Arquivo de Arte e Cultura - Blog https://blog.cristolibertador.com/arte-e-cultura/ Comunidade de Aliança Cristo Libertador Fri, 26 Apr 2024 17:18:35 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 https://blog.cristolibertador.com/2023/wp-content/uploads/2023/03/favicon.png Arquivo de Arte e Cultura - Blog https://blog.cristolibertador.com/arte-e-cultura/ 32 32 O PRELÚDIO DA CRUZ https://blog.cristolibertador.com/o-preludio-da-cruz/ https://blog.cristolibertador.com/o-preludio-da-cruz/#respond Fri, 26 Apr 2024 17:18:19 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3445 “Todo aquele que põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”. Lc 9,62 Nos últimos meses este grande prelúdio da cruz tem acompanhado as minhas orações. E para quem ainda não sabe ou não se lembra a palavra “prelúdio” tem como significado “o primeiro passo para […]

O post O PRELÚDIO DA CRUZ apareceu primeiro em Blog.

]]>
“Todo aquele que põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”. Lc 9,62

Nos últimos meses este grande prelúdio da cruz tem acompanhado as minhas orações. E para quem ainda não sabe ou não se lembra a palavra “prelúdio” tem como significado “o primeiro passo para determinado desfecho”.

De fato, olho para os “prelúdios” anunciados por Deus como uma grande graça, é como ver a pequena nuvem e através dela ver o sinal do que está por vir. Os prelúdios são como uma suave voz que ecoa dizendo “Ele vem!”.

 

DÁ-ME OLHOS PARA VER

As escrituras explicam exatamente como um fiel a Deus pode e deve ouvi-lo. E na verdade, você pode iniciar essa leitura e terminá-la dizendo “eu não vejo nada disso”, porém a pergunta que já te antecipo é: Onde você está? Um discípulo que está em comunhão com seu carisma e sua missão se antecipa e se atenta aos sinais de Deus.

Se as distrações têm roubado de ti a sensibilidade espiritual do tempo presente é hora de redobrar a atenção e pedir o auxílio ao Espírito Santo de Deus. A cruz física em si, comunica diversas coisas e dentre elas algumas percepções totalmente pessoais, afinal cada um aqui possui a sua própria cruz e sabe o que tem feito ou não para carregá-la.

 

ANO DA CRUZ

Comunitariamente temos nos aproximado do ano dedicado ao Deus filho e como um prelúdio já anunciado, a cruz será a nossa resposta, o nosso caminho e certamente o nosso consolo. Sem ela, não conseguiremos assumir a totalidade da vontade de Deus para nós neste próximo ano.

Portanto, entendamos de uma vez por todas que nossas cruzes deverão ser carregadas, expostas e erguidas como um grande sinal da nossa libertação. Como o Cristo, abraçar a cruz e beijá-la é corresponder ao mover de Deus dizendo: “eu estou aqui, vi os teus sinais e correspondo a ti com a minha oferta.”

Em minhas orações, a palavra de Deus tem sido clara e ressoada em alto e bom tom: “Quem não subir para o calvário, INFELIZMENTE ficará igual aos discípulos medrosos e fariseus acusadores, ambos se escondem e se afundam em sua própria inferioridade. E uma vez que a Cruz é erguida e exposta, não dá para pregar outro crucificado nela!”

 

AFUNDADOS NO DESPRAZER

O tempo de Deus não é hoje, é AGORA! Ouço e entendo essas palavras de Deus como um grande prelúdio de urgência. Afinal, por anos comungamos deste carisma e se ele foi instrumento de libertação na vida de tantas pessoas, porque não seria na nossa?

Talvez, a grande resposta para isso seja a sua vontade, se você não quer ser livre, infelizmente não há o que o carisma possa fazer, você já deu a sentença e o Senhor não ferirá a sua liberdade.

Porém, o preço a se pagar por escolher ser escravo é viver afundado em sua própria escravidão, inveja e desprazer. Eu olho a vida pela janela e me afundo no desgosto em ver as cruzes dos meus irmãos sendo erguidas como um grande sinal de libertação e vida, enquanto a minha esmaga a mim mesmo. Que vida penosa!

 

EVANGELHO DE FARISEUS

Como uma resposta de libertação, que não mais escolhemos viver um evangelho de fariseus, que a todo custo prioriza seu próprio umbigo como senhor e deus salvador.

Um fariseu cria raízes para si, um apóstolo, discípulo e evangelista cria raízes no céu, para que seus frutos recaiam sobre a humanidade. Uma árvore invertida, os frutos não caem e morrem em sua própria terra e raiz, mas quando maduros os frutos caem e alimentam uma nação por toda a eternidade.

Pois esses são frutos de sabedoria e os frutos da sabedoria são eternos, nada se esgota diante dela e ninguém cresce mais do que ela. Pois a sabedoria finca suas raízes no céu e Deus derrama as suas palavras conforme quer, como quer e para quem quiser.

Porque não ouço? Porque não vejo? E como não comungo? Talvez as minhas raízes estejam fincadas demais na terra do meu egoísmo, e como um fariseu os meus braços só se erguem para mim mesmo!

Que não vivamos mais como um fariseu! A sabedoria salva, que possamos ser salvos e livres por ela! Dá-me olhos, ouvidos e sentidos atentos, para que mesmo que ela passe como uma leve brisa eu possa agarrar até que em mim ela tudo converta.

Deixar de ser fariseu para ser um apóstolo! Sem romantismo e mais verdade!

Diante das durezas e securas, que a minha confiança em Ti jorre água até mesmo das pedras, para que somente em ti eu possa me alimentar e erguer bem alto a minha cruz, o meu sinal de libertação e vida!

