Animais Fantásticos: As frases de Grindelwald e de Dumbledore

Não sou o maior potterhead do mundo, mas gosto da saga do Harry Potter (já assisti todos os filmes e li alguns livros) e tenho curtido bastante os filmes de Animais Fantásticos, série de filmes do mesmo universo. Para quem não está muito por dentro, agora em novembro estreou o segundo filme: Animais Fantásticos, os crimes de Grindelwald!

Mas o que um filme de magia e bruxaria pode ter a ver com Deus? Bom, a história não tem muito mesmo, mas personagens como Dumbledore e Grindelwad falam algumas frases muito marcantes e que renderiam vários textos.

Qual sua motivação?

Por exemplo, em certo Dumbledore está com Newt e diz: “Sabe por que eu te admiro, Newt? Você não está atrás de poder. Você simplesmente se pergunta se a coisa é certa”. A motivação de Newt é pelo certo, é pela verdade. E a nossa? O que te motiva? A busca por poder? A busca por prazeres? Você tem se perguntado se é a coisa certa a se fazer? Pergunte a si mesmo e ao Espírito Santo! Com certeza nossa vida será menos marcada pelos erros.

E a rejeição?

Mas não se engane, a busca pela verdade incomoda a muitos. A partir daí podem acontecer rejeições, demissões, desentendimentos e se mesmo assim você persistir na sua escolha, será uma prova de coragem. “A desaprovação dos covardes é um elogio para os corajosos” disse Grindelwald à Credence. E creio que se encaixa muito a nós!

Quando alguém nos crítica ou prejudica apenas porque tivemos coragem de seguir Jesus não é motivo de tristeza, mas é um elogio. Nessas situações, estamos no caminho certo.

E se hoje você está mais para covarde do quê para corajoso, se converta meu irmão, minha irmã! Existe um Deus doido por você querendo aliviar seus fardos. Ou até se você já tem uma caminhada, mas em alguns pontos tem caído e isso pesa na sua vida.

Até a confissão?

Dumbledore sabe exatamente qual conselho dar: “Me disseram que a confissão é um alívio. Tira um peso imenso”. A confissão, além do seu maior benefício que é conceder o perdão, nos concede uma limpeza de consciência e um alívio.

“Ah, mas eu não tenho jeito”.
“Ah, mas eu não consigo mais mudar”.
“Ah, mas eu já faço isso há muito tempo”.

Nunca é tarde…

Eu não lembro quem falou a última frase deste texto (tava anotando tudo enquanto assistia ao filme no cinema), mas é a mais profunda de todas essas: “Nunca é tarde demais para se libertar!”.

O que te prende só vai te prender até quando você permitir e ainda que já tenha se passado muito tempo, ainda há tempo. Enquanto há vida, há esperança!

Que Deus nos abençoe.

Mal feito feito. Nox.