O sexo de Adão e Eva e a vergonha

Será que na época de Adão e Eva já tinha sexo?

Desde a minha época da escola, falar de sexo era sinônimo de vergonha, aquela conversa em meio a risos.

Quando falamos ainda, da época da minha vó, o assunto sexo era praticamente proibido e vergonhoso, e isso só nos mostra e ratifica o quanto o sexo está em um lugar errado.

Não devemos ter vergonha de sexo

Quando Deus criou Adão e Eva, não havia o sentimento de vergonha neles. E aqui já quero te dizer uma coisa, Adão e Eva transavam.

Não, o sexo não veio só depois do pecado original, inclusive isso é uma grande heresia. O sexo tem que sair do lugar de ser fruto de pecado, o sexo é fruto de graça e amor de Deus.

Santo Agostinho diz que aqueles que defendem que só existe sexo e geração por causa do pecado, simplesmente tornam o pecado a origem de tantos santos. (Livro A Cidade de Deus, Livro XIV)

Já, São Tomás diz que o sexo antes do pecado original, era ainda muito melhor do que conhecemos hoje. Tinha muito mais prazer, e de fato, é lógico, em tudo aquilo que não há pecado, é MUITO melhor, há mais sensibilidade, integridade, tudo.

Estavam nus

Em dado momento, Adão e Eva se veem nus e sentem vergonha, o que aconteceu?

“Então abriram-se os olhos dos dois e perceberam que estavam nus, entrelaçaram folhas de figueira e se cingiram” (Gn 3, 7).

O que aconteceu aqui é que essa nudez não é retratada de maneira apenas física, é além disso, uma nudez espiritual e existencial. Adão e Eva viviam nus diante de Deus e diante de si em plena comunhão com Deus, porém rebelaram-se contra Ele, e essa nudez que era natural, se torna motivo de vergonha.

“É muito provável que Adão e Eva, em vez de estar nus em nosso sentido do termo, refletiram em seus corpos um esplendor de luz, que veio da graça justificante original da alma. Como resultado, percebe-se menos o corpo quando uma pessoa carrega a Imagem Divina” Três para Casar – Fulton Sheen

Não foi culpa do sexo

Não foi por culpa do sexo que eles sentiram vergonha, pois, como nossa Igreja nos ensina, eles praticavam o ato sexual antes do pecado existir.

Essa vergonha primeiramente surgiu por conta da perda da graça. Essa vergonha está associada à culpa, eles tinham perdido a plena união com Deus, que os visitava todo dia no jardim.

Essa vergonha se iniciou na rebelião contra Deus, o rompimento entre o Homem e Deus, causou uma perturbação entre a alma e o corpo, foi nesse momento que começamos desassociar o sexo como algo vivido integralmente, e não apenas corporalmente. O sexo é um ato de corpo e alma, mas com essa perturbação entre alma e corpo, a relação de sexo também foi perturbada.

A vergonha é expressão dessa ruptura quando entra o pecado original no mundo, e como gesto imediato Adão e Eva se envergonham de seus corpos nus, mas mais do que isso, estavam envergonhados de sua alma.

A vergonha por conta da desobediência

Santo Agostinho também afirma que a vergonha está associada à desobediência.

O que podemos refletir que quando há obediência perfeita a Deus, que era o que tinha antes de nossos primeiros pais comerem o fruto, não há vergonha. Pois, essa obediência já nos liga condicionalmente à Deus.

Quando homens e mulheres possuem relação sexual sem obedecer a Deus, provavelmente haverá essa vergonha em seu ser, que será manifestada de alguma forma, seja na relação com o outro, seja na relação com Deus, na relação com a sociedade.

Já, pais casados por um sacramento que vivem sua vida em obediência por amor a Cristo, provavelmente sentem entre si uma extinção quase completa do sentimento de vergonha, justamente por causa de sua obediência ao Espírito, como diz Fulton Sheen. Aqui, eles estão fazendo o que deveriam fazer desde o princípio, então tudo é mais leve, tranquilo, em paz, e até, mais prazeroso.

Para esses, a obediência torna o sexo um lugar de encontro de amor, de amor com Deus e com seu conjugue.

O sexo está ligado a religião

O sexo além de tudo é um mistério.

“Há poucos atos mais misteriosos do que a união de dois seres humanos em uma só carne, segue-se que deve haver uma tendência por parte do homem e da mulher de se velar  e esconder dos outros quando vão desempenham esse ato que, na ordem sobrenatural, simboliza o mistério o mistério de Cristo com a Igreja, e que na ordem natural são cooperadores de Deus.” Fulton Sheen

Essa vergonha aqui relacionada está mais ligada a reverência. Homem e mulher são chamados pelo sexo para participarem do poder criativo de Deus, que cria a partir deles, mais uma nova criatura. Por estar ligado à criatividade e Deus é a fonte de toda criatividade, tudo vem Dele, o sexo está ligado a religião.

Por isso, que naturalmente associamos casamento a uma cerimônia religiosa. Isso vem se perdendo, e muitos estão desassociando casamento com religião, por conta que estão rompendo a ligação de sexo e mistério de suas vidas, com isso, vivem na vergonha e não na reverência.

O sexo é lugar dos livres

Com tudo isso, o que podemos dizer, é que o sexo deve ser o lugar dos livres. Livre-se das culpas, da desobediência e lá podemos nos unir ao mistério de Deus como de nenhuma outra forma.

Precisamos colocar o sexo no lugar certo, ele não é o pecado. Por isso, não devemos ter vergonha diante dele, precisamos sim reverenciar esse ato com a obediência e a busca de amar a Deus também no ato conjugal.

Precisamos colocar o sexo no lugar certo, de estar aberto à vida e gerar filhos santos para o céu. E assim, ser testemunha para esse mundo do amor de Deus manifestado no meio de nós.

Assista também nosso vídeo no Youtube falando sobre o assunto:

Leia mais sobre sexualidade e liberdade:

O espírito de rotina que destrói 

A renovação do matrimônio pelo sexo

Referência:

Livro: Três para Casar – Fulton Sheen

 

Inscreva-se no nosso canal do Youtube e veja todos os vídeos!