Blog, É Fogo

Alabastro, a oportunidade de Judas

By

 Desde ontem (terça-feira santa), estamos ouvindo no Evangelho a traição de Judas.

O apóstolo traidor, que teve seu fim enforcado em frente da sua vida velha, no desespero e sem procurar a misericórdia de Deus.

Logo na terça-feira pela manhã pensava “Judas não nasceu para ser traidor, não era esse o sonho de Deus para ele”. Então, fiquei curiosa em descobrir o significado do seu nome.

Significado do nome Judas

Judas significa “abençoado”, “louvor a Deus”, exaltação a Deus”.

De fato, Judas não nasceu para ser um traidor, em seu nome que já carrega parte de sua missão, já nos mostra para o que ele foi chamado. Nós podemos ver essa missão sendo cumprida em outro apóstolo que carrega o mesmo nome que o seu, São Judas Tadeus.

Judas, assim como todos os outros apóstolos, pode ver de perto inúmeros milagres, estar com Jesus em momentos privados, nem mesmo narrados no Evangelho, comer com o mestre. Também, ele pode ser enviado em missão, e pode curar muitos, expulsar demônios, propagar a Palavra de Deus.

Porém, o final de Judas não foi como dos outros apóstolos, suas escolhas o levaram à morte eterna ao invés do martírio que levou todos os outros à vida eterna.

Alabastro foi uma oportunidade

Um dos momentos que Judas testemunhou foi a unção em Betânia, que vimos no evangelho na segunda-feira, Maria que ungiu os pés do Senhor.
Aqui, ele tinha diante dele a oportunidade de honrar o significado do seu nome e exaltar a Deus, admirar o louvor daquela mulher. Mas, pelo contrário, ele se escandalizou com a atitude e até mesmo discordou.

Ouso a dizer que a traição de Judas já tinha começado aqui. Ele perdeu oportunidade de exaltar a Deus pela oferta daquela mulher, o que foi que ele exaltou com a sua palavra? Apenas o dinheiro. Deus já não era o objeto de exaltação primeiro.

A traição começa na negação

A traição começou na negação da sua própria essência sonhada e colocada por Deus. Judas não significa “traidor”, significa “exaltação a Deus”.

Ou seja, toda vez que nós negamos aquilo que nascemos para ser, a nossa traição a Jesus já começou. Pode ser que ainda não tenha se concretizado, mas caminharemos muito mais para traí-lo do que para amá-lo.

Preciso fazer essa reflexão pessoal. Pensar em meu nome, eu estou vivendo o que ele significa, ou não? Estou vivendo o sonho de Deus para minha vida?

Podemos usar a mesma reflexão com Pedro, seu nome significa “pedra, rocha”. Desde a primeira vez que Jesus disse que iria para Jerusalém, ele já disse que era melhor não ir. Jesus, nessa ocasião, o chama de Satanás.

Depois, nega Jesus 3 vezes em meio ao desespero diante da Paixão de Cristo. Nas duas ocasiões ele não foi aquilo que deveria ser: pedra firme, rocha.

Quanto vale a vida do seu Senhor?

Judas pediu 30 moedas de pratas para trair Jesus. Maria Madalena, derrama um vaso de alabastro com o nardo mais puro, que equivalia na época, 300 denários aproximadamente. Um denário era uma moeda de prata e valia um dia de trabalho.

Judas = 30 moedas de prata.

Maria = 300 denários.

Agora, dá para entender o porquê Judas se escandaliza tanto.

Poderíamos fazer diversas alusões, Maria derramou um ano inteiro de trabalho nos pés de Jesus, testemunhando que diante dela estava quem era mais valioso, quem ela queria doar sua vida por completo.

Judas, traiu por um mês de trabalho. Se ele trabalhasse apenas 1 mês, teria o dinheiro que ele ganhou por trair.

E para mim, quanto vale a vida do Senhor?

Quantos horas do meu dia? Quantos planos e planejamentos? Quanto trabalho? Quanta disposição?

Aqui temos dois exemplos, daquela que demonstrou tanto amor, e daquele que que traiu com um beijo no rosto.

Os dois podiam ser sinais de amor, mas só um deles foi de fato.

 

Se você deseja contribuir com as obras de evangelização de nossa comunidade, seja amigo de nossa obra.

Leia mais:

Alabastro, o depósito da vida

Giovana Belini, escritora do texto, agraciada por Deus, apóstola, pregadora, feliz por viver sua vocação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.