O post O PRELÚDIO DA CRUZ apareceu primeiro em Blog.

]]>
https://blog.cristolibertador.com/o-preludio-da-cruz/feed/ 0
O Meu Carisma é Verdadeiro! https://blog.cristolibertador.com/o-meu-carisma-e-verdadeiro/ Tue, 23 Jan 2024 14:18:05 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3366 Na última semana, celebramos o batismo de uma das filhas de nossa comunidade, Olívia Camargo, nascida na Inglaterra, local de nossa casa fora do país. Filha mais nova dos discípulos Gracielli e Lucas.  Depois de uma reversão de vasectomia, a fertilidade voltou a brotar. Lembro-me perfeitamente do dia que eles anunciaram a gravidez, eu estava […]

O post O Meu Carisma é Verdadeiro! apareceu primeiro em Blog.

]]>
Na última semana, celebramos o batismo de uma das filhas de nossa comunidade, Olívia Camargo, nascida na Inglaterra, local de nossa casa fora do país. Filha mais nova dos discípulos Gracielli e Lucas. 

Depois de uma reversão de vasectomia, a fertilidade voltou a brotar. Lembro-me perfeitamente do dia que eles anunciaram a gravidez, eu estava na capela em nosso sítio e quando li, comecei a chorar de alegria. Lembrei de várias vezes que brincávamos lá, imaginando de como seria uma menininha naquela família.

Com certeza, contemplar as duas gestações das nossas irmãs da célula, uma eu estando lá e da outra, acompanhando daqui, foi uma alegria sem igual. Rezei muito e ainda rezo, para que a fecundidade espiritual e biológica brote naquela célula, e creio que ainda contemplaremos a espiritual em sua máxima potência, e nos alegraremos igualmente. 

 

Ele é Libertador

Bom, se não fosse este carisma, é muito provável que não teríamos uma Olívia para chamarmos hoje, tendo em vista que, a orientação carismática foi de completa abertura à vida. Portanto, se você ainda tinha dúvidas da autenticidade deste carisma, ela cessa agora. 

O carisma Cristo Libertador é tão autêntico, pois antes mesmo de eu ser capaz de compreender este chamado, ele me libertou. Sabemos do carisma, porque sentimos o seu poder sobre nós, influenciando todas as áreas de nossa vida e eu não tenho dúvidas da existência dele, pois fui liberta. 

Vejam, não foi porque me contaram, não foi somente os outros que me disseram que era um carisma poderoso. Não foi a multidão que me alertou, não foi meu fundador ou meus formadores, foi a experiência real e palpável da ação deste carisma. 

 

Ele muda vidas! 

É por isso que, quando partilho com os irmãos vocacionados, eu sempre aconselho: primeiro, faça a experiência de libertação através do carisma, depois você descobre o resto. Pois, o carisma primeiro serve para me santificar, me libertar, me transformar e assim, depois os outros poderão beber da mesma graça. 

Um carisma, é um dom poderoso do Espírito Santo, portanto é capaz de transformar grandes pecadores públicos em consagrados, hipócritas em pessoas verdadeiras, Acab’s em homens e Jezabeis em mulheres. Não tenha nada que o carisma não toque, e se bem desejarmos e lutarmos, seremos grandes santos. 

Precisamos constantemente ser confrontados com qual escravidão seremos libertos neste tempo, qual parcela de liberdade que o Espírito deseja me dar agora? Ai de nós se acharmos que não precisamos de libertação e conversão, não faz nenhum sentido tal pensamento, pois o carisma continua desejoso por nos conceder a vontade de Deus. 

 

Antes de existir…

Antes mesmo de ser concebida, o Senhor me deu a  graça de portar o carisma Cristo Libertador. Só por esse fato, deveríamos ser as pessoas mais felizes do mundo. O Senhor olhou com predileção para este povo, tão indigno e soberbo. 

Olhou para nós com Seus olhos de amor, e através do carisma, superabundou a vida em nosso meio, nos converteu, nos mudou de emprego, de casa, de país, nos deu filhos, recolheu alguns, formou e reconstruiu famílias, destruiu vícios, mudou jeitos, curou doenças e nos deu um sentido de vida. 

Uma gratidão eterna pela Tua bondade, Jesus. Por nos agraciar com este carisma!

O post O Meu Carisma é Verdadeiro! apareceu primeiro em Blog.

]]>
O NOVO DOCUMENTÁRIO DA LUÍSA SONZA https://blog.cristolibertador.com/o-novo-documentario-da-luiza-sonza/ Fri, 15 Dec 2023 11:15:24 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3300 Primeiro ponto que gostaria de deixar claro aqui é: esse texto não será sobre jogar hate nela e muito mesmo chamá-la de demônio e tudo isso aí, que todo mundo já chama. É uma outra perspectiva, principalmente, com base no documentário que saiu na última quarta-feira (13/12).  Apenas para darmos um contexto, trata-se exclusivamente da […]

O post O NOVO DOCUMENTÁRIO DA LUÍSA SONZA apareceu primeiro em Blog.

]]>
Primeiro ponto que gostaria de deixar claro aqui é: esse texto não será sobre jogar hate nela e muito mesmo chamá-la de demônio e tudo isso aí, que todo mundo já chama. É uma outra perspectiva, principalmente, com base no documentário que saiu na última quarta-feira (13/12). 

Apenas para darmos um contexto, trata-se exclusivamente da vida profissional, amorosa e pessoal da cantora. Relatando sobre a construção da sua carreira, desde a época que fazia covers no YouTube até a ascensão aos grandes palcos. 

