Geração Eleita, Youtubers

Não viva como rascunho!

By

A paz do Cristo Libertador, queridos irmãos. Na semana em que celebramos São João Paulo II, o santo da Teologia do Corpo, já lhe faço uma exortação bem no começo desse texto: Não viva como rascunho, pois Deus te fez para ser IMAGEM!

Dom Angélico Sândalo, guardada às devidas ressalvas, nos ensina algo muito bacana: “quem não reza vira bicho”, e essa é uma realidade, visto que a oração é o meio de comunicação entre Criador e criatura, entre Pai e filho.

E só viramos “bichos” porque nos esquecemos de onde e de Quem viemos!

Imagens de Deus

O mundo tem nos desfigurado, amassado as folhas em branco que o Senhor tem nos dado para recomeçarmos nossas histórias, mas nós sempre podemos voltar.

Ser “imagem” não é mostrar qualquer coisa ao mundo, mas como um espelho, refletir a imagem dAquele que nos criou com tanto amor e, ao nos contemplar, disse que éramos MUITO BONS!

Desfigurados

O grande problema é: vamos nos desfigurando aos poucos conforme vamos nos afastando do molde, do Criador, da forma.

E como é tenso isso. Sabe aquela pessoa que não parece ser aquilo que diz?  Que parece ser um personagem diferente em cada situação? Então… assim somos nós quando nos distanciamos dAquilo que Deus É.

Se não somos bons, se não somos misericordiosos, se não somos amor, se não somos justos… estamos sendo diferentes daquilo para a qual fomos criados e estamos cheios de arestas e rebarbas que ultrapassam aquilo que é molde de Deus.

Na Teologia do Corpo

São João Paulo II nos ajuda a entender um pouco mais sobre essa realidade de sermos imagens de um Criador Divino e de como somos suas semelhanças além do Estado de Solidão Original onde nos encontramos apenas com Ele.

Na Catequese do dia 14 de Novembro de 1979, podemos ler:

“A função da imagem está em espelhar aquele que é o modelo, reproduzir um protótipo. O homem tornar-se imagem de Deus não tanto no momento da solidão quanto no momento da comunhão”.

Sobre sermos imagens de um Deus Trindade-Comunidade-Comunhão, JP2 nos fala:

“Ele, de fato, é ‘desde o princípio’ não só imagem em que se espelha a solidão de uma Pessoa que governa o mundo, mas também e essencialmente, imagem de uma imperscrutável comunhão divina de Pessoas”.

A nossa essência está na alma, mas é o CORPO que revela essa essência para o mundo. “O corpo revela o homem”, lembra Karol Wojtyla.

TdC e o Gênesis

Nessa mesma catequese, nosso querido Papa Polaco nos fala da Teologia do Corpo como modo de expressar a dignidade da corporeidade:

“A Teologia do Corpo, que desde o princípio está ligada à criação do homem à imagem de Deus, torna-se de certo modo, também teologia do sexo, ou, antes, teologia da masculinidade e da feminilidade, que aqui, no Livro do Gêneses, encontra o seu ponto de partida”.

Você ainda não conhece as catequeses da Teologia do Corpo? Clique na imagem abaixo e faça o download de todas as falas de João Paulo II sobre essa temática da sexualidade humana.

Deus te abençoe!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.