Palavra de Fundador

Católico ou Protestante – Parte 3

By

por Guilherme Maggio –

A paz galera amada! Nesta semana a reflexão gira em torno do elemento mais importante de nossa fé, a PALAVRA DE DEUS! Digo elemento mais importante, pois é pela palavra de Deus, pela Bíblia, que chegamos ao conhecimento de quase toda a revelação de Deus! E digo quase toda, e não toda, porque a plenitude da REVELAÇÃO DE DEUS, não é uma palavra, mas uma pessoa, JESUS CRISTO, o verbo encarnado, o filho de Deus, aquele que segundo São João evangelista, poderia ser fonte de infinitos livros e escritos, só com seus discursos, e quanto mais com seus feitos! (Jo 21, 25)

A partir daqui sigo rumo ao pensamento de nossos irmãos protestantes que atestam segundo ensinado por Lutero a “SOLO ESCRITURA”, ou seja de que a manifestação e a revelação da ação de Deus na história de seu povo e da humanidade, além de seu conhecimento, devem se dar apenas por esta única fonte, as SAGRADAS ESCRITURAS! Em meados do século XVI, ao romper com a Igreja Católica, os nossos irmãos reformados, passaram a negar todo e qualquer ensinamento que viesse de outra fonte, que não fosse a Bíblia, e acabaram por modificar até o Canon em vigência, retirando do antigo testamento os livros que haviam sido escritos em grego, Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Baruque, Sabedoria de Salomão e Eclesiástico. Como já dito acima, e atestado pelo Apóstolo Evangelista, este é um grande erro, pois a revelação é uma pessoa, JESUS CRISTO, e Este extrapola até a própria Bíblia. Como jogar fora todo o conhecimento dos primeiros padres (Patrística), dos escolásticos (São Tomás de Aquino, por exemplo), e de tantos outros sábios e santos de nossa Igreja, que tiveram contato íntimo com a pessoa do Cristo, e seus mistérios!

Porém temos que convir que esta visão unilateral, e central de nossos irmãos os levou há uma intimidade com o Livro Sagrado, muito superior à nossa! Não estou aqui justificando nada, apenas levantando uma lebre. O que percebo mesmo, é uma grande preguiça e acomodação de nossa parte! Nós tomamos um banho de bíblia destes irmãos, pelo simples fato de que eles leem e nós não. Ponto! Mas isso é facinho de superar, basta criarmos uma intimidade com a palavra de Deus, pois ela é a FONTE PRIMEIRA de toda a vontade e manifestação de Deus! Sem ela, não teríamos nada, nem mesmo a sagrada Eucaristia! Já pensou nisso? Tá Guilherme, mas não cremos apenas na bíblia como eles não é! Claro que não Martinho Lutero foi e nós ficamos, graças a Deus! Ficamos com nossa mãe Igreja, fundada por Cristo, e esta igreja segundo Melchior cano, tem mais 9 pilares que nos levam ao conhecimento, da revelação de Deus! Ele (Melchior Cano) estabelece dez “lugares teológicos”: autoridade da Sagrada Escritura, autoridade das Tradições de Cristo e dos Apóstolos, autoridade da Igreja Católica, autoridade dos Concílios, autoridade da Igreja Romana, autoridade dos Santos Padres, autoridade dos Teólogos Escolásticos e dos Canonistas, Razão Natural, autoridade dos Filósofos e autoridade da História Humana.

Ou seja, existem declarações de fé, da nossa fé, que não estão na Bíblia. Por exemplo, onde está escrito que Maria não morreu? E onde está escrito como os apóstolos morreram? Pois é! Para isso temos a tradição, o magistério e depois mais 7 fontes que contribuíram direta e indiretamente para moldar a nossa Igreja como ela é hoje! E isso tudo é sim REVELAÇÃO DE DEUS, vontade Dele!

Entretanto a primeiríssima é a Bíblia, e precisamos correr atrás de nosso atraso. Não por competição, ou para debater com esta ou aquela outra religião. Mas sim para sabermos como nossos predecessores, viviam em Cristo e ai sim imitá-los! É na Palavra que está escrito sobre Jesus e sua passagem entre nós! É lá que está a história de nosso povo! É lá que temos as regras, as dicas, as exortações e as promessas, da maneira primeira. Sem intimidade com a Palavra não há intimidade com Deus! É preciso ler, e viver a palavra! Católicos sem bíblia são como um carro sem acelerador, pode até ser uma Ferrari, mas você não sairá do lugar! Levemos a Bíblia ao lugar que merece em nossas vidas e pautemos nossas escolhas por esta PALAVRA VIVA, que é o próprio JESUS!

Fogo de Elias!