nosso carisma, precisamos amá-los primeiro, e depois todos aqueles que são filhos desse carisma.

Isso se estende a todos os outros carismas que se levantam. Por exemplo, um consagrado que se diz franciscano, mas não ama os pobres, é mentiroso e não vive o seu carisma. Pois, esse carisma nasceu para amar o Cristo através dos pobres.

Não somos melhores

E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento (Mc 2,17).

Uma coisa que posso dizer com toda propriedade é que Deus não nos chamou porque somos melhores.

NÃO somos uma releitura de nada, como eu já acreditei que éramos. NÃO somos uma resposta ao fracasso anterior, como eu já acreditei que éramos. NÃO somos a salvação da Igreja, como eu já acreditei que éramos. Não somos os bonzões, não somos! Groselhas, e mais groselhas, frutos de imaturidade, soberba, ignorância, desobediência e muita, mas muita idolatria.

 Hoje eu sei o que somos.

Somos os primeiros doentes, que o médico Jesus pôde salvar, e que Ele convida a se juntar a Ele para ajudar a salvar todos que estão presos. Isso se não atrapalharmos mais que ajudarmos.

(Aliás, Espírito Santo contamos contigo para sermos ajuda e não empecilho, pode queimar-nos se for preciso!)

Deus nos colocou em comunidade, para que em comum unidade consigamos nos amar, nos ajudar, e então possamos ser a resposta providencial para este tempo, conforme São João Paulo II tanto disse que éramos.

Somos a resposta para uma situação nova e que se faz urgente.

Sabe de uma coisa meus filhos? Jesus quer que dentro das cadeias hajam novos Dimas, que reconhecem Ele como o Salvador e alcançam sua salvação. Ele quer que saiam santos de lá, acredite! Foi Ele mesmo que nos disse e vamos doar toda nossa vida para que isso aconteça.

E ainda que surjam santos de lá, nenhum mérito será nosso. Estaremos fazendo mais do que nossa obrigação. Estaremos apenas sendo Igreja e todo o mérito é para o nosso Libertador, o primeiro que nos salvou.

Um consagrado em nossa comunidade, aliás, em qualquer comunidade deve ser assim, e lutar dia após dia para ser mais e mais servo e amoroso.

O carisma mostra quem sou

Na especificidade do carisma Cristo Libertador aprendi o que sou, e o melhor o que Deus deseja que eu seja.

Sou um homem que deve lutar diariamente contra sua idolatria, desobediência, soberba e ignorância. Lutando para ser um com o Sagrado, e ajudando minha esposa e filhas, a um dia também serem um com o sagrado.

Foi assim com Elias. Com Faustina. Com Luzia e com Paulo, esses que são nossos baluartes e os primeiros consagrados do nosso carisma. Não seria diferente comigo e com você.

Não sei se você se identifica com isso que escrevo aqui, mas se enquanto você lia, parecia que estava falando de sua vida. Talvez você seja Cristo Libertador.

Se quando falamos de idolatria, soberba, desobediência você se vê presos ainda nessas mazelas. Talvez você só sirva quem você ama, e Deus te chama amar quem a sociedade esqueceu. Eu também nunca pensei em amar aqueles que se encontram presos.

Caso você esteja em alguma dessas condições, te digo que o carisma Cristo Libertador talvez seja o que irá te salvar e transformar sua vida.

Só não esquece, que o Cristo Libertador, antes de ressuscitar, passou pelo longo suplício da Cruz. Cruz e Cristo, são sinônimos de libertação.

Se aqui for o teu lugar de libertação, ou se você acha que pode ser, é só chegar, podemos te ajudar a discernir isso!

Teremos o nosso encontro vocacional, Horeb.

Esse encontro será em Minas Gerais, em Alpinópolis, mas sairemos de ônibus de São Paulo. O Monte das Oliveiras é muito importante para nós, lá foi o começo de tudo.

Se você deseja fazer esse retiro, faça sua inscrição: https://cristolibertador.com/horeb

 

Leia mais sobre nossa Comunidade:

ELIAS, nosso primeiro amigo íntimo https://blog.cristolibertador.com/elias-nosso-primeiro-amigo-intimo/