Palavra de Fundador

Missa – Posso me atrasar?

By

por Guilherme Maggio –

Atrasou, dançou!!!

A paz, povo de Deus! Quero partilhar com vocês uma inquietação de meu coração nesses dias!
Iniciei a faculdade de teologia, e todos os dias as 7hs é celebrada a missa no Campus, porém nesta semana devido ao trânsito ruim, não consegui chegar nenhum dia ante das 7:10hs! E ai a missa já estava quase na metade.
Minha dúvida, posso chegar atrasado na Santa Missa e Comungar?

Bom nossa Igreja responde esta pergunta, antes perguntando se estamos falando de missas dominicais e de preceito, ou de missas cotidianas;

MISSA DOMINICAIS E DIAS DE PRECEITO

Ir à missa aos domingos e dias de preceito é uma das obrigações mais básicas dos católicos (Código de Direito Canônico, cânon 1247).
O Catecismo, no n. 2042, explica que existe uma obrigação importante para o cristão católico: ouvir missa inteira aos domingos e demais festas de preceito. Este não é somente o terceiro mandamento da lei de Deus, mas também o primeiro preceito da Igreja.

É importante prestar atenção nestas palavras: “MISSA INTEIRA”. Devemos participar da missa completa aos domingos e festas de guarda. Falta a este mandamento também quem chega tarde à missa. E, se chega tarde, a missa não vale.
Se, além disso, a pessoa costuma regularmente chegar tarde à missa, isso significa despreocupação e ela comete o grave pecado da preguiça. Nestas circunstâncias, antes de comungar, a pessoa precisa se confessar.

Bom resumindo, AOS DOMINGOS, precisamos participar de uma missa inteira, e ai comungamos dentro desta totalidade!

MISSAS COTIDIANAS

É aqui que minha curiosidade se aplacou! “Antes tarde do que nunca”, diz o provérbio. Ou seja, mais vale chegar tarde à missa que não ir.” (presbíteros.com.br)

Ufa!!! É claro aqui, que nossa mãe igreja, nos educa da melhor maneira possível, e que devemos nos esforçar para SEMPRE, participar do MISTÉRIO COMPLETO DA SANTA MISSA, mas em missas cotidianas, quando o fiel está em estado de graça, ou seja, com confissão em dia, jejuando, praticando sua fé e buscando a santidade, ele pode comungar se chegar atrasado em casos esporádicos. Segundo o professor Felipe Aquino, não há documento da igreja que proíba a comunhão, caso cheguemos atrasados nestes casos. RESSALTO, sejamos honestos em acordar mais cedo, para chegar a tempo, é o que farei! Afinal, Deus se agrada de nosso sacrifício e esforço, e isso também é demonstração de fé, há um Deus que nada nos negou, e se esforça diariamente por nós! Façamos o mesmo por Ele!

Ah mais uma coisa, sempre é bem prudente e inteligente, falarmos com o padre, ou bispo da igreja que vamos frequentar diariamente, explicitando nossa situação, e dando satisfação caso os atrasos sejam recorrentes!

Termino com esta frase:

“A maneira mais apropriada de comungar é dentro da celebração, certamente, mas, quando se pede a comunhão fora da missa, por causa justa, o padre é obrigado a atender a petição (cânon 918)”

Fogo de Elias a todos e bora pra missa!