Sede Fecundos - Pais e Filhos

Casamento

By

 

-por Rodrigo Fumagalli

 

É moda? Então, partiu Casar!

Muito se fala sobre esse tema, o casamento, mas, qual o pensamento da igreja sobre o assunto? Quais são as recomendações e ordens do nosso Senhor Jesus Cristo?

Como indica o CIC no parágrafo 1602, “a sagrada escritura abre-se com a criação do homem e da mulher à imagem e semelhança de Deus e se fecha com a visão das núpcias do Cordeiro”. Ou seja, de um ponto ao outro a sagrada Escritura aborda o assunto casamento e o sentido que lhe foi dado por Deus.

Antes de tudo, é preciso entender que, Casamento e Matrimônio essencialmente são coisas distintas para nós, pois, o casamento em si é apenas uma contribuição para a obra natural e criativa de Deus, ou seja, para um homem e uma mulher não batizados e que não compreendem ou aceitam Cristo Jesus como Senhor e Salvador, essa união é apenas uma contribuição para a continuidade da criação de Deus, porém, quando analisamos o Matrimônio em si, sacramentalmente falando, nós batizados, membro do corpo de Jesus, devemos olhar para a entrega do Cristo na cruz pela sua “esposa”, a igreja, e realizar o mesmo movimento. O movimento de se entregar, de se anular, de se esvaziar para o outro por AMOR.

Ef 5, 28-29 “Assim também os maridos devem amar suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher ama-se a si mesmo, pois ninguém jamais quis mal à sua própria carne, antes alimenta-a e dela cuida, como também faz Cristo com a Igreja.”

No entanto, o que vemos, é que com o passar do tempo, a humanidade transformou o sagrado exclusivamente no humano, apropriando-se de suas necessidades físicas, sociais, de segurança, status e auto realização e inserindo o casamento ou matrimônio exclusivamente nesse contexto, como via de acesso para satisfazê-las!

…casando-me serei aceito na sociedade, me casando terei mais possibilidade de conquistar bens materiais e realizar os meus sonhos, me casando não correrei o risco de estar sozinho quando eu envelhecer, entre tantas outras coisas…

Eu pergunto, onde está Jesus Cristo?

Lembro que a nossa felicidade plena não está no casamento, não está no outro, não está nesse mundo, mas única e exclusivamente em Cristo Jesus, no céu!

É preciso dizer, se o nosso discernimento vocacional foi bem feito, ou seja, se entendemos que Deus desejou que eu me casasse, essa relação pode ser via de encontro com a felicidade, mas não a felicidade em si!

O meu cônjuge deve encontrar em mim diariamente o reflexo do Cristo, apontando para Ele como meta para a felicidade plena!

Quero aproveitar a oportunidade para esclarecer que a celebração de um casamento Católico Apostólico Romano, se dá dentro da igreja, dentro do templo! Muito se vê por ai de celebrações conduzidas por leigos que se intitulam Católicas Apostólicas Romanas, em sítios, chácaras, praia ou salões de festas, porém quero lembrar que essas celebrações não são Católicas Apostólicas Romanas e não possuí validade sacramental a não ser que, alguma autoridade como o Bispo, em caráter de exceção autorize, e que obviamente seja presidida por um Diácono, Padre ou próprio Bispo Católico Apostólico Romano.

De acordo com a Igreja Católica Apostólica Romana, a partir do Concílio de Trento, ela nos ensina que, para que haja um casamento precisa haver os dois noivos (homem e mulher), duas testemunhas e uma autoridade qualificada, no caso um Diácono, Padre ou Bispo.

É preciso lembrar também que há uma série igrejas com as quais a Igreja Católica Apostólica Romana faz ecumenismo e com as quais os sacramentos são válidos, porém esse é um tema extenso para uma próxima oportunidade.

Por fim, para retomar o centro e objetivo desse texto, pedimos e permitimos ao nosso Senhor Jesus Cristo assumir o Seu lugar em nossas vidas e em nossos matrimônios, o lugar de destaque, o Centro, para que nunca nos esqueçamos de que entre eu e meu cônjuge, Ele está, nos guiando rumo a Santidade, rumo ao Céu!

Matrimônio não é moda, é uma resposta concreta a Deus de entrega e AMOR!

Paz e Fogo!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.