Que nota você dá para sua fé?

Como ficaria a sua fé se todo mundo que você conhecesse não acreditasse mais em Deus?

Como ficaria a sua fé se todos começassem adorar outro Deus que achou a cura do COVID 19, por exemplo?

E se você sendo o único a acreditar em Deus não tivesse acesso a vacina, nem a comida?

Agora imagina que você tem um resto de comida em casa e um mendigo passa pedindo ela, por estar com fome. Qual seria sua resposta?

Como ficaria sua fé se seu filho morresse? Ou seu pai? Sua mãe?

Como ficaria sua fé se tudo isso estivesse acontecesse e para ajudar o governo começasse a te processar e te perseguir por acreditar em Deus?

Essa realidade está no meio de nós

Como estaria sua fé? É simples de imaginar, imagine como estaria sua oração?

Ou estaríamos nesse momento tão preocupados com tudo que não oraríamos mais?

Com todos esses questionamentos e olhando com muita verdade para seu coração, de 0 a 10, como está sua fé?

Sendo bem honesta com vocês, quando olhei para minha vida, foi difícil dar uma nota acima de 3. Infelizmente.

Tudo isso que eu falei para vocês acontece e está acontecendo, basta abrirmos nossos olhos.

Na bíblia podemos ver tudo isso acontecendo com o profeta Elias, se você desejar pode ler a partir de 1 Rs 17.

Elias passa por todas essas situações, de desesperança, idolatria, abandono de Deus, fome, perseguição.

A fé de Elias

Para você que não conhece a história de Elias, vou te dar um breve resumo para também vermos na vida dele uma resposta de fé.

Elias vive em uma época de profunda idolatria, ao seu redor parecia que não tinha mais ninguém que acreditasse em Deus, tanto que ele mesmo fala:

“Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me”. 1 Rs 19, 10

Claro que ele não era o único que ainda acreditava em Deus, e Deus o responde falando “Abaixa a bola Elias, ainda tem outros que me adoram”. Mas Elias fala isso, pois ao seu redor parecia que ninguém mais acreditava em Deus.

Na época, o rei Acabe e sua esposa Jezabel começam propagar adoração a Baal, pois Baal também era conhecido como o deus da chuva, e por interesse defende a fé em Baal.

Aqui tem a primeira lição para nós, se não tivermos fé no Deus único e verdadeiro, com certeza colocaremos a nossa fé em falsos deuses por interesse.

A perseguição e fome de Elias

Uma grande seca assola a terra, Elias passa por momentos de dificuldades, se sente sozinho, com fome, sede, cansado. E mais uma vez responde com fé e continua sua missão, Deus o alimenta, o sustenta.

Elias vai até Sarepta e lá encontra a casa de uma viúva que tem apenas um resto de farinha e óleo, daria apenas para uma refeição, ela e o filho comeriam e esperariam a morte. Elias chega e pede que ela dê essa comida para ele. Imagina você no lugar dessa mulher, qual seria sua resposta?

Ela dá a comida para Elias e essa comida se multiplica, de maneira que nunca mais falta.

Tudo isso está acontecendo, e de repente o filho dessa viúva morre. Elias responde com fé, e reza por esse menino e ele ressuscita.

A fé na morte

Eu não sei você, pode até parecer estranho, mas muitas vezes eu fico imaginando como eu me comportaria no velório das pessoas que eu mais amo?

Como eu ficaria se me ligassem falando que meus pais morreram? Eu imagino como seria, se eu ia ser aquelas pessoas que grita pedindo pra Deus levar junto, ou como ficaria?

Nesse momento de reflexão uso para meditar como está minha fé diante de uma situação de morte. A maioria de nós não consegue nem imaginar isso, e isso mostra o quanto nossa fé é pequena. Pois Deus nos promete uma vida eterna.

Também, nos preocupamos tanto com a morte biológica, mas não nos preocupamos com a morte espiritual dos nossos? Quantos de nós estão morrendo espiritualmente e isso nos levará para uma morte eterna? Essa deve ser nossa maior preocupação!

A oração de Elias

Se for para medir a fé de Elias pela sua oração, podemos dar nota 10. No Monte Carmelo Elias reza e cai fogo do céu.

A sua fé é grande o suficiente para enquanto você reza cai fogo do céu?

No meio de tudo isso que estava acontecendo, Elias reza com vontade e fé, de maneira que cai fogo do céu em resposta da sua oração.

A nossa oração está sendo com vontade? Ou só rezo quando já estou de pijama, morrendo de sono e deitado na cama? Claro que dessa forma não cairá fogo do céu.

