Nesta longa caminhada para a santidade, sabemos que não podemos desperdiçar tempo e nem errar o alvo. O caminho de aprofundamento na palavra, no autoconhecimento e na espiritualidade são fundamentais para que tais práticas sejam eficazes em suas realizações.
Precisamos urgentemente vencer os nossos pecados, não temos mais tempo para tentarmos possibilidades, precisamos ser certeiros e lutarmos violentamente.
Em meio a tanta riqueza que nossa Santa Igreja nos proporciona existem dois caminhos que nos ajudam efetivamente no nosso processo de purificação e disciplina de nosso corpo para a nossa santidade, e que foram testemunhados por diversos santos.
A mortificação e a penitência são estes dois caminhos.
Esses dois caminhos são bem conhecidos e vividos no tempo da quaresma, e para muitos só neste tempo há uma maior dedicação nestas práticas. Mas deixa eu te falar uma coisa meu irmão, a quaresma se atualiza diariamente, se dedique à reflexão e a conversão espiritual, que através de oração, jejum e retidão nos ajuda a meditarmos os 40 dias passados por Jesus no deserto, e os sofrimentos que ele suportou na cruz, além de nos levar para um caminho mais profundo e maduro diariamente. Já viveu sua quaresma hoje? A sua paixão pode estar batendo a porta e existem dois caminhos. Lutou ou se entregou?
Você sabia?
Você sabia que a mortificação nos educa e a penitência nos purifica.
A mortificação e a penitência não são para que nos sintamos fracos e doentes, mas sim práticas espirituais para nos encontrarmos com Deus.
A mortificação educa
A mortificação não significa dar morte ao corpo, mas sim ao pecado.
Essa prática se dá diariamente em exercícios eficazes que agem diretamente no nosso corpo e no espírito, pois luta contra: as próprias fragilidades, o individualismo, a vontade de poder, o costume da acomodação e de fuga do compromisso, a coisificação das pessoas e das relações humanas, o consumismo, a imagem distorcida de Deus. Enfim, contra tudo aquilo que é típico de uma existência humana pecaminosa.
É ter uma vida disciplinada para não desperdiçar a graça de Deus.
A penitência que purifica
A penitência se inicia no arrependimento.
O que há de mais belo e profundo em ouvir sobre nós “eu te absolvo de teus pecados”, as palavras que aquele que age na “pessoa de Cristo” nos diz:
“Deus, Pai de misericórdia, que, pela morte e ressurreição de seu Filho, reconciliou o mundo consigo e enviou o Espírito Santo
para remissão dos pecados, te conceda, pelo ministério da Igreja, o perdão e a paz. E eu te absolvo dos teus pecados,
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.”
Essas palavras são como nova ponte construída para um novo caminho, uma gota do oceano da misericórdia, água que fecunda o nosso deserto, o abraço acolhedor, O sangue do Cordeiro que nos lava e nos dá novas vestes.
Depois destas profundas palavras ditas pela pessoa daquele que age na “pessoa de Cristo” se inicia um caminho virtuoso penitente que nos purifica. Um caminho de alegria e aceitação ao carregarmos a cruz que nos é oferecida no nosso dia-a-dia “Aquele que quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me!” Mt 16, 24
“É dor interior, aborrecimento do pecado cometido, com o propósito de não voltar a pecar” descrição dada pelo concílio de Trento
É necessário neste caminho penitente um arrependimento interior, consciência do erro e do estrago a ser reparado que nos impulsiona a lutar e fugir de todas as ocasiões de pecado.
Todo o sentido da penitência é alcançar melhor a vivência do Cristo em nossa vida.
Pensando rapidamente e racionalmente se a penitência é o caminho de purificação e este é o caminho que se dá após seu arrependimento/confissão… isso quer dizer que temos muito do que nos arrependermos para nós purificarmos. Idolatrias, escravidões, adultérios, fornicações, fofoca, falso testemunho, curiosidades entre tantos outros.
Aproveitemos este tempo favorável de quaresma, de purificação, para trilharmos um itinerário espiritual profundo e eficaz para que se hoje morrêssemos teríamos a certeza de céu.
Precisamos ser cristãos mais disciplinados pelas mortificações e menos vulneráveis as impurezas.
Receba tuas novas vestes lavadas pelo Sangue do Cordeiro!