Somos terra boa! E por isso Satanás nos atazana!

Estamos firmes na caminhada, lutando ferozmente, para que a terra do nosso coração seja boa, e não rasa, pedregosa ou espinhenta. E é por essa razão, graças a esta luta que Satanás faz de tudo para semear seu joio em nós. Afinal, nem joio é semeado em terreno ruim, onde não há chance de grandes colheitas de trigo.

 

As parábolas da terra

Semanas atrás, na liturgia da palavra, tivemos a sequência de parábolas contadas pelo nosso Senhor, a respeito do cuidado com a terra de nosso interior.

A primeira delas é a conhecida parábola do semeador (Mt 13,1-9) cuja a reflexão central é sobre de que terra é constituído nosso coração, nosso interior.

Na explicação desta parábola aos seus discípulos (Mt 13,18-23), Jesus deixa claríssimo o que qualifica cada tipo de solo. Solo raso que é facilmente saqueado por Satanás, solo pedregoso que sendo de momento, até gera brotos, mas as perseguições e sofrimentos da vida os destroem.

Solo cheio de plantas espinhentas que são os corações, que até acolhem a palavra, mas logo as sufocam por conta das vãs preocupações egoístas deste mundo. Por fim o solo top, o que dá frutos em abundância.

O Senhor falava ao meu coração, que apesar das dificuldades e lutas diárias, eu e você que temos buscado a santidade, somos esse solo bom. Cem, cinquenta ou trinta, temos frutificado, e por mais que alguns destes frutos não sejam vistos amadurecer e serem consumidos, eles existem e estão por aí.

 

A prova do solo bom, é o joio

Na sequência das parábolas daquela mesma semana, tivemos a do joio e do trigo, que crescem simultaneamente em determinada plantação (Mt 13,24-30).

A explicação desta parábola, dada pelo nosso Senhor está um pouquinho mais para frente nas sagradas escrituras (Mt 13,36-44). Não vou repeti-la aqui, caso queira dê uma lida em sua Bíblia.

O Inimigo de Deus, Satanás semeia maldade no mundo, através de pessoas que nasceram com o solo do coração bom, mas se corromperam. Se transformaram em solos inférteis, estéreis, cederam as tentações demoníacas. Esses já são dele, já não comungam do amor de Deus, apesar de Deus ainda os sustentar e amar.

O Demônio, então, segue buscando novos solos para estragar, semeando o joio do pecado, para assim destruir as plantações de trigo santas. A ideia dele é esterilizar esta terra para atingir a Deus e impedir a fertilidade do céu. Claro que ele nunca será bem sucedido, mas segue tentando e infelizmente tem conseguido levar almas consigo pro inferno.

Portanto, precisamos abrir os olhos e nos preparar. Se o inimigo de Deus tem te tentado, resista e se alegre pois você é solo bom, e o Bom semeador vai te sustentar.

 

Hora de ceifar o joio

Para tal colheita ser bem sucedida, três instrumentos são necessários para que você não queime o trigo ao invés do joio.

Se conheça. Todos nós somos seres de história, e que precisam se conhecer, para que consigamos entender traumas, reconhecer pecados e virtudes, necessidades e sonhos. Autoconhecimento é o caminho seguro para encontrar o Deus vivo que escolheu habitar em cada um de nós.

Lute até o sangue contra o pecado (Hb 12,4). O joio é o pecado, e com ele não tem conversa, é ceifar e fogo nele. Comece eliminando os pecados mortais de sua vida, passe aos veniais, e com a ajuda da graça de Deus, até seus pensamentos serão purificados.

Progrida nas virtudes que possui, e adquira novas. Com esforço e persistência, mas assim como na luta contra o pecado, através de muita oração, você conseguirá atingir graus sobre-humanos de virtuosidade, chegando até a perfeição de uma vida Santa. Creia, é possível.

Com isso, Satanás pode e vai tentar semear joio em você, talvez ele até consiga alguma coisa, mas na hora certa a graça de Deus, através de seu Santo Espírito, irá te auxiliar e purificar seu solo, mantendo o bom e frutífero. Não desista, não há competição entre Deus e o diabo, Deus é Deus. e o diabo é só criatura, como nós. A nós cabe zelarmos como podemos pelo trigo da Santidade, na certeza de que somos solo Bom, campo de vida e de muita fertilidade.

Não tem sido tentado? Acorde, pode ser que você já tenha se corrompido e se tornado solo ruim. Volte ao começo, pois Deus te ama e deseja sua santidade.

 

LEIA MAIS: 

Como romper as profundas raízes do pecado?

TENHA ACESSO À OUTROS TEXTOS.