Escândalo para o mundo

Não é de hoje que os valores da sociedade estão distorcidos. Quando pensamos em escândalo para o mundo, podemos pensar diversas coisas.

O QUE TE ESCANDALIZA?

Na minha cabeça pode ser protestos feministas com mulheres nuas e utilizando a imagem da Virgem Maria, pode ser roupas curtíssimas que são usadas no verão, novelas que possuem cenas de sexo, pedofilia, traição, homossexualidade de forma descarada e natural.

Porém, se analisarmos, para o mundo de hoje, nada disso é escândalo. O que escandaliza o mundo somos nós, pessoas que desejam viver a santidade.

Em um mundo que prega a liberdade do prazer, como é possível transar só depois do casamento? Um mundo de “Meu corpo, minhas regras”, como é possível usar roupas modestas? Em um mundo que é melhor ter cachorros do que filhos, como é possível não usar nenhum método contraceptivo? Em um mundo que tudo é permitido, como é possível ter limites? Em um mundo onde só prega o ter, como é possível viver de providência?

É nesse momento que somos os estranhos da história.

O MUNDO NÃO VAI ENTENDER

A cultura do nosso mundo hoje é uma cultura ascendente, ou seja, uma sociedade caracterizada pela competição, em crescer cada vez mais no emprego, o salário aumentar cada vez mais, estudar cada vez mais, e mais, mais, mais…

Já nascemos na corrida de ter que estudar, falar diversos idiomas, alcançar importantes experiências no mercado de trabalho, enfim, sermos bem-sucedidos.

Só que o Cristo nos ensina um movimento totalmente ao contrário desse: o movimento descendente.

Cristo se esvaziou de sua divindade para nos ensinar a viver esse movimento que nos leva para o céu. Ele se fez homem, tem noção disso? Ele é Deus e descendeu sua natureza.

Um exemplo bobo: pensa se você é o dono da empresa, você faz o mesmo trabalho que um estagiário faz? Seu cargo é muito mais elevado! Pois é, Deus é muito maior que nós e se fez como nós.

É PRECISO SER COMO CRISTO

Nossa missão é fazer o mesmo caminho que o Cristo, enquanto o mundo prega um movimento ascendente, precisamos seguir um movimento descendente.

“De onde lhe vêm essa sabedoria e esses milagres? Não é ele o filho do carpinteiro? Não se chama a mãe dele Maria e os seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? E as suas irmãs não vivem todas entre nós? Donde, então, lhe vêm todas essas coisas? E se escandalizam dele” (Mt 13, 54b – 57ª).

Quem é você? O Cristo que era o Cristo foi motivo de escândalo, quem dirá nós, então?

Pode ser que sua família nunca entenda a sua escolha, seus amigos achem uma loucura, seu chefe te ache um idiota.

Uma irmã de Comunidade partilhou comigo um testemunho de uma moça que ela conheceu em um retiro.

Essa mulher é formada em Medicina, o pai dela pagou a faculdade toda dela e sabemos o quanto é caro, né? Porém, no final de sua faculdade, ela conheceu uma Comunidade que tem o carisma de abrigar moradores de rua, ela se encontrou nesse carisma e foi para a Comunidade. Um dia, era o dia dela de ficar na lavanderia, e ela médica formada, passou o dia todo lavando toalhas encardidas que os moradores de rua tinham usado para tomar banho. Ela estava se sentindo realizada com isso. Já o mundo, se escandalizou.

SEJA DIFERENTE! SEJA SANTO!

Em um mundo que a santidade é raridade. Em mundo que só prega o ter. Em um mundo que só prega a ascendência. Em um mundo cheio de ideologias e falsas liberdades: seja diferente! Ande na contramão, ainda que isso seja escandaloso para sua família e para todos ao seu redor. É escandaloso mesmo, pois o mundo se desacostumou a isso.

Estamos com a verdade, por mais que ela seja escandalosa. Viva a verdade descendente do evangelho.