Diante de várias partes intrigantes, gostaria de destacar apenas três pontos:

 

1. A Exposição do Íntimo Sagrado, o torna Profano 

Fazendo referência a uma de suas músicas, essa relação de exposição é o que fica nítido ao longo do documentário inteiro. Luisa se expõe de uma forma gigantesca, ali conseguimos ver muito mais do que a exposição do seu próprio corpo, mas a exposição da sua parte mais íntima: o feminino. 

Não preciso falar muito disso, todo mundo sabe ou já viu algum “escândalo íntimo” dela exposto na mídia, de maneira especial, nos seus últimos lançamentos e clipes. Ao ponto de, hoje, ela profanar-se a si mesma, a todo tempo expor sua intimidade e seu corpo. E ATENÇÃO, o corpo feminino NÃO É, de maneira alguma, ruim, feio, subjugado. 

Ai daqueles que acham isso, mas uma coisa é fato: ele é tão belo, que não deveria ser exposto, pois junto com o físico vem a exposição da alma também. Não somente para aqueles que criticam suas músicas e sua vida, mas também para aqueles que são fãs da cantora. Qual é a mensagem? Exponha-se, seja empoderada e fique doente da cabeça! 

Novamente, o íntimo feminino deveria ser revelado para poucos e para pessoas de confiança. É sagrado, e o sagrado precisa ser preservado, se não a palavra perde em si, sua essência. Distorção pura da bondade, da verdade e da beleza! 

 

2. A Idolatria da Loucura 

Um dos diretores que aparece, diz que ela é um símbolo de liberdade para a nossa geração, no caso, a minha geração. Mas, do fundo do meu coração, que liberdade? Liberdade de alguém que não consegue manter-se em um relacionamento? De alguém que todas as vezes está em busca de chocar o público, para conseguir mais fama e dinheiro? 

Vi muitas pessoas elogiando, dando aplausos, empoderando e idolatrando, claramente, uma mente doente. Se acha que estou exagerando, convido fortemente que assista o documentário, e tire suas próprias conclusões, porque somente alguém que esteja naquele mundo, acha que é normal. 

É nítido que a Luísa Sonza não está bem, de saúde e principalmente mentalmente. Sendo bem sincera, eu fiquei pensando em quanto assistia, o quanto ela deveria conhecer um terapeuta certo. Por isso que, não merecia o tanto de hate que sofre, pois só piora a situação, mas ela insiste em estar em evidência de uma forma ruim e isso traz suas consequências.

 

3. O Significado da Música pra ela

Uma das partes mais legais do documentário pra mim, foi quando ela dizia sobre o que é a música pra ela. Serve para sentir e tudo é válido para sentir cada uma das emoções, porque ela não quer perder nenhuma, pois é daí que saí suas melhores letras, segundo ela. De fato, a música tem esse poder mesmo.

Eu amo música, e amo sentir através da música, ela tem a capacidade de nos levar a outros lugares, a experimentarmos emoções até então “bloqueadas”, pois música boa mesmo não é feita somente para vender. E aqui está o grande perigo de entrarmos no mundo fantástico dos sentimentos e emoções, pois para sair, custa demais e dá muito trabalho.

Nossa sociedade parece que vive nesse mundo, e ninguém está muito a fim de sair não, infelizmente. Trancados em si mesmos, buscando o sentido de existência que a muito tempo já nos foi apresentado.

Diante de tanta excitação por profanar e profanar-se, parece que inconscientemente, é pelo Sagrado que tanto gritam. 

O post O NOVO DOCUMENTÁRIO DA LUÍSA SONZA apareceu primeiro em Blog.

]]>
Impulso Vertical https://blog.cristolibertador.com/impulso-vertical/ Wed, 08 Nov 2023 17:37:42 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3191 No final do mês passado eu e alguns membros da comunidade tivemos a graça de poder missionar no Impulso Vertical, um retiro de uma comunidade irmã, Do Caos a Glória (DCAG), no Rio de Janeiro. A certeza é de que esse retiro abalou as estruturas do inferno. O Espírito Santo incendiou os nossos corações e […]

O post Impulso Vertical apareceu primeiro em Blog.

]]>
No final do mês passado eu e alguns membros da comunidade tivemos a graça de poder missionar no Impulso Vertical, um retiro de uma comunidade irmã, Do Caos a Glória (DCAG), no Rio de Janeiro.
A certeza é de que esse retiro abalou as estruturas do inferno. O Espírito Santo incendiou os nossos corações e nos encheu da Tua presença através da união de carismas e o fogo desceu naquele lugar.

 

Dai ao Senhor poder e glória

No começo do dia antes de começar o retiro, em um momento introdutório de oração para os servos, foi falado sobre o profetismo e destrinchado o salmo 95 daquele dia que dizia: “Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória!”

Que providencial! A palavra era para que nós nos abandonássemos em Deus, que nós desaparecessemos para que somente Ele tivesse a honra e a glória.
Muitas palavras, moções, profecias, foram dadas naquele momento, entre elas é de que nós éramos os profetas daquele lugar, que tínhamos as mãos abençoadas para fechar as portas das trevas, de que não éramos brecha e sim anunciadores de Deus.

Em particular, outra palavra que me aguçou os ouvidos e me deixou em estado de alerta, foi a partilha de um irmão de uma visualização do fundador DCAG aos membros da comunidade, ali estendido a nós, de que facilmente nos tornamos presas fáceis, porque satanás percorre o mundo como caçador e que precisaríamos tomar essa posição de caçadores, sair do papel de presa fácil para o mundo, sobretudo farejar o pecado e combatê-lo.

