Arte e Cultura, Eu Sou Cultura

Escolha (de) Fighter

By

Já ouviu a expressão “de boas intenções o inferno está cheio”? Pois é, ela faz sentido! Não basta uma boa intenção para se ter bons resultados, é preciso que a boa intenção nos conduza a uma BOA ESCOLHA, senão de nada serve, a não ser para nos dar uma passagem só de ida para visitar o capiroto.

A história de Breaking Bad é desenrolada através da boa intenção de Walter White (protagonista da série) que descobre um câncer no pulmão e sabe que as chances de sobreviver existem mas não são tão altas.

Sendo casado e tendo dois filhos, o mais velho com algumas deficiências e a mais nova é apenas um bebê, ele precisa dar um jeito de garantir algum sustento para a família depois de sua partida.

Saindo da ficção e partindo para a vida real, há pouco terminei de ler um livro chamado “A Lição Final” de Randy Pausch. Randy era professor universitário, casado e tinha três filhos quando foi diagnosticado com câncer no pâncreas em 2006.

Os tratamentos não surtiram efeito e os médicos lhe deram pouco tempo de vida, por volta de seis meses. Então ele também tinha que garantir o sustento da família e surge nele o desejo de deixar para os filhos alguns elementos que os façam lembrar-se dele quando crescerem e perceberem o quanto eram amados pelo pai.

Qual a sua escolha?

Walter é professor de química e decide aplicar seus conhecimentos na área para fabricar e vender metanfetamina (droga popular nos EUA). Randy era professor de ciência da Computação, mas muito sábio no quesito vida e escolhe por palestrar na universidade, escrever um livro e executar algumas outras ações para alcançar seu objetivo.

Não é preciso muito para perceber que as duas situações eram críticas, que existiam duas boas intenções, mas que no final, só uma escolha foi de fato boa.

A mesma oportunidade de escolha se repete em nossas vidas quando estamos diante de situações cruciais ou até mesmo bobas.

Como temos escolhido nessas ocasiões? O mais fácil? O mais rápido? Ou de fato, o que é correto?

A verdade liberta!

Ao passo que Walter busca fazer tudo escondido, inclusive da família, ele vai se afundando em mentiras seguidas que só trazem para ele problemas. Além de lidar com o mundo do crime, ele tem que fingir que tudo está bem dentro de casa, e claro, sua relação com a esposa e o filho vai se desgastando.

As mentiras param de se sustentar e ele acaba tão preso a elas que não consegue parar de mentir. Randy por outro lado, escreveu um capítulo chamado “A verdade liberta” no qual conta como teve que expor a doença e “provar” estar doente mostrando as marcas das cirurgias para ser liberado ao ser abordado por um policial.

Esse é apenas um exemplo, mas todo mundo sabe como as mentiras, por menores que sejam, só conduzem ao aprisionamento.

Escolha = Consequências

A colheita é sua, a colheita é minha e a gente só colhe o que planta (hoje eu to cheio dos ditados). Nenhuma escolha termina em si, cada escolha com certeza levará a uma consequência.

Não pretendo dar spoiler (quando a série tem mais de 10 anos é considerado spoiler?), mas é de se imaginar que a história de Breaking Bad não termina bem, né?

A história de Randy Pausch também não tem um final feliz, pois o câncer vence a batalha, mas tem um legado sensacional, mas falaremos disso no próximo post que será só sobre o livro.

Escolha, mas escolha bem. Escolha o bem. Escolha o bom. Só Deus é bom. Só escolhas em Deus são escolhas boas.

Tamo junto, Deus abençoe suas escolhas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram access token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Click here to troubleshoot