Quem é Cultura? O nascimento do blog!

Eu sou Cultura! Você já ouviu a frase: “O mito cria, o lixo copia”?

Não, calma! Não é essa a frase motivacional do surgimento desse blog, mas talvez uma adaptação dela, que diz: “O Eu Sou cria, a gente copia, adapta, modela e usa para o bem ou para o mal”. Ou seja, tudo o que temos ao nosso redor foi criado na essência pelo Eu Sou e nós transformamos no que é atualmente.

Mas quem cria, nunca deixa de estar na criação, mesmo que não tão aparente, a não ser que a obra seja destruída. Por exemplo, se pegarmos a Mona Lisa e rabiscarmos tudo, pintarmos o cabelo, os olhos, o fundo etc.

Quem olhar, se olhar atentamente ainda pode ver resquícios de Da Vinci no que sobrou da sua obra. Entretanto, se queimarmos o quadro ao invés de o rabiscarmos, aí sim nem Da Vinci nem Mona Lisa existem mais, mas só cinzas. As cinzas da deturpação.

O mesmo acontece com a gente, o mesmo acontece com as diversas formas de cultura. Por mais rabiscadas que estejam, é possível enxergar algo do Eu Sou, o criador, desde que não estejam completamente estragadas. E é esse algo que vamos procurar!

Mas quem é Eu Sou?

O nome “Eu Sou” aparece na história do povo hebreu no momento em que Moisés tinha acabado de ser chamado por Deus para liberta-lo da escravidão egípcia. O patriarca então pergunta o nome de Deus e esse o responde: “Eu sou aquele que é”. Disse mais: “Assim dirás aos israelitas: ‘EU SOU me enviou até vós’” (Ex 3, 14). Essa auto definição de Deus sobre Seu nome, é certamente, a melhor possível. Ele é Aquele que É! Ele é o EU SOU!

Então, a história seguiu e o mesmo Deus que se revelou a Moisés, se revela a mim e a ti. Mas não é só na Igreja que se vê Deus. Ele está no homem, Sua obra e naquilo que o homem faz. Filmes, músicas, séries, danças, livros, obras de arte etc, mesmo que seculares, falam de Deus em algum ponto, às vezes bem discretamente. As sementes do Verbo estão espalhadas por toda a criação, não há como negar, basta observar.

Eu sou cultura!

Eu passei a perceber isso e um irmão muito especial, junto ao meu fundador, me incentivaram a transmitir essa minha experiência. Eis, então, que surge o “Eu Sou Cultura”, um espaço destinado a falar de, e incentivar o consumo à cultura, seja ela pop, erudita ou sacra e aguçar nossos olhares para que achemos o Cristo presente na arte e, quando não estiver presente, quando nem mais arte for, que possamos descartá-la.

Essa é a nossa missão, esse é o nosso desejo! Vamos nessa, então?

Assim vos direi: “EU SOU me enviou até vós”, para dizer que é só procurar direito que O encontraremos. E que ao encontrá-Lo, passemos a refleti-Lo, apagando os rabiscos que fizemos em nós mesmo, obras de arte do Criador.