Somos Igreja

Porque os católicos acendem velas?

By

Por Fabiana Passuelo
Vai acender uma vela por alguma intenção? Saiba porquê…

​A vela acesa é o símbolo da consumação, nada perto do sacrifício do Filho de Deus, Jesus Cristo crucificado, mas o ato de acender uma vela simboliza um sacrifício. Então quando compro ou ganho uma vela, ela passa a ser minha e ao acende-la ela é consumida em meu lugar. É neste momento que ofereço este sacrifício em alguma intenção ou agradecimento. Li que uma vela acesa a Deus Pai simboliza a adoração e a entrega total de quem a acende. Uma vela acesa a um santo tem o mesmo simbolismo, só que este sacrifício é oferecido a Deus por intermédio deste ou daquele santo. E nos dá uma segurança de que de alguma forma nossa intenção será ouvida e atendida.
Mas atenção, é preciso cautela, pois o exagero distorce o simbolismo e dá interpretação incorreta, por isso dê o valor correto ao acender uma vela, pois ela não substitui minhas orações.
A vela é um símbolo muito usado em nossa liturgia, em vários momentos, como: Batismo, Missas, Exposição ao Santíssimo e etc.
A vela é também o símbolo de Cristo, LUZ DO MUNDO, de acordo com as escrituras, onde podemos ler em vários trechos bíblicos, sendo eles:
(João 8, 12) Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”.
(João 9, 5) Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”.
(João 1, 4 – 5) Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.
(Isaías 9, 2) O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte, raiou uma luz.
​Busquemos a Luz do mundo, que nos traz clareza, nos tira da escuridão do pecado, permite que enxerguemos o caminho que devemos seguir, o caminho da salvação, onde não existe trevas e nem derrota, mas sim VIDA e VITÓRIA.

“Tua palavra é luz para o meu caminho
Tua palavra é lâmpada para os meus pés…”

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.