A Lição Final

Um bom livro nos trará boas reflexões e eu as tirei de um livro que li recentemente, “A Lição Final”. Escrito de maneira simples, foi muito gostoso de ler. Eu aprendi muito a cada capitulo, mas escolhi quatro para falar sobre nesse texto.

Randy Pausch, autor do livro “A Lição Final”, escolheu falar sobre vida, sobre como viveu e como iria viver até à morte, quando depois de 2 anos de tratamentos ineficazes contra um câncer (na verdade 10 tumores) no fígado.

Nesse tempo de escrita, ele estava vivendo o que os médicos lhes disseram ser os seus últimos 6 meses de vida.

Cap. 3 – O Elefante na Sala

O livro começa falando da palestra de despedida que Randy fez, e bem no início da palestra ele fala sobre um ensinamento que recebeu do seu pai: “Se houver um elefante na sala, trate de apresentá-lo”. Claro que aqui ele estava falando sobre seu câncer e explicou ao público o mesmo que eu escrevi no começo do texto.

Mas eu quero adaptar essa frase para: “Se houver um elefante na sala, trate de reconhecê-lo”. Nós só conseguimos mudar algo, quando reconhecemos que está errado. Sabe aquele pecado que ficamos negando? Então, ele vai continuar sendo um elefante na sala enquanto não for reconhecido, apresentado (ao sacerdote e orientadores) para aí poder ser combatido.

O elefante está na sala e Jesus não merece ficar sentado num sofá todo espremido porque a gente não combate ele.

Cap. 14 – O Tio Holandês

Esse capitulo fala basicamente sobre humildade. Randy conta como era muito insolente na infância e início da vida adulta, por ser inteligente, às vezes mais do que os outros.

Um dia ele estava tão chato, que sua irmã se irritou e jogou sua lancheira na lama. Logo que li essa parte, me veio à mente: “Senhor, que “minha lancheira” seja jogada na lama sempre que o orgulho tomar conta de mim”. Tammy (a irmã) estava dando uma lição nele. A humilhação pode nos ensinar muito.

Vale a pena aceitá-la quando a Divina Providência nos oferecer momentos como esse.

“Um tio holandês” é uma expressão da língua inglesa para falar de alguém que está sendo franco. E foi através da franqueza de um professor seu que ele conseguiu perceber o quanto iria perder sendo orgulhoso. Sendo orgulhosos, nós não vamos perder apenas oportunidades na vida, mas vamos perder o céu. Que as humilhações nos ajudem a nos convertermos.

Cap. 48 – Diga a Verdade

“Se eu pudesse apresentar três palavras de conselho, estas seriam: Diga a verdade”. Se tivesse mais três palavras, acrescentaria: “o tempo todo”. Esse capítulo é um dos mais curtos do livro, tem uma página e meia, mas é tão bom que eu queria poder dar ctrl+c e ctrl+v. Mas resumindo, ele fala isso aqui:

Além de ser bom no âmbito moral, falar a verdade poupa tempo. Já percebeu como na vida a gente perde tempo tentando saber se algo é verdade ou não, ou como existe tanta burocracia, porque as muitas pessoas tentam mentir por aí para tirar vantagem?

Grande parte das pessoas mentem para conseguir o que querem de forma mais rápida, mas a longo prazo, acabam quebrando a cara. Acabam aprisionados.

“Muitas pessoas que mentiram acham que se livraram da mentira… Quando na verdade não conseguiram”. De fato, a mentira não é um bom investimento.

Cap. 61 – Os Sonhos Virão Até Você

Randy usa desse último capítulo para falar que o importante não é como fazemos para realizar os nossos sonhos, mas como vivemos a vida. Ele diz que se a vida for bem vivida, os sonhos serão realizados.

Nesse último parágrafo, eu digo que o importante não é como faremos para chegar ao céu, mas como vivemos a vida. Se a minha vida for bem vivida, se eu reconhecer e superar as minhas misérias, aceitar ser humilhado para me tornar humilde e andar no caminho da verdade, o Reino de Deus acontecerá para mim já na terra e eu, pela graça de Deus, alcançarei o céu.

Grande abraço, tamo junto!

Compre o livro: https://www.amazon.com.br/Li%C3%A7%C3%A3o-Final-Randy-Pausch/dp/8522009201

Assista à palestra de despedida: https://www.youtube.com/watch?v=TMt7BxllnCc