Como escutar a voz de Deus!

Muitas pessoas me procuram para aconselhamento, orientação e direção espiritual, e grande parte delas revelam a seguinte inquietação: “Eu não escuto a Deus! Não sei como escutá-lo. Acho que nunca o escutei.”

Talvez essas também sejam angústias de seu coração querido leitor. Mas os dias de lamúrias acabaram. Na manhã de sexta feira Santa, o Senhor me revelou a verdade sobre o assunto.

A Verdade Liberta

“Quem é da verdade escuta a minha voz” (Jo 18,37).

Taí! Para bom entendedor um versículo basta. Lendo a Paixão de nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o Evangelista e Apóstolo João, essa frase que escutei tantas vezes, me atingiu como um raio.

Foi como se eu tivesse por alguns instantes trocado de lugar com Pôncio Pilatos, e ouvisse essa pedrada dos lábios Santos do Mestre.

Imediatamente fiz memória de algumas vezes em que me senti sozinho e desamparado pelo Senhor Jesus, e percebi que a maioria das vezes não o escutei porque estava na mentira.

O Diabo, pai da Mentira, semeia a fantasia e a ilusão para que o presente não seja aproveitado de maneira real. Com isso destrói a imaginação que inviabilizará um futuro santo e promissor, e por fim produz o esquecimento, para que nem mesmo as boas memórias sejam acessadas, e possam no trazer de volta a vida.

Deus fala sempre!

Não há como alguém nunca ter escutado a Deus, afinal Deus é o Verbo, e fala sempre. Todas as vezes que através da própria consciência tomamos uma decisão que preza pelo bem, pelo bom, e pelo verdadeiro, podemos afirmar ter escutado a voz de Deus.

Não é possível que não tenhamos memória de nenhum bom conselho de nosso país, avós, tios talvez, amigos, professores, padres ou outras autoridades de nossas vidas.

O fato é que precisamos ter consciência das vezes que Deus falou e eu consegui escutar. Talvez tenha sido uma simples profecia, com cara de babação de ovo de uma tia sua – nossa que menino inteligente, acho que será um grande homem!

 

A consciência da voz de Deus

Com repertório consciente em mãos, com olhar atento à realidade, mesmo que seja dura, e com uma imaginação purificada apontada para o que é são, me responda: Você já escutou a Deus? O que Ele disse? Quais profecias Ele proferiu sobre seu futuro?

Se nosso Deus é a Verdade, podemos afirmar que a Verdade é a mãe de todas as virtudes e inimiga número um de todos os vícios. Fomos criados com o anseio pela Verdade, e ainda que através do pecado original, algo em nós tenha sido danificado, nos inclinando para a mentira, este defeito é corrigido pelo sangue do cordeiro.

Só precisamos buscar ser íntimos da Verdade. Sairmos das mentiras em que estamos chafurdados. Ilusões que só eu acredito e que tento sustentar. Onde a Verdade chega meus irmãos acaba-se a surdez, a cegueira, a paralisia, a lepra.

Agora, “se você não quer ouvir a verdade, ninguém poderá dize-la a você” (A Paixão de Cristo – Mel Gibson).

 

LEIA MAIS: