É Fogo

A importância do orientador espiritual

By

Quantas pessoas você conhece que após um tempo, às vezes longos anos, abandonaram a caminhada? Saíram da Igreja, saíram da comunidade, saíram do mistério.

Não necessariamente com essa saída se jogam a uma vida desregrada, mas escolhem se desvincular desses lugares.

Confesso que não consigo compreender isso, talvez por eu ser nova de caminhada ainda, estou a 5 anos caminhando sério e querendo ser Santa, mas é que eu não imagino essa possibilidade em minha vida.

Muitos já saíram

Nesses 5 anos já vi muitos saírem, da minha própria comunidade e de lugares que acompanho. Vi pregadores renomados largarem o ministério e trocar a igreja por baladas. Vi músicos, que eram ministros de Deus, largando tudo.

E como isso entristece meu coração. Em busca de uma “felicidade” muitos saem, mas toda felicidade que nós procuramos não está em sair à procura, está em permanecer na palavra, em Deus, no ministério.

Sem orientação não há permanência

Em meio a tudo isso, comecei a perceber que a falta de orientação espiritual faz com que muitos abandonem o ministério.

Conversava com meu fundador sobre isso, e ele me dizia que o demônio nos seduz e precisamos ficar ligeiros a tudo, porque muitos ficam cegos e nesse momento de cegueira não escutam mais ninguém.

De fato, isso acontece. Mas a importância da orientação é para evitar a cegueira, ela precisa vir antes e não depois.

Sabe por que?

Nós estamos imersos em nossas vidas, então muitas vezes não conseguimos perceber aonde o demônio está atuando e nos seduzindo, e acredite, ele vem com aparência ingênua.

Se seguirmos nossa caminhada sem orientação espiritual frequente, dificilmente conseguiremos discernir a atuação do demônio em nossa vida. E é aí que nos tornamos cego,s e mesmo que outros falem, parecerá que nada do que é falado tem sentido para você.

E mais, você terá um sentimento que não é compreendido.

Autoridade Espiritual

O orientador tem autoridade espiritual sobre a nossa vida, ele tem um olhar de fora e uma conexão com Deus para nos guiar.

Ele não está envolvido em nossa realidade de vida, com nossos sentimentos e paixões, então pode discernir de maneira mais pura.

Quando ele te orientar a algo, isso é lei. Obedeça mesmo que não faça sentido no momento.

(É claro que vale lembrar que seu orientador precisa ser uma pessoa que escute a Deus e que busque a santidade, para não dar ruim aqui).

O mesmo vale com os seus superiores, seu fundador, o padre, o bispo. Eles possuem essa mesma autoridade.

Não conseguimos permanecer só

Meu filho, não ache que você pode caminhar sozinho, pois esse ensinamento não é novo.

Pedro passou por isso também, depois que Jesus morreu, Pedro por um tempo ficou cego e voltou a sua vida de antes, foi ser pescador. E seu orientador, o próprio Cristo, vai atrás dele para lembrá-lo de sua missão, seu chamado, sua essência. (Você pode ler em Jo 21, 1-25)

Com Santa Faustina foi a mesma coisa, foi com ela inclusive que aprendi a importância de um orientador espiritual. Apesar de ter alcançado a santidade, Faustina quis desistir muitas vezes, quis sair da congregação, achava que não deveria mais pintar a imagem de Jesus Misericordioso e que não deveria dar andamento na promoção da misericórdia por todo o mundo.

Mas essa mulher tinha um relacionamento frequente, verdadeiro e assíduo com seu orientador, e ele foi quem disse muitas vezes para ela continuar e mostrou coisas que ela não enxergava.

“É uma grande graça de Deus ter um diretor espiritual. Sinto agora que eu não saberia caminhar sozinha na vida espiritual. Grandioso é o poder do sacerdote. Dou graças a Deus sem cessar, por ter-me dado um diretor espiritual!” (Diário de Santa Faustina, número 721).

Sem orientação não dá

Sem orientação Pedro não teria continuado sua missão de consolidar a fundação da Igreja.

Sem orientação Santa Faustina não teria promovido a misericórdia em toda sua vida e não teríamos essa graça maravilhosa.

Sem orientação, eu te digo, eu não estaria aqui.

Sem orientação eu nem caminharia para ser consagrada hoje e não seria a mulher que sou e busco ser.

E você? Você já tem um orientador espiritual sério e que te leve a ser mais santo?

Qual foi a última vez que você se orientou?

Você escuta seus superiores?

Se a resposta foi não para todos, cuidado, pode ser que o demônio esteja bem perto de te seduzir para que te afaste de Deus, ou até já seduziu.

O demônio não quer que você se oriente

O demônio não queria que Pedro continuasse, pois ele não queria a Igreja.

O demônio não queria que Faustina continuasse, porque ele não queria que recebêssemos as graças da misericórdia.

O demônio também não quer que você continue, pois, sua vida pode fazer coisas grandiosas como esses também fizeram. Sua vocação pode salvar muitos. Sua vocação te deixa perto de Deus e faz mais santo e ele não quer isso.

E por isso, ele não quer que você escute seus superiores, não quer que você vá na orientação com frequência.

O Senhor fala isso para mim e pra você hoje:

“Sede sensatos e vigilantes. O Diabo, vosso inimigo, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem devorar.”

1 Pedro 5, 8

Relacionar-se com pessoas ricas te deixa mais rico

Quando foi a última vez que você rezou pelo seu namorado(a)?

Inscreva-se no nosso canal do Youtube e veja todos os vídeos!

1 Comment

  1. Avatar
    Silvana

    Muito bom texto
    Gi acho que não importa o tempo que cada um está na igreja , o importante é o que vc falou permanecer , porque muitas vezes estamos mas mesmo assim não permanecemos.
    Já estou na igreja já fazem uns 18 anos , mas a cinco permaneço , e com certeza o orientador foi muito importante para essa permanecia , sempre me ajudando a enchergar o caminho a seguir, as decisões a tomar , muitos puxões de orelhas , mas que foram de grade valia para meu crescimento e minha busca pela santidade , sou muito grata a Deus pela vida do meu orientador Padre Bruno que sempre me acolheu e me direcionou cada vez mais a Deus , e a meu fundador Guilherme Maggio que por muitas vezes também também me orientou .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.