 

Escravidão do pecado

A primeira esquete era conformar-se a cruz de Cristo. João preso a sete correntes representando os 7 pecados capitais e seus respectivos demônios, Maria aparece como que intercedendo por ele, mostrando-lhe sua escravidão. Os demônios baixam a cabeça quando ela se aproxima e atacam quando ela se afasta. Jesus crucificado (ao fundo de forma real, representado pelo nosso irmão Isac) jorrando sangue e água, Maria vai até Ele e pega do seu sangue redentor e leva para João que vai se libertando das correntes. Maria leva João já liberto aos pés de Jesus e lhe apresenta, assim como sabemos, Jesus da sua mãe como mãe da humanidade: “Mulher, eis aí o Teu filho. Filho eis aí a tua mãe.”

 

(João acorrentado por sete correntes simbolizando os sete pecados capitais e seus respectivos demônios)

 

(Jesus nos dá Maria como Mãe)

 

Que momento! Ali, os jovens foram chamados a se abandonarem aos pés de Cristo e entregar tudo o que reconheceram como pecado em suas vidas, para que o sangue redentor de Cristo os lavasse e os libertasse de todas as correntes que os impedia de chegar até Ele.

Ao som da música O Espírito de Deus, da geração Acordi, aquele ato profético foi incendiado através do movimento do Espírito Santo pelos servos. Começamos a andar no meio daqueles jovens e profetizar com autoridade sobre a vida de cada um deles.  Deus fez muito naquele lugar. Muitos jovens que estavam mortos, que chegaram sem nem mesmo se mover, levantando os braços clamando a presença do Espírito, sendo curados e libertos pelo sangue do Cordeiro.

 

 

Vale de ossos secos

“Profetiza ao espírito, disse-me o Senhor, profetiza, filho do homem, e dirige-te ao espírito: eis o que diz o Senhor Javé: vem, espírito, dos quatro cantos do céu, sopra sobre esses mortos para que reviva”. (Ez 37, 9)

Esse foi o tema central do retiro, os ossos secos da passagem de Ezequiel encenado na segunda esquete, afim de arrematar todo o encontro.

Outro Ato profético, onde estávamos amontoados como ossos secos. Deus fala com seu profeta e então ele profetiza sobre os ossos secos. Vem o Ruah de Deus e então eles voltam  a vida, marchando em passos ritmado como um exército que se levanta em favor de Deus em ordem de batalha, agora não mais mortos, não mais como presas fáceis, mas sim, como um exército assumindo uma postura radical na luta contra o pecado, um impulso vertical.

 

(Profeta de Deus profetizando sobre o vale de ossos secos)

 

(Ossos secos após o sopro de vida marchando em ordem de batalha)

 

União de carismas

De um lado a face de Cristo Crucificado que impacta, interfere e influencia a geração. Do outro lado, ou melhor, em comunhão, o Cristo libertador, a Verdade que liberta e nos salva de nós mesmos. QUE FUSÃO! 

Homens e mulheres sendo alcançados pela luz de Cristo da Paixão, encontram a Liberdade em sua redenção.

Oremos para que o fogo desses jovens não se apague e se decidam definitivamente na vida com o Nosso Senhor Jesus Cristo e que assim como a música possam desejar e proclamar: “… Eu quero ser cheio do teu Amor… O Espírito de Deus está sobre mim.”

 

Esse texto foi um Resumo dessa missão especial e impactante nas nossas vidas, não da para expressar em palavras o que foi vivido. Saímos do Rio de Janeiro cansados pela viagem, porém renovados, avivados e abastecidos pela missão com nossos irmãos cariocas.

 

Até breve com mais um: “Pelas lentes do carisma”.

Deus abençoe!

 

 

 

Ouça a música tema desse encontro:

 

O post Impulso Vertical apareceu primeiro em Blog.

]]>
Na escada da Consagração, o que tem te tirado o fôlego? https://blog.cristolibertador.com/na-escada-da-consagracao-o-que-tem-te-tirado-o-folego/ Mon, 30 Oct 2023 14:04:10 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3189 A pergunta que intitula este texto, por alguns meses serviu de reflexão para mim. Em uma das minhas orações, eu tinha a visualização de estar subindo uma escada rumo a consagração, onde os primeiros degraus firmavam meus pés alegremente e ao longo do subir faltando poucos degraus para a consagração sentia pessoas a me puxarem […]

O post Na escada da Consagração, o que tem te tirado o fôlego? apareceu primeiro em Blog.

]]>
A pergunta que intitula este texto, por alguns meses serviu de reflexão para mim. Em uma das minhas orações, eu tinha a visualização de estar subindo uma escada rumo a consagração, onde os primeiros degraus firmavam meus pés alegremente e ao longo do subir faltando poucos degraus para a consagração sentia pessoas a me puxarem para baixo e me impedirem de chegar no meu real objetivo.

 

DECISÃO

Te trago aqui a reflexão: o que tem te tirado do caminho? Na escada da sua consagração o que tem te deixado inerte, paralisado e a mercê dos seus medos?

Você tem subido essa escada com apegos, bagagens? Que vozes são essas que cegam teus olhos para o alto e te fazem regredir?

Essas perguntas podem ter diversas respostas. E se você acha que vim aqui responder isso a você, eis a primeira frustração deste texto. Essa resposta somente você pode dar ao Senhor, assim como eu dei.

Uma única palavra que ouvi de Deus foi DECISÃO! E de fato pude entender os ministérios dessa única palavra, o Espírito Santo tem apreço por pessoas decididas e são nelas que ele realiza a sua grande obra!

