Palavra de Fundador

Leigo sim, largado não! Temos uma mãe!

By

por Guilherme Maggio –

A paz, amados e amadas, que nos acompanham! Não sei quanto a você, mas por vezes, eu me senti abandonado, em meio à situações, onde meu ministério, estava sendo contraposto por um padre, ou alguém mais velho na caminhada, com opinião adversa a minha, ou da coordenação de um dos grupos que já participei. Pra variar, como na sociedade civil, às vezes, achamos que a corda sempre vai estourar do lado mais fraco, e por isso recuamos, mesmo estando certos, sobre um ponto de vista! Vejam não estou falando de DESOBEDIÊNCIA, estou falando de direitos e deveres, que nós leigos, temos e devemos usufruir, afinal, foram criados para nós! Somos parte da Igreja de Cristo, e parte importantíssima, somos o povo que caminha!

O Código de Direito Canônico, (em latim Codex Iuris Canonici; CIC) é o conjunto ordenado das normas jurídicas, que regulam a organização da Igreja Católica Romana (de rito latino), a hierarquia do seu governo, os direitos e obrigações dos fiéis e o conjunto de sacramentos e sanções que se estabelecem pela contravenção das mesmas normas. Sendo mais direto, é tudo que podemos e não podemos fazer do ponto de vista jurídico!!! Leigos e Clero, são contemplados por este código. Óbvio que não vamos estudar todos os pontos aqui, mas para ciência geral, é neste documento que está escrito como, e quem pode batizar, como as novas comunidades devem se organizar, como os padres podem ser ordenados, e muitos outros assuntos.

Por exemplo, o batismo que é sempre polêmico… vejamos um dos parágrafos, ou melhor um dos cânons (como são chamados cada um dos itens que compõe o código):

Cân. 855 — Procurem os pais, os padrinhos e o pároco que não se imponham nomes alheios ao sentido cristão.

Pelo cânon, acima, até o nome do batizando, não pode ser qualquer um, isso para vermos o rigor e organização magnífica desse documento! A nossa Igreja é magnifica e protetora, não acham? Eu me apaixono a cada dia por ela! Ah o código está disponibilizado totalmente neste link: https://www.vatican.va/archive/cod-iuris-canonici/portuguese/codex-iuris-canonici_po.pdf . Só baixar!

Por fim, quero salientar que este é mais um documento de nossa igreja, que visa a fraternidade entre os irmãos, a santificação do povo (leigos e clérigos), e que quer por excelência, conduzir de maneira clara e justa nossa vida de fé, e de Igreja que somos! Aqui podemos nos amparar em momentos de angustias e perseguições! E mais do que isso, de posse do conhecimento e da liberdade que este documento nos traz, lutar para que a cada dia, nossa igreja seja sempre UNA, SANTA, CATÓLICA E APOSTÓLICA! Comunhão eis a palavra de ordem.

Semana que vem vamos falar sobre Novas comunidades e usaremos este documento, fique por aqui! Fogo de Elias!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram access token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Click here to troubleshoot