Elias não estava deitado no Carmelo, Ele estava de pé. A oração é o exercício de nossa fé, se a nossa oração é tíbia, morna, com certeza a nossa fé também é.

O Monte Carmelo não é um único lugar, o Monte Carmelo é o lugar onde se levanta Homens que desejam ser profetas como Elias, com vontade e fé, e rezam, assim o fogo do céu cai. Esse lugar pode ser sua casa, seu trabalho, seu quarto, a igreja que você frequenta.

A falsa fé

Enquanto Elias dava uma resposta de fé, podemos ver nessas mesmas situações respostas contrárias a fé em Deus, na verdade são fé em outras coisas inferiores e que na maioria dos casos se torna idolatria.

No nosso dia a dia, muitas vezes são essas práticas que se sobressaem:

Fé de situação: eu só tenho fé quando a situação é favorável, quando toda minha família acredita em Deus, quando o grupo que eu participo é do “fogo”, quando meu convívio é cheio de pessoas que acreditam em Deus. E se surgisse uma dificuldade, se seu marido parasse de acreditar em Deus, como ficaria?

Fé de interesse: Nessa época, se pregava um culto a Baal, que era conhecido também como o Deus da chuva, com o interesse na fertilidade na época de suas plantações, parecia mais vantajoso adorar esse Deus.

E qual Deus está sendo mais vantajoso adorarmos hoje? Quantas vezes colocamos fé em nós mesmos por nos considerarmos o nosso próprio deus? Fé no serviço pela segurança financeira? Na família por si só… e por aí vai.

Fé na bonança: aquela fé que só se dá quando está tudo bem. Quando a vida financeira está estável. Geralmente essa pessoa quando está passando uma dificuldade financeira desestabiliza sua vida espiritual.

Fé na vida terrena: a pessoa que não acredita na vida eterna, não consegue falar sobre a morte, não sabe lidar com essa realidade.

A fé que salva

“E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal.

Mc 5, 34”

Diversas vezes no evangelho Jesus diz que a fé salva.

Sabe por que a fé salva? Porque ela gera conversão!

Fé não gera conforto, conveniência, comodismo, ela gera conversão e é por isso que salva.

Se só está gerando conveniências para nós, pode ter certeza, que ela não é fé de verdade.

A fé nos educa, entendendo que se Deus fizer, Ele é Deus, se Ele não fizer, Ele é Deus. Se Ele me curar, é Deus, mas se não, continuará sendo Deus. Nesses momentos, ele me formará a ter uma fé no Deus verdadeiro e não apenas na situação, isso gerará conversão em meu coração, me fazendo santa e me levando para o céu.

O prêmio da salvação

A fé gerará conversão em nosso coração e poderemos assim ser mais do que curados, ser salvos.

É pouco desejarmos apenas que Deus cure de nossas doenças, nos dê um emprego, ou qualquer coisa terrena e passageira. Ele pode nos dar tudo isso, claro. Mas pode nos dar muito mais, pode nos dar o céu.

Isso é o que São Paulo testemunha nessa passagem para nós, esse homem ressignificou a sua vida em Jesus Cristo, deixando as suas falsas fé e idolatrias para trás e se convertendo.

Ele diz nessa passagem que não está perfeito ainda, está lutando e essa luta também é nossa meus irmãos, esse é o caminho:

“Mas tudo isso, que para mim eram vantagens, considerei perda por Cristo. Na verdade, julgo como perda todas as coisas, em comparação com este bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor.

Por ele tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo e estar com ele. Não com minha justiça, que vem da Lei, mas com a justiça que se obtém pela fé em Cristo, a justiça que vem de Deus pela fé. Anseio pelo conhecimento de Cristo e do poder de sua Ressurreição, pela participação em seus sofrimentos, tornando-me semelhante a ele na morte, com a esperança de conseguir a ressurreição dentre os mortos. Não pretendo dizer que já alcancei (esta meta) e que cheguei à perfeição. Não. Mas eu me empenho em conquistá-la, uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo. 13.Consciente de não tê-la ainda conquistado, só procuro isto: pres­cindindo do passado e atirando-me ao que resta para a frente, persigo o alvo, rumo ao prêmio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cristo.”

Filipenses 3, 7 – 14

Esse texto foi inspiração de uma pregação que fizemos para uma missão na Inglaterra, se desejar assistir na íntegra, acesse:

Inscreva-se no nosso canal do Youtube e veja todos os vídeos!