Blog

Conhecereis pelo fruto de Maria

By

Caros irmãos paz do Cristo Libertador.

O evangelho de hoje, dia 26 de Junho de 2019, me inspira a meditar brevemente sobre Maria Santíssima e os frutos  que Jesus fala!

Antes de entrarmos propriamente nas palavras do santo evangelho, quero te convidar a visitar alguns textos maravilhosos que, pela santa tradição e pela graça de Deus são atribuídas à Maria Santíssima ou falam a seu respeito.

Medianeira da Graça

Maria é a nossa medianeira, é caminho certo para encontrarmos a pessoa de Jesus, digo isso não de forma romântica mas absolutamente pratica, afinal foi esse mesmo caminho escolhido por Jesus para nos encontrar. Poderíamos nós, em nossa infinita mediocridade frente a imensa sabedoria de nosso Deus, escolher um caminho melhor para esse encontro?

“És jardim fechado, minha irmã, noiva minha, és jardim fechado, uma fonte lacrada”

Ct 4, 12

O Espírito Santo já soprava essas palavras que hoje são, sabiamente atribuídas à Maria Santíssima, muito antes dela nascer.

A Imaculada

A noiva do Espírito Santo, um jardim fechado, preservado da mancha do pecado, um lugar puro e perfeito, intocado e imaculado conforme o sonho do Deus altíssimo.
Um jardim repleto de árvores frutíferas, cheio de vida, cuja “a fonte do jardim é poço de água viva” (Ct 4, 15).

“Vinde a mim todos os que me desejais, fartai-vos de meus frutos”

Eclo 24, 19

Maria, conforme nos propõe o texto acima, nos convida a visitar e permanecer nesse jardim, afim de que possamos saciar a nossa fome e sede, e com isso “nunca mais termos sede” (Jo 4, 14). Ela é o poço de onde viria a brotar a inesgotável fonte de água viva.

O fruto do ventre de Maria

No santo evangelho de hoje segundo São Mateus, 7, 15-20, gostaria de destacar apenas um versículo, o 16 que diz, “pelos seus frutos os reconhecereis”, leia aqui o evangelho completo.

Quem é o bendito fruto que nasce do ventre da Santíssima Virgem, se não o “Santo, Inocente, Imaculado, Separado dos pecadores e elevado ao mais alto do que os céus” (Hb 7, 26), nosso Senhor Jesus Cristo, Verbo encarnado e Salvador de toda humanidade.

Se as palavras do santo evangelho nos propõe que os frutos dizem muito de sua fonte ou seja, a árvore de onde foram colhidos, concluímos em definitivo quão grande é a santidade de Maria, quão perfeito é o seu ventre cuja Trindade encontrou descanso e repouso.

Gerados no Ventre de Maria

A grande beleza disso tudo não está apenas nas descobertas mas sim nas possibilidades. Ou seja, esse ventre santo, jardim fechado, está disponível para que espiritualmente possamos acessá-lo e então sermos novamente gerados “nascendo em definitivo pela água e pelo espírito, afim de ganharmos o Reino de Deus” (Jo 3, 5).

O céu é uma realidade, a salvação é um fato e o caminho para conquistá-los é a Santíssima, Dulcíssima e Imaculada Maria, a mãe de Deus, a mais santa de todas as criaturas.

O acesso se dá, de forma concreta, na elevação de nossas devoções a Maria, recorrendo constantemente à sua poderosa intercessão, em uma maior e mais sensível observação às suas virtudes, e uma violenta busca de imitá-las. A partir disso é graça e não merecimento, nada do que fizermos nos torna dignos, apenas a misericórdia de Deus.

Oração

Santa Maria Rogai por nós nesse trajeto que hoje nos parece tão distante e impossível… Tu que és dispenseira de todas as graças, libere em nós, se assim for do agrado de vosso filho Jesus, a possibilidade de exalar o vosso perfume e sermos concretamente reconhecidos como vossos filhos.

Amém.

Leia mais:

Maria, caminho de humildade

Maria, mãe de Deus e minha

No ventre de Maria nasce o Adorado

 

Rodrigo Fumagalli 

Discípulo e Formador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.