Palavra de Fundador

Missa – Posso me atrasar?

By

por Guilherme Maggio –

Atrasou, dançou!!!

A paz, povo de Deus! Quero partilhar com vocês uma inquietação de meu coração nesses dias!
Iniciei a faculdade de teologia, e todos os dias as 7hs é celebrada a missa no Campus, porém nesta semana devido ao trânsito ruim, não consegui chegar nenhum dia ante das 7:10hs! E ai a missa já estava quase na metade.
Minha dúvida, posso chegar atrasado na Santa Missa e Comungar?

Bom nossa Igreja responde esta pergunta, antes perguntando se estamos falando de missas dominicais e de preceito, ou de missas cotidianas;

MISSA DOMINICAIS E DIAS DE PRECEITO

Ir à missa aos domingos e dias de preceito é uma das obrigações mais básicas dos católicos (Código de Direito Canônico, cânon 1247).
O Catecismo, no n. 2042, explica que existe uma obrigação importante para o cristão católico: ouvir missa inteira aos domingos e demais festas de preceito. Este não é somente o terceiro mandamento da lei de Deus, mas também o primeiro preceito da Igreja.

É importante prestar atenção nestas palavras: “MISSA INTEIRA”. Devemos participar da missa completa aos domingos e festas de guarda. Falta a este mandamento também quem chega tarde à missa. E, se chega tarde, a missa não vale.
Se, além disso, a pessoa costuma regularmente chegar tarde à missa, isso significa despreocupação e ela comete o grave pecado da preguiça. Nestas circunstâncias, antes de comungar, a pessoa precisa se confessar.

Bom resumindo, AOS DOMINGOS, precisamos participar de uma missa inteira, e ai comungamos dentro desta totalidade!

MISSAS COTIDIANAS

É aqui que minha curiosidade se aplacou! “Antes tarde do que nunca”, diz o provérbio. Ou seja, mais vale chegar tarde à missa que não ir.” (presbíteros.com.br)

Ufa!!! É claro aqui, que nossa mãe igreja, nos educa da melhor maneira possível, e que devemos nos esforçar para SEMPRE, participar do MISTÉRIO COMPLETO DA SANTA MISSA, mas em missas cotidianas, quando o fiel está em estado de graça, ou seja, com confissão em dia, jejuando, praticando sua fé e buscando a santidade, ele pode comungar se chegar atrasado em casos esporádicos. Segundo o professor Felipe Aquino, não há documento da igreja que proíba a comunhão, caso cheguemos atrasados nestes casos. RESSALTO, sejamos honestos em acordar mais cedo, para chegar a tempo, é o que farei! Afinal, Deus se agrada de nosso sacrifício e esforço, e isso também é demonstração de fé, há um Deus que nada nos negou, e se esforça diariamente por nós! Façamos o mesmo por Ele!

Ah mais uma coisa, sempre é bem prudente e inteligente, falarmos com o padre, ou bispo da igreja que vamos frequentar diariamente, explicitando nossa situação, e dando satisfação caso os atrasos sejam recorrentes!

Termino com esta frase:

“A maneira mais apropriada de comungar é dentro da celebração, certamente, mas, quando se pede a comunhão fora da missa, por causa justa, o padre é obrigado a atender a petição (cânon 918)”

Fogo de Elias a todos e bora pra missa!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram access token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Click here to troubleshoot