A sede de Jesus na cruz e a gula

Aqui na comunidade estamos fazendo um caminho na quaresma para a conquista da nossa liberdade. Jesus, na Paixão, conquistou para nós a liberdade. Porém, muitas vezes ainda caímos no pecado e nos aprisionamos.

Para esse caminho, cada semana vamos meditar sobre um pecado capital que nos aprisiona, e hoje meditaremos sobre o pecado da GULA, a porta para muitos outros pecados.

A gula pode ser porta de pecados

Alguns Padres da Igreja da Antiguidade (Padres do deserto) defendem que a gula pode levar à luxúria. A luxúria à avareza, a avareza à ira, a ira à tristeza e a tristeza à acídia ou preguiça.

Dessa forma, a escada para os pecados se abre com a gula.

Gula > Luxúria > Avareza > Ira > Tristeza > Acídia > Vanglória > Orgulho

Se não domarmos a gula, ela irá nos dominar. Pois, esse pecado tem como seu principal aliado à nossa natureza. A natureza favorece cairmos nesse pecado, pois todo ser humano tem necessidade de comer e beber.

Atuação da gula

Podemos pecar pela gula de diversas maneiras, mas principalmente nessas 3 áreas:

  1. Comer antes da hora: aquela pessoa que não tem hora para comer. Come praticamente o dia inteiro. Confesso que eu era assim, e um dia tive uma formação aqui na comunidade e vi o quanto a gula estava me aprisionando dessa forma. Estando no serviço, passava o dia todo comendo. Não tinha hora para o café da manhã, almoço ou janta. Então, toda hora estava comendo uma coisinha, muitas vezes nem sentia fome nas horas das refeições.
  1. Comer muito: comer além do que é necessário para a sacies.
  2. Comer de modo muito caprichoso: comer sempre nos melhores restaurantes, fazer questão de comer somente as melhores coisas, as mais saborosas, e encontrar muito prazer naquilo. Aquela pessoa que ama ir em lugares tops e ainda posta no Instagram para deixar os outros com inveja.

A relação com a comida

A verdade é que a gula faz trocarmos coisas tão miseráveis no lugar de Jesus. Encontramos satisfação para um dia triste ou de TPM mais no chocolate, do que no sacrário.

Encontramos o alívio de um dia estressante de serviço na comida, em vez da oração.

Isso nada mais é do que escolher como senhor de nossas vidas, a própria comida. Quantas vezes, comidas foram objetos de idolatria em nossas vidas?

“Terá muitos senhores aquele que fizer de ser corpo seu senhor.” Filósofo Sêneca

Como combater

A virtude que precisa ser trabalhada para vencer a gula é da temperança, e nada melhor do que jejum para exercitarmos essa virtude.

Para isso, podemos praticar o jejum tirando uma refeição por dia.

Os consagrados e discípulos da  nossa comunidade já possuem a regra de jejuarem as quartas-feiras;

Podemos fazer mortificações de algo que gostamos muito: chocolate, refrigerante, café, tomar algo durante a refeição… Veja algo que você goste muito;

Podemos determinar horários para comer, e não comer nada fora desse horário;

Rezar antes e depois das refeições;

Priorizar comer aquilo que não se gosta (essa é uma boa mortificação);

Santa Faustina na quaresma, em todas as suas refeições meditava sobre Jesus que dizia que padecia de sede no calvário, e ela testemunha, que diante dessa situação, perdia até a fome.

Tenho sede

Enquanto satisfazemos nossos desejos, saciamos nossas vontades. Jesus passa cede na Cruz.

Jesus na sua vida reconheceu valor da comida e bebida, tanto que participou de festas e jantares. Multiplicou pães e peixes para dar de comer ao povo, dando um antegosto do seu próprio Corpo e Sangue que multiplicaria miraculosamente para nos dar de alimento espiritual.

Jesus jejuou, não porque a comida era ruim, mas porque era muito boa. Inclusive, nesses 40 dias estamos vivendo o tempo que Jesus está jejuando no deserto, e nos ensinando que mortificar nosso corpo faz com que o Espírito tenha mais forças e controle sobre a carne.

Podemos escolher molhar a boca de Jesus com água nesse tempo que ele se abdicou de tudo, e está com sede. Ou continuar deixando-o com sede.

Isso vai depender de nossas escolhas e esforços, toda vez que caímos no pecado da gula, atualizamos o sacrifício de Jesus, não nos compadecendo de sua sede.

Inscreva-se no nosso canal do Youtube e veja todos os vídeos!