Encontrando o Senhor na brisa suave
Elias, Igreja, Somos Igreja

Encontrando o Senhor na brisa suave

By

A história do Profeta Elias, extraída do Livro dos Reis, foi explicada pelo Papa Francisco no dia 13 de junho de 2014, na Casa Santa Marta. Elias encontrou o Senhor na brisa suave!

O célebre trecho litúrgico  mostra Elias no Monte Horeb, que recebe o convite a sair da gruta  e apresentar-se diante de Deus.  O profeta, que aguarda a “passagem do Senhor”, presencia  um forte vento, um terremoto e o fogo, porém não encontra o Senhor. Por fim, numa brisa suave,  Elias reconhece o Senhor.

Silêncio!

“O Senhor era um fio de silêncio sonoro”. Parece uma contradição: estava naquele fio de silêncio sonoro. Elias sabe discernir onde está o Senhor, e o Senhor o prepara com o dom do discernimento. E depois, entrega a missão”, afirmou o Papa.

Francisco explicou que a  missão que Deus confia a Elias é a de ungir o novo Rei de Israel e o novo profeta chamado a substituir o próprio Elias. Ele destaca a delicadeza e o sentido de paternidade com os quais esta missão é confiada a um homem que, capaz de força e zelo num momento, agora parece somente um derrotado. “O Senhor prepara a alma, prepara o coração, e o prepara na provação, na obediência e na perseverança”, afirmou o pontífice.

O Senhor nos prepara

“O Senhor, quando quer nos dar uma missão, quer nos dar trabalho, nos prepara. Nos prepara para fazê-lo bem, como preparou Elias. E o mais importante disso não é que ele encontrou o Senhor. O importante é todo o percurso para chegar à missão que o Senhor confia”, enfatizou.

O Santo Padre destaca que  esta é a diferença entre a missão apostólica dada pelo Senhor , de uma simples tarefa.  “Ah, é preciso fazer isso, é preciso fazer aquilo…uma tarefa humana, honesta, boa… Quando o Senhor dá uma missão, sempre nos faz entrar num processo, um processo de purificação, de discernimento, de obediência e de oração”, ensinou o Papa.

Segundo o Papa, a fidelidade a este processo é deixar-nos conduzir pelo Senhor. Neste caso, com a ajuda de Deus, Elias supera o temor provocado pela Rainha Jezabel, que ameaçou matá-lo.

Ele obedece!

“Esta rainha era má, matava os seus inimigos. E ele tem medo. Mas o Senhor é mais poderoso. Mas o faz sentir que mesmo os grandes e bons necessitam da ajuda do Senhor e da preparação à missão. Vejamos isso: ele caminha, obedece, sofre, discerne, reza e  encontra o Senhor”, concluiu o Santo Padre.

Fonte: Canção Nova

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.