Elias e o Dom de ser Amigo
Arte e Cultura, Elias, Eu Sou Cultura

Santo Elias e o Dom da Amizade

By

Já ouviu alguma frase dizendo “tenho poucos amigos, mas os meus são os melhores” (ou algo do tipo hahaha)? Não é por coincidência que hoje, dia do amigo, também celebramos o dia de Santo Elias, um homem de poucos, mas bons amigos. Vamos falar de Elias e o Dom da amizade!

Elias inaugurou na história o que hoje nós chamamos de vida monástica. Impulsionado por Deus, ele experimentou o silêncio e a solidão. Mas isso não significa que as amizades não estavam presentes em sua vida.

Eu diria que Elias teve três amigos

Amigo de si mesmo

Em primeiro lugar, ele foi amigo de si mesmo. Estranho isso né? Mas o silêncio e a solidão levaram Elias à interiorização. Na interiorização, esse homem se conheceu e se reconciliou com a sua história, ele amadureceu. Nós só vamos conseguir nutrir boas amizades quando antes de tudo formos amigos de nós mesmos.

É muito difícil manter uma relação com uma pessoa imatura, a maturidade faz bem para si e torna o ambiente mais leve. Vale a pena investir nessa amizade.

Amigo de Deus

Depois, se conhecendo melhor, ele pode ter Deus como o seu grande amigo. A amizade com Deus foi intensa e marcada por uma grande característica, a sinceridade, nada ficava escondido nessa relação e por isso foi uma amizade de sucesso que se estendeu até a eternidade. Ser amigo de Deus e sincero com o Senhor, de fato, intensifica nossas vidas. Deus confiava em Elias, por isso o enviava à diversos lugares para realizar o que era preciso. Vale a pena investir nessa amizade.

Amigo de Eliseu

Então chegamos à terceira amizade de Elias: Eliseu. O herdeiro profético de Elias, antes de tudo foi amigo fiel. Eliseu representa na vida de Elias aquele amigo que nunca nos abandona, aquela pessoa que sabemos que podemos contar até o fim. É Eliseu quem diz várias vezes: “Tão certo quanto o Senhor vive e tu vives, não te deixarei” (2Rs 2, 2). Esses dois de fato devem ter se ensinado muito durante o tempo que passaram juntos, cada um trouxe sua experiência de vida, colocou na mesa e partilhou com o outro. Vale a pena investir nessa amizade.

Nosso amigo!

Elias teve três amigos, mas nós somos convidados a sermos o quarto amigo de Elias. Como?

Conhecendo sua história, o que cada momento da sua vida significou, aprendendo o significado do seu nome e tomando para nós as boas características e virtudes desse grande profeta que foi Santo Elias.

Na comunidade nós temos uma imagem de Elias que aponta para algo e nós sempre colocamos a Cruz na mira do seu dedo, pois Elias de fato aponta para nós a Cruz de Cristo, o caminho da salvação.

Quer melhor amigo do que os que te apontam a eternidade? Não é atoa que o Livro do Eclesiástico volta a falar de Elias e diz: “Felizes os que te viram e os que adormeceram na tua amizade” (Eclo 48, 11).

Quer saber mais sobre Elias?

Bíblia:
1Rs 17 – 19.
1Rs 21
2Rs 2

Livro:
“Elias, um homem de heroísmo e humildade” (Charles R. Swindoll)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.