Por que João reconhece Jesus antes de Pedro?

“Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu sua roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar” (João 21,7).

Porque João reconhece Jesus primeiro? E porque Pedro estava nu?

Todo ano as mesmas perguntas

Todos os anos me faço estas duas perguntas ao ler este evangelho. E todo ano encontro as mesmas respostas:

R: João era o discípulo que Jesus mais amava e que era mais íntimo Dele, por isso reconhece o mestre antes de todos.

R: Pedro não estava peladão. Estava sem parte da roupa externa. Afinal, estava pescando e precisava de mais agilidade para este ofício.

Todavia, quanto mais estudo os textos sagrados, mais os detalhes e reais significados vão saltando aos meus olhos.

As passagens bíblicas evangélicas que relatam a ressurreição são riquíssimas, e trazem significados, exortações e orientações maravilhosas, porém é necessário saber ler nas entrelinhas. E conhecer as escrituras como um todo.

Voltemos então às perguntas.

Porque Jesus foi reconhecido primeiro por São João?

R: Porque ninguém duvida que fora São João que escreveu isso, e era o discípulo que Jesus amava. São João, mais observador, conheceu antes que ninguém a Jesus Cristo. São Pedro, mais atrevido que os outros, se jogou no mar para chegar antes que os outros até onde estava Jesus Cristo.

São João, pois, pela pesca milagrosa, como afirma Eutímio, conheceu que aquilo não era casual nem aventura, e com o seu coração observador, deduziu ser Jesus Cristo que com eles falava; autor, sem dúvida, de tão feliz pesca; fixou-se n’Ele e O reconheceu.

Leôncio dá outro motivo: João possuía um coração mais puro e simples. Os simples conhecem a Deus facilmente e facilmente creem.

São Jerônimo, cantor da virgindade, afirma de São João: “A virgindade foi quem primeiro conheceu aquele corpo virginal”.

Outros autores comentam que a verdadeira causa foi que, assim como antes não quis Cristo que O conhecessem, agora quis, e foi conhecido.

São João foi o primeiro a conhecer a Nosso Senhor por dois motivos, segundo São Jerônimo: porque O amava e era puro de coração: “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt 5, 8).

Fonte:

https://www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_073.htm

Pureza eis a meta!

Calma! Ninguém está chamando São Pedro de impuro.

São Jerônimo apenas explica o porquê, segundo ele, João reconheceu Cristo antes, porque tinha o coração mais puro do que Pedro, devido à sua virgindade. E é fato. Uma criança que não sabe o gosto dos doces não os deseja, a partir do momento que experimentou, já era.

Pedro por ser mais velho, casado e mais vivido, tinha um caminho mais árduo a percorrer para alcançar a sua própria purificação. Faz todo o sentido. Óbvio que isso não impediu Cristo de confiar a sua autoridade a ele, afinal onde super abunda o pecado, super abunda a graça (Rm 5,20), e Deus escolhe quem quer.

Voltando novamente às perguntas.

Porque Pedro não estava vestido adequadamente? 

R: São Pedro estava pescando, usando pouca roupa, e quando ficou sabendo que era Jesus Cristo, vestiu-se decentemente para comparecer diante do Mestre honestamente vestido; pois, antes não estava.

Além disso, em um lapso de tristeza e desesperança, Pedro havia voltado para o início de sua caminhada, para o limítrofe entre a vida velha e a nova. Exatamente no ponto onde fora chamado por Jesus. E levou muitos consigo.

É de novo, neste lugar, que Cristo o ajuda a fazer memória de sua vocação e missão. Não apenas uma mera lembrança. Mas reviver de novo a mesma experiência fundante de sua vocação. E que o impele a retornar para o seguimento. À continuar o ministério de Jesus.

Eucaristia

Por fim, ainda neste texto, novamente Jesus oferece aos seus o seu corpo, dando lhes a eucaristia nas margens do lago. Ele não se cansa de se mostrar a nós. De nos ensinar e auxiliar. De nos vestir. E de nos alimentar com seu próprio corpo.

Fonte:https://padrepauloricardo.org/episodios/jesus-esta-mais-perto-do-que-nunca

Leia mais sobre a Ressurreição de Jesus:

Por que Jesus apareceu primeiro para as mulheres? https://blog.cristolibertador.com/jesus-se-revela-primeiro-para-as-mulheres/

Por que Jesus ressuscitou com as marcas em seu corpo? https://blog.cristolibertador.com/por-que-jesus-ressuscita-com-as-marcas-em-seu-corpo/

Somos todos discípulos de Emaus: https://blog.cristolibertador.com/somos-todos-discipulos-de-emaus/