- Fala, galera! Hoje vamos partilhar aqui em nosso blog um tema que enfatiza e nos traz uma reflexão sobre a nossa vocação: quem é chamado a dar a vida?
Leia esse texto ouvindo – Abro as portas (Comunidade Shalom)
“Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo!”. Doravante serás pescador de homens”. Então, reconduzindo os barcos para a terra e deixando tudo, eles o seguiram” (Lucas 5, 10-11).
Uma oferta de vida
Deixar tudo para seguir Jesus? Só se for agora! Uma decisão que requer coragem, radicalidade e permanência na graça de Deus.
Mas quantas vezes nossos medos, inseguranças e incertezas nos roubam desse projeto de Deus?
Sabe aquela pessoa que resiste a esse chamado de DAR TUDO PELO TUDO, mas você percebe que na vida exterior dela existe uma grande inclinação em ofertar a vida para Deus, para Igreja e para os homens? Essa pessoa pode ser você!
Mas quando optamos em fazer nossas vontades e viver em nossas mentiras e ilusões, logo estamos nos afastando da graça de um projeto sonhado por Deus.
Entendamos, então, que ofertar a vida é abrir as portas do coração à vontade de Deus, é se lançar no oceano sem medo algum, pois existe a consciência de que é o próprio Cristo quem conduz o barco de sua existência.
Não devemos ter medo das tempestades da vida, mas sim permanecermos fiéis ao projeto de Deus.
Um chamado ao Apostolado
Ser apóstolo de Cristo é frutificar os dons e fazer novos discípulos para dar continuidade à missão de propagar a Boa Nova aos que necessitam da Palavra de Deus.
Somos chamados a sermos apóstolos de Cristo, mas antes é necessário sermos discípulos, ouvir, aprender, perguntar e viver o Evangelho, para que assim, depois de toda uma caminhada de amadurecimento e crescimento com o Cristo, sejamos, então, enviados como apóstolos dEle.
Em algumas vocações específicas, esse passo para o apostolado requer dar a vida e ofertar a Deus todos os sonhos.
Na minha vida eu guardei esse desejo de dar tudo por quatro anos. Demorou todo esse tempo por alguns motivos, tais como encontrar de fato o meu lugar, me conhecer para conhecer mais o Cristo e trabalhar os meus medos e desapego aos bens matériais.
Acredito que uma resposta de ofertar toda a vida não deve ser tomada por um impulso humano ou até mesmo uma influência de uma pessoa, mas sim pela influência do próprio Cristo que te chama pelo nome e diz: “És meu!”.
Não esqueça que o Deus que te chama para ofertar toda sua vida é um Deus maior que seus medos, suas inconstâncias e suas fraquezas. Portanto, apascente aqueles que o Senhor lhe confiar.
Não sei quanto tempo de discipulado você vai precisar viver para se tornar um apóstolo, mas nunca se esqueça disso: um discípulo pode não ser um apóstolo, mas um apóstolo nunca deixará de ser um discípulo.
Tenha coragem de responder a este apelo de Deus e dizer sim a esta voz que está te chamando.
Perder para ganhar
Santa Teresa de Jesus tem uma bela frase que diz:
“A grande bondade de Deus nunca falta a quem por Ele se decide a tudo deixar”.
Dia 15 de Julho de 2018 foi um marco na minha vida, dia onde eu disse sim ao Senhor para ofertar toda a minha vida, de ser sem ter e, hoje, tenho a graça de fazer essa nova experiência como Comunidade de Vida Cristo Libertador com meu fundador, sua família e mais três irmãos. Vejo grande bondade de Deus para comigo e com os meus irmãos nesse novo tempo.
Abra o seu coração para encontrar a verdadeira felicidade que está em Cristo Jesus.
Pensemos duas vezes antes de optarmos pelas alegrias passageiras deste mundo que não trazem felicidade alguma para nossas vidas. A alegria deste mundo passa, mas a felicidade que vem de Deus é permanente e fecunda em nossas vidas.
Deus te abençoe e que sua oferta dê muitos frutos para o Reino dos céus!
Isac Lima
Discípulo da CACL