 

PARALISIA

Alguém inerte, morto, paralisado, triste não serve para a obra do Espírito Santo, afinal quais os efeitos você gerará?

Se hoje, você que lê, reconhece que tem uma vocação, primeiramente, precisamos ressignificar o sentido do chamado de Deus para nós, fomos chamados para a morte! E na minha escada rumo à consagração eu trilho um caminho para a morte de mim mesmo e em Cristo eu oferto a vida para o outro. Sem preferências, a resposta de um consagrado precisa ser primeiramente as almas, o outro, os alvos… e por último o Senhor escolherá fazer de mim, aquilo que Ele deseja.

Por isso a decisão ganha um protagonismo muito importante neste lugar, pois se você é alguém que não se decide, isso significa que as portas do seu coração permanecem fechadas para que o Espírito Santo possa agir, em, por e através de você. Ele não habita na incerteza, na bagunça, nas indecisões.

 

UMA ESCOLHA PARA AMAR

Talvez você já tenha anos de caminhada, até mesmo muitos anos a mais do que eu… repense onde as suas indecisões tem te levado. Uma pessoa que se decide, assume a postura de coragem e se somos moldados a forma de profeta de Elias, não dá para ser um profeta que teme as próprias profecias, assim as idolatrias irão nos consumir em holocausto.

Na escada da minha consagração, eu sinto o próprio agir de Deus soprando coragem sobre mim. Para que eu não tema em continuar! Afinal, somente o próprio Deus pode parar um Cristo Libertador. O mesmo Cristo não desistiu de sua missão de liberdade e porque eu desistiria?

Meus pés podem temer o caminho, podem até minhas mãos tremerem e fraquejarem. Mas a minha voz e meu coração não podem duvidar da certeza que um dia já foi colocada em meu coração… o Senhor me chamou para uma morte e ela gerará vida e avivará muitas gerações. São poucos, mas não corremos em vão, se olharmos já podemos enxergar os frutos que a minha decisão já pode gerar, então porque deixar de subir essa escada?

A minha resposta tem sido: EU CONTINUAREI COM CORAGEM!

 

 

LEIA MAIS :

Ser sinal

Transforme o seu desespero em Expressão!

 

O post Na escada da Consagração, o que tem te tirado o fôlego? apareceu primeiro em Blog.

]]>
Ser sinal https://blog.cristolibertador.com/ser-sinal/ Wed, 11 Oct 2023 12:54:28 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3162 O Carisma Cristo Libertador é “Ser SINAL da VERDADE e da LIBERDADE do Cristo em todas as realidades de escravidão humana.” E esse primeiro substantivo somado a esse primeiro verbo são muito significativos.   Ser Vamos primeiro falar sobre o verbo “ser.” No inglês, o verbo “to be” pode significar “ser” ou “estar”, mas não […]

O post Ser sinal apareceu primeiro em Blog.

]]>
O Carisma Cristo Libertador é “Ser SINAL da VERDADE e da LIBERDADE do Cristo em todas as realidades de escravidão humana.” E esse primeiro substantivo somado a esse primeiro verbo são muito significativos.

 

Ser

Vamos primeiro falar sobre o verbo “ser.” No inglês, o verbo “to be” pode significar “ser” ou “estar”, mas não na nossa língua. Em português, “ser” é uma ação constante e não abre espaço para algo passageiro como “estar”.

Ou se é ou não é.

 

Sinal

Em adoração eu pedia ao Senhor para que eu pudesse ser esse sinal no meu novo lugar de trabalho, mas nós sabemos como o mundo está hoje em dia, com tantos pensamentos diversos e entendimentos sobre o que é o ser humano e quem é Deus, por exemplo, diferentes daquilo que acreditamos, que a Igreja acredita.

Importante: não estou falando sobre nada e ninguém em específico. Eu nem conheço as pessoas ainda, ok? Estou apenas criando exemplos com base no que vemos no mundo por aí!

Nessa realidade, eu não posso chegar com o puro espírito de Elias, pondo o dedo na cara das pessoas e denunciando todos os pecados.

E não posso por dois  motivos: 1) Na hora serei demitido.

2) O efeito dessa denúncia tende a ser mais negativo e eu vou perder a chance de realmente mostrar o amor de Deus para várias pessoas.

 

Então, como ser sinal?

O Senhor me levou a pensar em sinalizações diversas: de trânsito, de local do banheiro, de informações etc. A quem esses sinais se apresentam e informam? Bom, apenas informam àqueles que para ele olharem.

BINGO! Mais do que no argumento, mais do que no grito, mais do que na exortação, ser sinal do Cristo me provoca a dar o testemunho do meu ser.

Estar alegre, disposto, entregar um bom trabalho, ajudar os outros, falar sobre vários assuntos com tranquilidade e na minha vida particular continuar sendo, vivendo e agindo como um Cristo Libertador.

Ser SINAL vem escrito no Carisma CACL dessa forma pera deixar claro que precisamos estar constantes no Cristo para que quando alguma alma perdida olhar e ver um sinal, ela encontre a informação do caminho (verdade) para voltar para a Casa do Pai (liberdade).

Que Ele brilhe pra além do pecado em mim. Amém!

 

 

 

O post Ser sinal apareceu primeiro em Blog.

]]>
A VELA MENOR https://blog.cristolibertador.com/a-vela-menor/ Thu, 27 Jul 2023 16:59:38 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=2976 No meu último retiro de silêncio passei alguns dias no Mosteiro de São Bento em Vinhedo/SP. Lugar incrível, tanto na arquitetura e na natureza quanto na acolhida de nós hóspedes por aqueles bons filhos de São Bento. Tudo moldado para privilegiar a vivência na presença de Deus. Dentre todas as reflexões vividas no silêncio, essa […]

O post A VELA MENOR apareceu primeiro em Blog.

