Next To Me

Há um tempo venho escutando uma música – Next To Me – que me faz refletir muito sobre o amor de Deus e dos meus por mim, e é esse amor que me motiva a perder o medo de expor minha sujeira para Ele, para as pessoas que me orientam na fé e no carisma CACL e para amigos próximos.

“Next To Me” é o lançamento mais recente da banda Imagine Dragons e talvez não tenha sido o objetivo de Dan Reynolds (vocalista e compositor), mas esse som me faz ver como meu Senhor está “Ao Meu Lado”.

Dê o play e vem comigo nessa reflexão!

Arrumando a casa

A canção começa descrevendo uma cena onde alguém que tem um ar de confiança e tranquilidade entra na casa de outra pessoa e a encontra em meio a sua bagunça, com seu emocional adoecido, endividado e cheio de vícios, mas ainda assim, quer permanecer ao seu lado.

Só por aí já rola uma identificação monstra, afinal, quem aí não é cheio de bagunças interiores e quando o Senhor entra na sua casa, que é o seu coração, não precisa te confortar e te ajudar a arrumar as coisas?

Eu imagino essa cena, na qual eu estou olhando para a pizza cheia de baratas em cima do sofá, o chão sujo, a lâmpada queimada, a mesa coberta de contas que eu não posso pagar. Uma bagunça total e eu não sei como arrumar.

Então o Senhor chega, me dá um abraço de conforto, me acalma, me dá um saco de lixo, arruma um pano e um desinfetante cheiroso, traz as ferramentas para consertar os móveis e me convida a, junto com ele, arrumar tudo, arrumar a minha casa.

Expondo a verdade

Então, com a casa mais limpinha, a luz já está acesa, já é possível olhar ao redor e a gente senta, começamos a conversar e aí eu vou explicando como eu fiz toda aquela sujeira, vou falando de todas as bobagens que eu fiz, vou contando meus pecados, meus vícios e contando como perdi toda a minha inocência e já não sei se tenho fé. Vou expondo a minha verdade.

Aí eu levanto os olhos e vejo um rosto sereno, tranquilo e Jesus vai me lembrando da minha vida com um olhar positivo, falando sobre as coisas que eu tenho e fiz de bom, tirando toda a bagunça do centro da minha visão e me dando uma possibilidade de vida. Aqui surge uma amizade.

Refrão

A vida segue após a limpeza inicial da casa, mas a todo momento falhamos, pecamos, fazemos uma nova bagunça, sujamos mais uma vez…

O refrão começa falando: “Eu sempre te decepciono, você fica destruído, no chão”. E nesse momento eu reparo como mesmo diante de toda a ajuda e graça que me foram dadas, eu ainda me deixo levar pelos meus pecados. A imagem que vem à minha cabeça para ilustrar essa parte do “destruído, no chão”, é a imagem de Jesus sendo flagelado. Cada pecado, uma chicotada. Mas o olhar de Jesus pra mim não é de culpa, mas sim de confiança, como se ele dissesse: “Eu sei que você pode melhorar, pode ser santo!”.

Thank you for taking a chance on me

Mesmo diante de todas as besteiras que eu fiz e continuo a fazer, sempre encontro um abrigo, de quem está sempre ao meu lado. Então, o mínimo que eu posso fazer é ser grato ao Senhor por Sua presença e misericórdia, me abrir ao Seu amor e fazer com que valha a pena toda a paixão do Cristo por mim.

Letra: https://www.letras.mus.br/imagine-dragons/next-to-me/traducao.html