O Sepulcro estava organizado!

Jesus Cristo Ressuscitou, aleluia!

O cumprimento da profecia em Cristo é o da sentido a toda a nossa fé. A ressurreição é o que coroa Jesus como o Salvador. Após um julgamento injusto, horas e horas de tortura e a entrega do seu espírito no madeiro da cruz, Jesus desce a mansão dos mortos e abre as portas do céu para que eu e você pudéssemos adentrar também.

A Ressurreição

Ao refletir sobre esse mistério, uma coisa me chamou atenção e gostaria de partilhar com vocês a palavra de João 20, 4-7:

“Os dois corriam, mas o outro discípulo foi mais rápido que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro. Ele se curvou e olhou para dentro, viu as faixas de linho ali, mas não entrou. A seguir, Simão Pedro, que vinha atrás dele, chegou, entrou no sepulcro e viu as faixas de linho, bem como o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus. Ele estava dobrado à parte, separado das faixas de linho.”

Diversas são as lições que podemos encontrar nesse trecho bíblico, mas fique atento a ultima parte: “Ele(lenço) estava dobrado à parte, separado das faixas de linho.” Em minha ousadia as vezes penso que Jesus já tinha passado por muitas dificuldades e que ressuscitar e já o suficiente. Ai vem a questão, Ele não só ressuscitou, como também organizou o sepulcro para os que ali iriam entrar.

Deixem vossas imaginações fluírem comigo: Jesus estava na Cruz, exausto, morre. Deve ter entrado em um sono profundo com uma batalha épica entre o bem e o mal, na maior missão de todos os tempos, salvar a humanidade. Então, acorda, abre os olhos, está dentro de um tumulo, se levanta para anunciar a boa nova, que a profecia se cumpriu. Mas antes de mudar o mundo ele foi lá e … arrumou seu próprio leito.

Imite o Cristo!

Pois bem, um cristão é aquele que imita o cristo na crucificação e na ressureição. Quer ser um imitador do Cristo? Primeiro santifique você e depois vá em missão para evangelizar a toda criatura. Ah, mas antes, arrume a sua cama.

Podemos todos concordar que para ser um bom evangelizador é preciso viver o evangelho primeiro. Arrumar a sua cama significa ser a testemunha do evangelho dentro da sua casa. Mas ai vai a pergunta de 1 milhão de reais: “Quais são os frutos do seu encontro com Cristo?”

Quais são os frutos?

Só acreditar nele não é o suficiente para ser uma testemunha. É preciso converter também a sua maneira de agir. O que observo bastante no cotidiano são pessoas que possuem tipos de comportamentos e ao conhecerem a Cristo apenas migram a forma praticarem aquelas atitudes para o ambiente religioso.

Pessoas que eram controladoras em suas vidas, conhecem a Cristo e se tornam os fiscalizadores de rituais na Igreja. De uma certa forma continuam a controlar as questões ao redor, tirando a alegria da comunidade porque exageram no zelo com os rituais, ou então além que controlarem seus movimentos querem também gerenciar a vida alheia.  Essas pessoas cansam aos que o rodeiam e não deixam Deus inspirar novidades em suas vidas. O arrumar a cama nesse exemplo é aprender a dar o controle de sua vida a ação do Espírito Santo.

Ou também, pessoas que são carentes de afeto, entram em grupos religiosos em busca de amizades ou de carinho. Para evitar a solidão se jogam em diversas atividades e fazem muitas coisas para receber a atenção não veio de sua casa. Um coração carente sufoca as pessoas. Servir com pessoas carentes de atenção é desgastante. Arrumar a sua cama é entregar suas necessidades e faltas a Deus e não as pessoas.

Mais um exemplo porque nunca é demais. Se você tem um conflito com algum dos seus genitores e não resolve esse conflito internamente, todo a sua postura de obediência será comprometida perante um serviço. Como pode alguém que se sentiu rejeitado pelo pai durante grande parte de sua vida receber ordens de um Padre? Arrumar a sua cama é deixar com que Jesus te ajude a perdoar os que te feriram. Um coração rancoroso não consegue ser morada do Senhor.

Santifique-se!

Antes de ser um bom servo para Deus, um enviado da Boa Nova é preciso ser um bom ser humano. É necessário martirizar as suas próprias vontades, dominar vossas paixões. É preciso arrumar sua cama, seu leito, sua morada interna.

Passe pelo processo de santificação do seu ser, convide Jesus e o Espírito Santo para te acompanhar nessa jornada. Tenha desejo de ser melhor, abdique das anestesias (Vícios geralmente são como anestesias. Vou falar mais sobre isso no próximo texto). Aprenda a esperar.

Antes de receber o envio, precisa passar pelo treinamento. Aceite esse tempo! Limpe o seu quarto, reduza os entulhos, organize seu armário e arrume a sua cama.

Oração

Oremos:

“Oh Senhor, eu te convido a entrar em minha morada. Com seu amor me ajude a identificar e organizar o que é preciso para que você possa fluir em meu ser. Desejo gerar frutos do meu encontro contigo e que os primeiros a serem alimentados sejam a minha família. Amém!”

#DicaFormativa

Se você está com muitas dificuldades para essa jornada, procure orientadores espirituais, psicólogos ou terapeutas para que te ajudem. Pedir ajuda não é vergonhoso!