Luther, o cair da noite

Para quem gosta de filmes de detetive com casos de seriais killers, Luther, o cair da noite é uma ótima pedida.

 

Sinopse

Quando o detetive John Luther (Elba) é chamado para investigar o caso de um jovem desaparecido misteriosamente, sua vida vira de cabeça para baixo: todos os seus deslizes na polícia veem à tona e ele acaba preso.

Sua colega de profissão, Odette Raine (Cynthia Erivo) assume a investigação e acabam encontrando não só o jovem desaparecido, como vários corpos, torturados e mortos, em uma mansão abandonada. O que parecia ser apenas um crime comum, ganha status elevado e Luther não vê outra saída a não ser fugir para tentar ele mesmo acabar com o assassino em série.

 

A arma de Satanás

A trama tenta ter um tom crítico sobre permissividade na internet, um mundo em que todos os monstros ganham cara e que o terror pode ser assistido anonimamente.

Mais do que isso: a mensagem central do assassino que conquista todas as suas vítimas na base da chantagem, é que existem segredos que o medo da descoberta é maior, até mesmo, que o da morte.

E aqui entra uma velha dica pouco divulgada no meio daqueles que lutam contra o pecado, e por consequência contra Satanás. Sendo o Diabo, o pai da mentira, assassino e ladrão por excelência, tudo que ele deseja é destruir-nos, filhos de Deus. E para isso ele usa e abusa da chantagem.

 

Desarme Satanás

Aqui em nossa comunidade aprendemos a duras penas, que para desarmar o capeta, além do sacramento da confissão, em primeiro lugar, devemos testemunhar nossas lutas, vitórias e derrotas, de modo que a vergonha não milite em nossas vidas a favor do inferno.

Isso mesmo irmãos, expor os erros e pecados para os que ama, para sua família, e para sua comunidade. Essa prática difícil, dolorida e muitas vezes humilhante destrona o coisa ruim, e deixa ele sem ação.

Quantas vítimas do serial killer do filme teriam sido poupadas se tivessem partilhado seus pecados com quem as amava? Claro que nem todos estão preparados para saber quem somos, e o que já fomos e somos capazes de fazer, mais o que vale mais do que a vida? Sempre existe alguém que possa nos ajudar a sair das enrascadas que nos metemos.

Se submeter aos olhares vigilantes de quem te ama, pode ser a saída da situação de escravidão que está te matando. Não tenha medo da humilhação nesta vida. Ela só te tornará mais humilde. Tenha medo da morte eterna, essa sim não tem saída. Vai por mim, não há nada mais vergonhoso do que um filho de Deus que aceita o inferno, ou simplesmente perde a vida toda, por viver na mentira, e sob chantagem de Satanás.

Fica a dica do filme, e da reflexão, para ser santo é necessário ter vergonha antes de pecar, após cair, a vergonha deve ser ignorada e precisamos buscar ajuda para voltarmos à liberdade.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Shazam- Seus pecados não desapareceram

Grandes poderes, grandes responsabilidades!