]]>
No meu último retiro de silêncio passei alguns dias no Mosteiro de São Bento em Vinhedo/SP. Lugar incrível, tanto na arquitetura e na natureza quanto na acolhida de nós hóspedes por aqueles bons filhos de São Bento. Tudo moldado para privilegiar a vivência na presença de Deus.

Dentre todas as reflexões vividas no silêncio, essa ficou latente no meu coração para ser colocada para fora, porque eu sei que você, vela menor, precisa se alimentar disso também.

No último dia, num momento de oração, haviam seis velas sobre o altar. Cinco delas estavam na sua potência máxima, queimavam e brilhavam fortemente, lindas. Mas uma, a segunda da esquerda para a direita, não.

 

A chama enfraquecida

O fogo ali parecia estar brigando para se manter acesso. Uma chama fraca, talvez por um pavio danificado ou por qualquer outro motivo, mas o ponto é que ela destoava do resto, iluminava menos, de certa forma parecia até atrapalhar a harmonia do altar.

Naquele momento o Senhor começou a falar comigo. Eu perguntei se não seria melhor que aquela vela fosse retirada, e Ele me levou a imaginar aquele altar sem a sexta vela: muito menos harmonioso, desequilibrado, faltando um pedaço. A vela não estava no seu melhor momento, mas ainda assim era melhor que ela permanecesse no altar do que o altar ser desfalcado dela.

 

Eu entendi tudo

Por muito tempo eu fui a vela menor, com menos brilho e não que hoje eu seja a mais brilhante de todas, mas em comparação comigo mesmo, estou bem melhor. Porém eu só cheguei até aqui porque quando meu pavio estava ruim eu não me joguei para fora do altar, apesar de muitas vezes me sentir tentado a isso.

A comparação com as velas mais incendiadas é tentação demoníaca e nada mais. Os Santos do céu e aqueles na terra que são mais Santos do que nós, são apontamentos para o Cristo, para as nossas potências e não réguas de comparação.

 

A comparação vai te destruindo aos poucos

“Ah, mas tal pessoa da muito mais frutos do que eu, eu nunca vou chegar lá”

Então… Essa comparação está te matando. Porque nas próprias palavras de Cristo nos evangelhos está escrito que um da à razão 30, outro da 60 e outro da 100 frutos (Mt 13, 23) e ainda que Ele a um deu 5, a outro 2 e a outro 1 talentos (Mt 25, 15).

Se hoje você é a vela que menos brilha no altar, fique sabendo que sem você o altar continua sendo altar, a adoração continua acontecendo, mas aquele seu espaço nunca se preenche sem você. Há muito mais desarmonia na sua ausência do que na sua presença cambaleante.

 

Vida idealizada

É lógico que o ideal, a meta é que cada um de nós alcance o máximo das suas próprias potências. Mas a vida real nem sempre é a ideal.

É lógico que eu deveria escrever muito mais textos para este blog, gravar muito mais vídeos pro É Fogo etc, ser muito mais santo em todas as áreas da minha vida. Mas se o que eu consigo hoje é isso, que seja entregue isso hoje, isso e um pouco mais daqui há um tempo.

No fim da oração aquela vela brilhava tanto quanto as outras. Continue, não desista, se esforce e em breve o teu fogo será maior.

Às velas que já brilham, cabe a paciência e a humildade de amar a vela menor e esperar por ela, afinal, elas já foram as velas que pouco faziam pelo fogo e tantas vezes o apagaram.

 

10, 50, 100 conforme consegue

O altar fica muito mais bonito quando todas as velas estão ao seu redor, deixando que Jesus Eucarístico as acenda e cada uma brilhe 10, 50 ou 100 lumens.

O ano da permanência na Cristo Libertador já acabou, mas a vida do cristão é livre e sempre seremos livres para ir embora ou permanecer na briga.

Permaneça!

 

LEIA TAMBÉM:

 

Exagero mais belo: GRATIDÃO!

 

O Cristo Libertador é um frustrador de expectativas

 

O post A VELA MENOR apareceu primeiro em Blog.

]]>
Exagero mais belo: GRATIDÃO! https://blog.cristolibertador.com/exagero-mais-belo-gratidao/ https://blog.cristolibertador.com/exagero-mais-belo-gratidao/#comments Tue, 25 Jul 2023 13:00:11 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=2972 Deixa eu te perguntar uma coisa… você já agradeceu a Deus por algo hoje? Te convido após essa breve meditação citar 3 coisas pelas quais você é grato hoje… e você já vai entender o porquê. Talvez assim como eu, você tenha um coração tendencioso a murmuração e já te digo que a murmuração é […]

O post Exagero mais belo: GRATIDÃO! apareceu primeiro em Blog.

]]>
Deixa eu te perguntar uma coisa… você já agradeceu a Deus por algo hoje? Te convido após essa breve meditação citar 3 coisas pelas quais você é grato hoje… e você já vai entender o porquê.

Talvez assim como eu, você tenha um coração tendencioso a murmuração e já te digo que a murmuração é a linguagem favorita de satanás, ele se delicia por corações irados e ingratos.

Assim como tudo que fazemos na vida, tem as suas consequências, a murmuração é uma delas, e talvez não seja imperceptível a curto prazo, mas a murmuração tem um grande poder destruidor em nossas vidas, a sua maior ambição é revelar em nós a face ingrata sobre tudo aquilo que é bondade de Deus.

 

O AMARGOR QUE DOMINA A DOCILIDADE

De certo, você já conviveu, convive ou é uma pessoa murmuradora, então sabe o quanto estar com alguém assim torna a nossa vida amarga e pesarosa. É como colocar sal por engano numa deliciosa sobremesa, o que era doce perde seu sabor, o amargor ganha espaço… e qual o fim prático para este pequeno desastre? O descarte!

Descartável! Vivemos em uma geração onde a grande maioria das coisas são descartáveis, inclusive pessoas tem se colocado e assumido essa posição. Quero por bem até onde me satisfaz, não serve, descarto!

O pecado da murmuração faz de nós pequenos fantoches, onde servimos a uma ingratidão sem fim e dela nos fazemos ocultamente escravos. Como já supracitado, tudo o que fazemos, decidimos, dizemos implica em uma consequência. A consequência de almas murmurantes é o descarte. Afinal, um lugar de ingratidão não é um lugar de acolhida.

ALMAS MURMURANTES EXPULSAM A AMABILIDADE

Certo dia, num exame de consciência vi que uma das consequências do pecado da ira em minha vida foi a murmuração… o louvor se perdeu em meio as murmurações, ao fim do dia, sentia como se tivesse corrido uma maratona e a infelicidade de não ver a linha de chegada me fazia a cada dia sustentar a murmuração.

Passei a ser impaciente e intolerante, como numa corda bamba um leve soprar já me tirava do eixo. O pior, que ao reconhecer via o quanto eu tinha prazer na desgraça onde o pecado me imergiu, a murmuração se tornou familiar e como uma boa espaçosa, expulsou a amabilidade.

Eu me lembro que rezava todos os dias pedindo a Deus um coração amável, mas em minhas oportunidades de amar… meu coração se voltava para as coisas da terra.

 

A MURMURAÇÃO CEGA E IMPEDE A TRANSCEDÊNCIA

Pude perceber que até nas manifestações mais simples de amor, meu olhar se voltava para as coisas da terra, eu não via meus irmãos, mas sim seus pecados. Como num cabresto só enxergava aquilo que a murmuração me permitia. Com isso meu coração foi se tornando ingrato.

Quando fui murmurar para Deus, a primeira coisa que ouvi foi “SURSUM CORDA” – “CORAÇÕES AO ALTO” o coração que estava voltado para as coisas da terra, precisava se voltar para o alto novamente. Afinal, a murmuração barrava a transcendência e somente a amabilidade estancaria as torrentes da ira.

 

O LOUVOR DO CÉU

Diferentemente do pecado, para Deus não somos descartáveis, o amargor afasta, descarta e expulsa o nosso coração do céu. E a vida de santidade nada mais é também do que transformar até as mais pequeninas atitudes num grande louvor.

As palavras do louvor tocam o céu e a murmuração os infernos… onde as tuas palavras tem chego?

Os nossos cansaços, tristezas e dessabores não podem ser motivos de murmuração, eles são as consequências muitas vezes de decisões, mudanças, amadurecimento e escolhas de alguém que muito escolheu ofertar. Afinal, é justo que muito custe o que muito vale!

Se as palavras que santamente saírem da sua boca forem capaz de edificar o coração do próximo, certamente ela chegou aos céus e tem produzido seus grandes feitos. Precisamos ser exagerados na gratidão, não há no mundo exagero mais belo do que ela.

A gratidão em sua plenitude expulsa a tristeza e nos revela a face de Deus!

Te pergunto novamente, quais são os motivos pelo qual você deseja ser grato hoje?

 

Enchamos nossos corações de louvor e esperança. O demônio tem medo de gente grata e feliz!

 

LEIA MAIS:

O que sobra de você para quem você ama?

NÃO GERE EM LUTO

 

 

 

O post Exagero mais belo: GRATIDÃO! apareceu primeiro em Blog.

]]>
https://blog.cristolibertador.com/exagero-mais-belo-gratidao/feed/ 1
NÃO GERE EM LUTO https://blog.cristolibertador.com/nao-gere-no-luto/ https://blog.cristolibertador.com/nao-gere-no-luto/#comments Tue, 18 Jul 2023 00:56:21 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=2956 Semana passada, no sábado, estivemos em missão no grupo de oração dos nossos queridos irmãos do Jovens Sarados. Minha irmã de comunidade pregou sobre o pecado da acídia, e relacionou com aquela passagem dos servos e dos talentos. Apesar de já ter meditado bastante esse pecado, até escrito meditações a respeito dele, dessa vez, caiu […]

O post NÃO GERE EM LUTO apareceu primeiro em Blog.

]]>
Semana passada, no sábado, estivemos em missão no grupo de oração dos nossos queridos irmãos do Jovens Sarados. Minha irmã de comunidade pregou sobre o pecado da acídia, e relacionou com aquela passagem dos servos e dos talentos.

Apesar de já ter meditado bastante esse pecado, até escrito meditações a respeito dele, dessa vez, caiu de uma forma diferente em meu coração.

 

Não multiplicar é acídia

“E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos. Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado. Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.” – Mt 25, 15

 

Podemos achar que o servo inútil tinha até um medo legítimo, mas na verdade, ele só estava travestindo o pecado da acídia que já o tinha dominado faz tempo.

Quantas vezes preferimos nem fazer, para que não dê trabalho, não exija muito esforço nosso e no fundo, só queríamos que aquele nosso dom/talento nem existisse.

 

O que tem no seu túmulo?

Logo no começo do grupo de oração o Senhor já inspirou uma moção de que existia um túmulo, e quem estava dentro era esse servo inútil, que não servia para nada.

