Me consumindo de amor

Queridos irmãos é com grande alegria que celebramos esse novo tempo, Cristo Ressuscitou Aleluia, Aleluia. Tempo que O Amor se consumou por nós e podemos nos consumir por Ele.

 

O Mistério da Paixão

Mergulhar no mistério da paixão é como mergulhar em um profundo oceano de amor e misericórdia de Deus, onde não encontramos um fim.

Mistério esse que veio acender em nossos corações a luz da esperança, a luz de uma vida toda nova em Cristo Jesus.

A oferta e a consumação de Jesus por amor a nós se findam na abertura das portas dos céus.

Nós que jazíamos em meio as trevas, nos encontrávamos mortos pelos nossos pecados, pelo medo, pela angústia e pela insegurança somos remidos pelo sangue derramado no madeiro e libertos das cadeias do pecado.

O Cristo Libertador deu sua vida para que nós tenhamos vida e vida em abundância.

 

Eis a luz de Cristo

A celebração da vigília pascal é riquíssima tanto liturgicamente quanto nos seus símbolos, mas esse ano saltou aos meus olhos de uma maneira diferente um sinal que é um dos grandes   protagonistas dessa celebração, o Círio Pascal, uma grande vela que representa a luz de Cristo.

Vela essa que se consumirá durante todo o tempo pascal e nas ocasiões especiais como batismo e missa de sétimo dia, por exemplo.

Se formos parar para pensar na vela agora como matéria, vejamos que ela traz consigo duas potencialidades principais que são: a de iluminar e aquecer.

Agora vamos trazer essas potencialidades para o campo espiritual e imaginarmos que ambas caraterísticas são ativas.

 

Iluminar as trevas

Poderíamos dizer que iluminar na realidade espiritual se daria através da propagação da boa nova, evangelizar, levar a luz da verdade onde há trevas.

No evangelho de Mateus (Mt 5, 13 -14) o Senhor nos diz que somos sal da terra e luz do mundo, veja Ele não disse que devemos ser, Ele disse que somos!

Então uma vez que o meu coração foi acesso por essa luz da verdade, através do meu batismo, eu sou um portador dessa luz.

Logo, quando eu chegar em todo ou qualquer lugar que esteja padecendo na escuridão essa luz precisa brilhar, porém não para julgar e apontar os pecados dos outros, mas sim para anunciar a boa notícia, que a pessoa tem uma possibilidade sim de sair desse cenário de trevas e de ser esse(a) portador(a) da luz também.

Ser luz no mundo é ser esse arauto do evangelho e iluminar os que jazem nas trevas, levar a Verdade, esperança e o amor aos cativos, oprimidos e pagãos.

 

Aquecer os Corações

Como disse Paulo aos romanos (Rm 12, 15) “alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram”.

Já nessa potencialidade de aquecer podemos refletir mais sobre as nossas relações no trabalho, família e na vida comunitária.

Para ajudar a identificar se você tem ou não essa potencialidade se observe e veja se você é uma pessoa sensível a dor do outro, e se você consegue identificar quando uma das pessoas do seu ciclo de amizade ou até mesmo da sua família, está passando por um momento de desolação.

O Cristo Libertador é esse que aqueceu, aquece e aquecerá todas as vezes os nossos corações com todo amor, compaixão e misericórdia.

Nós como cristãos buscamos nos assemelhar a Jesus e sermos outros cristos aqui nessa terra, para isso eu preciso escolher em me consumir pelo outro, preciso desejar crucificar de uma vez por todas os meus pecados e verdadeiramente assumir o meu posto nessa batalha que estamos travando.

Então, para aquecer os corações nós precisamos ser sensíveis as dores do nosso próximo.

Vamos usar um exemplo mais concreto, a vela para nos atingir em sua potencialidade de iluminar e aquecer, precisa estar perto de nós, só assim ela conseguirá transmitir o calor do fogo e assim nos aquecer.

 

Aquecidos pela Luz de Cristo

Vivemos em uma sociedade onde as pessoas se esbarram e mal olham uma para cara da outra.

Corações endurecidos e congelados pelo egoísmo.

Precisamos então ser essas velas que se consomem por amor ao Cristo através do nosso próximo, e buscar viver com mais veemência tudo o que prego e falo.

Chegou o tempo de pregar o evangelho com a vida, de iluminar todas as realidades de trevas e de aquecer os corações endurecidos pelo pecado começando pelo meu e pelo seu.

É o momento propício para deixarmos o Cristo Libertador nos moldar como Ele quer e deseja.

A consumação de Cristo se deu através de uma oferta gratuita por amor a nós.

O pecado original e os nossos pecados aqui nessa terra fizeram com que houvesse um distanciamento entre o criador e a criatura.

Cristo então é esse sinal que se consome por inteiro nessa terra. Que traz a luz da verdade onde as trevas da mentira jaziam há muito tempo. Ele é esse sinal escatológico de que essa vida terrena é passageira, e que existe um paraíso onde Ele criou e sonhou para que nós vivamos por toda a eternidade.

O preço do paraíso é a sua consumação nessa terra por amor ao Cristo.

 

Livres para iluminar e aquecer

A morte de Cristo foi pelos nossos pecados para sermos livres de toda iniquidade e concupiscência. E não foi um preço barato, mas sim altíssimo, foi pago pelo seu preciosíssimo sangue.

Não podemos ser mais como velas dentro das gavetas que se auto preservam, tenhamos essa coragem e audácia dada por Cristo de sermos esses sinais da verdade e propagadores dessa luz para iluminar e aquecer onde o Senhor nos designar.

Meus irmãos, desejemos então querer amar mais a Deus, nos encarcerados, nos esquecidos, nos que padecem no pecado.

Tendo a certeza de que nós já fomos alcançados por essa luz e aquecidos pela misericórdia de Deus, correspondamos então a esse apelo de Deus para amarmos e nos consumirmos por amor a Ele.

 

Reze com essa Música: