Deus acredita em nós! E você, acredita nos irmãos?

Já imaginou se Deus acreditasse em você como você acredita nos irmãos?

Pois é, a paz do Cristo Libertador a todos nós! Ando pensando muito a respeito de como tenho uma fé mísera em Deus e muito menor ainda em meus irmãos de caminhada!

Sei, que mensurar a fé não é legal, e que talvez este conceito seja errôneo teologicamente falando, porém, estou falando de COMO de fato CREMOS EM DEUS e NOS NOSSOS IRMÃOS!

O que significa crer em Deus?

Para iniciar nossa conversa, vamos falar sobre CRER EM DEUS. Fé para nós cristãos católicos é crer em Deus e em toda a sua revelação. O Catecismo de nossa Igreja nos ensina que:

143 – “Pela fé, o homem submete completamente a Deus a inteligência e a vontade; com todo o seu ser, o homem dá assentimento a Deus revelador (2). A Sagrada Escritura chama «obediência da fé» a esta resposta do homem a Deus revelador (3)”

Ou seja, ao dizermos que temos fé em Deus devemos nos submeter a Ele e crer em toda a sua revelação. Esta submissão total consiste em nosso ATO DE FÉ. Não adianta apenas dizer que crê, precisa viver segundo o que se crê, se não vã será nossa prática religiosa e, com certeza, teremos o mesmo fim dos pagãos e dos não crentes: a incerteza.

Só aqui já temos material para refletir uma vida, afinal, submeter nossa vontade e inteligência a alguém que às vezes parece ser tão distante e passivo, parece algo impossível e irracional, mas a fé é DOM DE DEUS e é só através dessa escolha que Aquele que parece tão distante se mostra de fato muito mais presente e constante do que O imaginávamos.

O projeto de Deus

Bom, mas o foco desta exortação é outro!

Deus através de sua bondade acredita no projeto SER HUMANO e por isso nos cria. Ele nos dá o que tem de melhor: seu Santo Espírito. Crê tanto em nós que mesmo vendo o tanto de bobagens que fizemos e fazemos, envia Seu Filho para que pudéssemos ser, de novo, participantes da Morada Eterna.

Em resumo, Deus nos ama e ACREDITA PIAMENTE EM NÓS. Porém, a pergunta que faço é: NÓS ACREDITAMOS EM NÓS MESMOS? ACREDITAMOS NO OUTRO?

Acredito nos irmãos?

Vejam, não estou falando em autossuficiência, não é isso não! Não estou falando em positivismo e nem nessas bobeiras mentais todas que se pregam por ai. Estou falando em CONFIANÇA.

Vejo em nossa Comunidade, em nossa paróquia e em nossa família, uma dificuldade absurda de crermos que O OUTRO PODE SER SANTO, que meu irmão de sangue, que meu filho ou filha, que meu amigo de infância pode ser O ESCOLHIDO OU ESCOLHIDA DE DEUS PARA UMA DETERMINADA MISSÃO!

Basta olhar para nossas atitudes e ver como facilmente achamos mais e mais defeitos no outro, a ponto de não vermos qualidades neles.

DEUS ESCOLHE QUEM QUER!

Deixa eu só te lembrar uma coisa! Sabe Elias, isso nosso baluarte, ele era bronco, arrogante e soberbo, se vestia mal, era severo, mas Deus o escolheu como seu porta voz!

Sabe Pedro? Então, pescador, de origem simples e Deus só o escolheu como primeiro Papa de sua Igreja na Terra, aquele que tem o poder de desligar e ligar coisas no céu!

Sabe Maria? Ah essa é top… Uhummm com certeza é a mais top das tops, porém, só tinha 15 anos e foi incumbida para ser mãe de Jesus.

E Paulo? Ah Paulo era inteligente, audaz, estrategista… sim era sim, mas matava cristãos, destruía famílias, escravizava, maltratava mulheres e crianças de famílias que professavam O CAMINHO.

O ungido de Deus

Pois é, e seu irmão que vive contigo não pode ser UNGIDO POR DEUS, afinal, ele tem tantoooossss pecados… Você sabe quem é a mãe dele, o pai, a família, que ele ronca, como Deus pode escolher alguém assim… é tão novo, sem experiência.

Triste. Quando fazemos isso, agimos que nem alguns personagens bíblicos famosos.

Exemplo: Judas não creu que Jesus era o Messias e o traiu. Os Fariseus não creram que um Galileu fosse Deus e o mataram. Profetas e mais profetas não foram quistos em suas terras natais e foram mortos por seus próprios compatriotas.

Pois é! Precisamos ter uma coisa clara em nossas mentes: quem escolhe este ou aquele para esta ou aquela função é O MEU E O SEU DEUS! Duvidar da escolha Dele é agir como um destes citados ai acima!

Ah Guilherme, mas como sei que foi Ele quem escolheu? Simples, ACREDITE em seu irmão. Ajude-o, corrija-o, exorte-o, ore por ele e nunca, nunca mesmo deixe de acreditar que talvez ele um dia possa ser proclamado santo pela nossa Igreja.

Será que os amigos de Agostinho de Hipona, criam que ele poderia ser Santo Agostinho? Que Saulo se transformaria em Paulo? Que o menino Joselito seria hoje o mais famosos Cristeiro do mundo?

Que Francisco não era um louco desvairado e sim a figura de Cristo em seu tempo? Que homens e mulheres de fé poderiam fundar a Canção Nova, Shalom, Aliança de Misericórdia e tantas outras Comunidades?

Será que não devíamos parar e se alegrar porque o Senhor está levando homens e mulheres do nosso meio para serem nossos formadores, orientadores, fundadores, padres e assim vai.

Vamos continuar minando as vocações que Deus levanta?

Bom, acho que já fui claro: precisamos crer que ser livre é permitir que Deus haja como ele quiser, afinal, Ele é Deus, não nós!

“Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança!” (Albert Eisnten – rsrsrsr isso mesmo, não está na Bíblia!)

“Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele. Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor” (1 Cor 1, 25-31).

FOGO DE ELIAS!