Intimidade só se dá com confiança!

Para você, o que é intimidade? Como você sabe que você tem intimidade com alguém? O que precisa ter para ser íntimo? E para você, ter intimidade é importante?

É TEMPO DE INTIMIDADE

Muitas vezes nos falta intimidade nas relações. Somos próximos de milhares de pessoas e somos íntimos de poucas. E isso acaba refletindo na nossa relação com Deus.

A Igreja até está cheia de pessoas que se relacionam com Deus, mas poucas pessoas que são íntimas dEle, cheia de pessoas que acham que Deus está lá longe, lá no céu e poucas pessoas que vivem com Deus aqui.

Se você é uma dessas pessoas, já te digo: é tempo de ser íntimo de Deus.

INTIMIDADE É CONFIANÇA

Sem confiança não há intimidade! É só pensarmos nos nossos relacionamentos: eu me torno íntimo de alguém a ponto de contar as coisas mais íntimas da minha vida quando confio nela.

Confio que independente do que eu contar não serei julgado, rejeitado ou até mesmo, menos amado.

Com isso, podemos concluir que se não temos intimidade com Deus é porque confiamos pouco nEle.

E como podemos confiar em amigos? Maridos e esposas? Pais e filhos? E não confiamos em Deus?

A CONFIANÇA DE DEUS É PROVIDÊNCIA!

Quando Deus me confia algo, Ele me chama a fazer parte de algo dEle e, assim, me torno mais próxima dEle e consequentemente mais íntima.

O problema está em não conseguirmos confiar em tudo que Deus nos dá e o primeiro passo é entender que tudo é providência.

Deus nos quer santos e é para isso que Ele nos permite passar por alegrias, provações, sofrimentos, missões, exortações.

Com tudo isso, Jesus me deu uma amiga de presente e essa mulher me ensina a ser íntima dEle, pois ela me ensina a confiar nEle em tudo. Essa mulher é Santa Faustina.

Se você não conhece a vida dessa santa, nessa semana toda estamos falando dela, então, você pode saber mais nos vídeos aqui.

Essa mulher viveu uma vida de intimidade com Jesus, a ponto de vê-Lo, de ter experiências com Sua Paixão, de conversar com Ele.

Ela me mostra o que é confiar em Jesus em tudo, nos sofrimentos e alegrias, nas graças concedidas e nos desertos espirituais.

Ela viveu uma vida de sofrimentos físicos até sofrimentos espirituais. Ela sofria pelas almas do purgatório, pelos pecadores, pelos padres, por sua congregação, por sua própria alma.

Sofria por sua saúde que era muito debilitada e em tudo ela confiava em Jesus.

Também recebia muitas graças. Jesus costumava dizer a ela, que no coração dela Ele sentia tanto amor que aquele lugar era um lugar de descanso para Ele. Dizia que guardava graças especiais para ela e as entregava em oração.

E em tudo Faustina confiava. Lindo isso, né?

Essa confiança resultou em intimidade!

Impossível olhar para Santa Faustina sem olhar para Jesus Misericordioso.

Ela recebia tudo que Ele lhe dava e essa confiança fez dela uma mulher íntima de Jesus Cristo. Ela já não precisava ter medo do que Ele poderia dar para ela, não precisava ter medo de mostrar a verdade de sua alma para Ele com receio dEle amá-la menos, escolher outra pessoa em seu lugar.

DEUS É ÍNTIMO DE QUEM QUER SER SANTO

Se tudo que Deus confia para nós é providência para nos fazer santo, se Deus é o Todo Santo, É óbvio que Deus só é íntimo de quem quer ser santo.

Se você não é íntimo de Deus, algo está te faltando e provavelmente é o desejo de ser santo. Pois, se você deseja ser santo, com certeza você se esforçará para ter menos medo e confiar em Deus em tudo.

Então, sem mais delongas, quer ser íntimo de Jesus Cristo? Queira ser santo!

É assim com nossas amizades também. Naturalmente meus amigos íntimos gostam, pensam e desejam coisas parecidas que eu. Por que seria diferente com Jesus?

Ele é o Todo Santo, se em ti houver um desejo verdadeiro pela santidade, tenha fé e confie: você será uma pessoa íntima do Cristo.

O Papa Francisco falou disso em sua exortação sobre a santidade. Se desejar, confira aqui.

Oração

Senhor, ajude-nos a ter a graça de sermos íntimos de Ti!

Que todo o meu medo se transforme em confiança. Que meu coração esteja preparado para receber tudo que o Senhor me providenciar.

Desejo ser santo e, por isso, desejo ser íntimo de Ti!