É preciso ser humilhado para ser feliz!

“A humildade é uma virtude humilde. Ela até duvida que seja uma virtude! Quem se gaba da sua humildade mostra simplesmente que ela lhe falta” (FONTES, 1999, PÁG 109). É preciso ser humilhado para ser feliz!

A chave da felicidade

Hoje queria partilhar com vocês a chave para a felicidade, o caminho para o céu, a virtude que abre caminho para todas as outras virtudes.

Quem quer ser humilde? Mas, quem quer ser esquecido? Quem quer que as pessoas desconfiem de ti? Quem quer que seu trabalho seja deixado de lado?

O QUE TUDO ISSO TEM A VER COM HUMILDADE? NÃO MEU AMOR, TEM A VER COM HUMILHAÇÃO E HUMILHAÇÃO TEM TUDO A VER COM HUMILDADE. #FICAADICA

A humildade parece fácil e bem tranquila de ser vivida, afinal, a humildade caiu na boca do povo, tem até rapper e cantor de funk que se diz humilde, mas para ser humilde precisa ser humilhado e humilhação envolve tudo isso que falei para vocês aí em cima. Todos os santos viveram isso, e o Santo dos santos viveu.

Já que falamos dos santos, vamos falar dos santos de casa.

Profeta Elias

Quando recebemos Santo Elias, o profeta do antigo testamento como nosso baluarte, ficamos mega felizes e imaginamos que seria por sermos do fogo, destemidos e tal. Caímos do cavalo!

Elias foi um homem de muita ousadia e heroísmo, e que aprendeu na pele que a humildade é quem abre o caminho para a ação de Deus. O fato é: Elias se sentia, mas Deus através de algumas provas cheias de humilhação, colocou-o no lugar dele, e ele aceitou o Desafio.

Certa vez, Elias foi enviado para uma cidade chamada SAREPTA que significa cadinho, fornalha, fundição e advinha qual era o fogo que ia transformar Elias em um dos grandes nomes da história: a humilhação.

Pois é, para gente soberba, como nós somos, somente a humilhação nos ensinará a sermos humildes. Elias foi para a Sarepta e passou mais de um ano e meio comendo pão de farinha e azeite, morando em uma casa simples, com uma viúva e seu filho.

A batalha

Depois disso, foi para uma disputa e graças à sua intimidade com Deus, caiu fogo do céu, um show pirotécnico e de poder. Porém, depois do povo ter se dobrado, Elias foi perseguido por Jezabel e teve que fugir como um rato. Entrou em depressão e chegou a pedir a morte. Porém, Deus apareceu para ele através de um anjo e disse “vai filho, come, levante e vai que ainda tenho muito a fazer através de você”.

Ai é que chega o ápice, Elias diz: “Senhor sou o ÚNICO QUE SOBROU DOS PROFETAS!”. E Deus diz: “Querido, tem mais sete mil homens fiéis, iguais você em Israel, vai fazer o que te mandei e para de frescura, porque quem converte os corações sou eu”.

Pois é, viu que o bagulho é loco? Ah, mais esse foi somente Elias, você diz… E eu te digo: para! Isso é armadilha de Satanás, ouça só:

Santa Faustina e seu diário

Diz aí, Faustina:

“E novamente quero recomendar três coisas à alma que deseje decididamente buscar a santidade e dar fruto, ou seja, tirar proveito da confissão. A alma não tira o devido proveito do sacramento da confissão se não é humilde. O orgulho mantém a alma nas trevas. Ela não sabe e não quer penetrar devidamente ao fundo da sua miséria; esconde-se atrás de uma máscara evitando tudo que a possa curar”.

Apóstolo Paulo

Não está bom? Diz ai, Paulão:

Em II Cor. 10, 1 encontramos o apóstolo Paulo dizendo: “quando presente (…) sou humilde“. Em nenhuma ocasião Paulo se achava um bonitão ou um autossuficiente. Depois de sua conversão a Cristo, Paulo despiu-se de todo orgulho carnal e de todas vantagens que tinha em sua vida religiosa. Antes de aceitar Cristo, Paulo usufruía de muitas vantagens e prestígios em sua vida religiosa.

Isaías 53, 2-3: “Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens”.

Maturidade

Os santos viveram isso, pois foram maduros na fé e entenderam que era necessário. Um exemplo bobo, mas que retrata muito a realidade, é igual nossa alimentação, vamos supor que eu odeio comer verdura, mas se eu quero ser saudável preciso comer verdura entendendo que mais do que gosto, é necessário.

Eu amo Jesus, quero ser santa para estar no céu com ele, mas dói ser humilhado, eu tenho que entender que é necessário e buscar viver.

“Os humilhados serão exaltados”, lembra? Não se esqueça disso! E busquemos juntos ser santos de verdade.

Sabia que Santa Faustina quando era humilhada por alguém louvava a Deus pela pessoa que causou a humilhação? Já pensou só? Difícil né? Mas possível!

Oração

Por fim, quero terminar com uma oração que praticamos em todas as adorações da nossa comunidade:

LADAINHA DA HUMILDADE

Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus manso e humilde de coração: ouvi-nos.
Jesus manso e humilde de coração: atendei-nos.
Jesus manso e humilde de coração: fazei o nosso coração semelhante ao Vosso.

Do desejo de ser estimado, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser amado, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser procurado, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser louvado, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser honrado, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser preferido, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser consultado, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser aprovado, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser adulado, livrai-me, Jesus!

Do temor de ser humilhado, livrai-me, Jesus!
Do temor de ser desprezado, livrai-me, Jesus!
Do temor de ser rejeitado, livrai-me, Jesus!
Do temor de ser caluniado, livrai-me, Jesus!
Do temor de ser esquecido, livrai-me, Jesus!
Do temor de ser ridicularizado, livrai-me, Jesus!
Do temor de ser escarnecido, livrai-me, Jesus!
Do temor de ser injuriado, livrai-me, Jesus!

Que os outros sejam mais amados do que eu – Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!
Que os outros sejam mais estimados do que eu – Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!
Que os outros possam crescer na opinião do mundo e que eu possa diminuir – Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!
Que aos outros seja concedida mais confiança no seu trabalho e que eu seja deixado de lado – Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!
Que os outros sejam louvados e eu esquecido – Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!
Que os outros possam ser preferidos a mim em tudo – Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!
Que os outros possam ser mais santos do que eu, contanto que eu pelo menos me torne santo como puder – Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!

Ó Maria, Mãe dos humildes, rogai por nós!
São José, protetor das almas humildes, rogai por nós!
São Miguel, que fostes o primeiro a lutar contra o orgulho e o primeiro a abatê-lo, rogai por nós!
Ó justos todos, santificados a partir do espírito de humildade, rogai por nós!

ORAÇÃO: Ó Deus, que, por meio do ensinamento e do exemplo do Vosso Filho Jesus, apresentastes a humildade como chave que abre os tesouros da graça (cf. Tg 4,6) e como início de todas as outras virtudes – caminho certo para o Céu – concedei-nos, por intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, a mais humilde e mais santa de todas as criaturas, aceitar agradecendo todas as humilhações que a Vossa Divina Providência nos oferecer. Por N. S. J. C. que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.