Já tinha sido tomado tanto pela morte que estava dentro de um túmulo, e vejam que não foi apenas o talento que ele não multiplicou que morreu, foi ele próprio. O servo inútil, que não servia nem para viver.

Em determinado momento da pregação, foi-nos questionado: “E o que tem no seu túmulo? Qual é o talento que você queria que estivesse morto, mas o Senhor deseja ressuscitar?”

 

Eu vi o meu

Partilho com vocês, meus irmãos, que eu via nitidamente o meu túmulo e dentro dele a minha própria vocação. Os momentos de intimidade com o meu carisma, as missões e os sonhos.

E mais do que isso, o quanto eu queria que continuasse lá dentro. De que não retornasse a vida, para que não me desse trabalho e se estivesse morto mesmo, seria mais fácil pra mim.

Enquanto rezava com tudo isso, e pedia perdão ao Senhor, era ministrado que Jesus estava ressuscitando dons, profecias e esses nossos “filhos” dentro dos túmulos.

 

Toda morte vencida, gera vida!

Não podemos gerar os nossos talentos em luto, em desespero e tristeza. Pois se ainda temos algum dom, é porque assim quis o Senhor e quanto mais quisermos negá-los, mais iremos a caminho da morte.

De um certo modo, é fácil nos acostumarmos com a morte/acídia, é fácil ficar no meu comodismo. Defunto não faz nada, não tem trabalho algum, quem trabalha por ele são os vermes que terminam de decompor.

 

É fácil nos acostumarmos a viver endemoniados!

Me lembro de Madalena, que precisou aprender novamente a viver sem os SETE demônios. Porque ela já tinha sido exorcizada, mas é o hábito que prova a virtude, é o todo dia.

Que no dia de hoje, o Senhor nos dê a graça de não vivermos em luto. De trabalharmos incansavelmente pela reparação da nossa alma, sem retroceder, sem desanimar e sem voltar atrás.

Que não sejam apenas palavras bonitas, mas verdadeiras de fato. Amém!

 

LEIA MAIS:

 

O Cristo Libertador é um frustrador de expectativas

 

O meu lugar de salvação!

 

 

 

O post NÃO GERE EM LUTO apareceu primeiro em Blog.

]]>
https://blog.cristolibertador.com/nao-gere-no-luto/feed/ 1
O Cristo Libertador é um frustrador de expectativas https://blog.cristolibertador.com/o-cristo-libertador-e-um-frustrador-de-expectativas/ https://blog.cristolibertador.com/o-cristo-libertador-e-um-frustrador-de-expectativas/#comments Tue, 11 Jul 2023 19:44:38 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=2937 Dentro da minha cela interior, busquei ver Jesus e quando ele apareceu pra mim, estava chagado. Porém foi uma visão ambígua: apesar de coberto de cortes e sangue, com o rosto machucado, ele não estava sofrendo. Então, Ele me levou a meditar sobre a aparência do Libertador. O Messias que havia sido profetizado gerou tantas […]

O post O Cristo Libertador é um frustrador de expectativas apareceu primeiro em Blog.

]]>
Dentro da minha cela interior, busquei ver Jesus e quando ele apareceu pra mim, estava chagado. Porém foi uma visão ambígua: apesar de coberto de cortes e sangue, com o rosto machucado, ele não estava sofrendo.

Então, Ele me levou a meditar sobre a aparência do Libertador. O Messias que havia sido profetizado gerou tantas expectativas no povo, que quando o Libertador chegou, poucos se abriram a conhecê-lo.

Frustração. Frustração que levou a descrença e frustração que levou a traição de Judas.

A vida de um Cristo Libertador diversas vezes vai frustrar quem está ao seu redor. Porque a liberdade é frustrante.

Queremos ter posse sobre o outro, queremos que ele seja quem a gente projeta que ele se torne, queremos que ele faça aquilo que nos agrade.

 

Frustração

Ser amigo de um membro da Cristo Libertador as vezes vai te frustrar, porque ele não estará em algum aniversário ou evento social, mas estará na missão. Não atenderá alguma das suas expectativas.

Ser amigo do Cristo Libertador é passar por muitas frustrações. Nós mesmos quando tocávamos em grande palcos católicos, nos frustrávamos com o pequeno público que nos assistia, quando achávamos que fundaríamos a comunidade pra ser artista, fomos frustrados e levados ao escondido das fundações casa.

Hoje nos frustramos com a capela Santa Luzia tão vazia às quartas-feiras na missa e adoração.

 

A capacidade de escolher pelo bem gera vida

Pela liberdade de Deus em vir ao mundo e realizar o seu plano de salvação da forma como bem queria, os judeus de 2000 anos atrás se frustraram e mataram o Cristo.

Pela minha liberdade de ser o que sou chamado a ser e defender a verdade, já perdi muitos amigos frustrados pelo meu movimento.

Diante a frustração ou se permanece e aguenta o tranco até o coração se converter e voltar à paz ou se abandona tudo, frustrado e vai embora.

A liberdade frustra, mas a liberdade quando aponta para a verdade, gera vida.

Seja verdadeiro.
Seja livre.

Um bom termômetro de o quanto temos sido disso é o quanto frustramos o mundo.

 

LEIA TAMBÉM:

 

O meu lugar de salvação!

Um Desejo Incompreendido.

 

O post O Cristo Libertador é um frustrador de expectativas apareceu primeiro em Blog.

]]>
https://blog.cristolibertador.com/o-cristo-libertador-e-um-frustrador-de-expectativas/feed/ 1