Aspirai os dons mais elevados

Aspirai os dons mais elevados? Que dons aspiramos? Que sonhos temos? Sem rodeios, me diga onde queres chegar? Não somos todos cristãos, não somos todos iguais e merecemos igualmente o mesmo prêmio?

Um corpo, membros diferentes

A exortação de hoje é inspirada na carta de São Paulo aos Coríntios (1 Cor 12-14.27-31a).

Este trecho das sagradas escrituras é bem famoso e muito usado em pregações de vida fraterna, de união dentro das igrejas, entre os irmãos e assim vai. Ao ler a passagem, o Senhor me motivou e me incomodou a partir do versículo 28, quando o texto nos diz, que formamos um só corpo e, individualmente, somos membros desse corpo. Até ai, glória a Deus!

Afinal, o que o apóstolo quer dizer, é que o Senhor nos fez diferentes, assim como a mão é mão, e o pé é pé, entretanto, na diferença, somos parte do mesmo corpo, cuja a cabeça é o Cristo!

Pois é, lindo não? Porém, bombástico, afinal de contas crescemos ouvindo que o Senhor quer a igualdade entre seus filhos, quer a felicidade de todos e daí em diante é quase um discurso marxista, de uma sociedade igualitária que jamais daria certo!

Equidade sim, igualdade não!

Queridos, para que exista uma igualdade total entre dois elementos diferentes entre si, precisamos eliminar por completo as diferenças que os marcam, e isso significa que teríamos em um corpo apenas mãos e nada de pés! Teríamos uma sociedade só feita de arquitetos ou talvez de médicos, ou quem sabe de políticos, Deus nos livre dessa maldição!

Está tudo errado!

O Senhor nos fez diferentes, então, somos Cristãos, mas jamais devemos almejar sermos iguais, ou sermos tratados igualmente por nossos irmãos e principalmente por Deus!

Uma mãe que educa o seus filhos sem observar as individualidades de cada um é uma péssima mãe e com certeza criará aberrações e não seres humanos. Deus não erra e não nos trata de modo igual!

Pedagogia de Deus

Não estou falando de personalização de leis, não senhor, isso é impossível, estou falando de pedagogia do Amor. Ele ama com a mesma intensidade, sem discriminação, sem separação, porém, de maneiras diferentes, a cada um de nós! Nos educa diferente, nos exorta diferente e quer que ao fim, sejamos iguais a Cristo, sem que percamos aquilo que Ele mesmo colocou de diferente em nós.

O corpo é de Cristo e este corpo precisa de braços e pernas, se só tivesse pernas seria o corpo de uma centopeia e não do nosso amado Jesus.

Dons elevados

No fim desta passagem, Paulo elenca uma série de dons e de “cargos” de dentro da igreja primitiva, coloca ordem de importância neles e diz no fim: “Aspirai os dons mais elevados”. 

Primeiro temos que saber o que é mais importante e saber distinguir qualidades de defeitos, esta daquela função, valorizar todas, porém, saber que devemos aspirar os dons mais elevados!

Devemos aspirar ao Dom do Amor, este vai nos dirigir de maneira sábia para o centro da vontade de Deus e acabar com picuinhas, disputas, invejas, contendas e remorsos.

Devemos aspirar ser como os apóstolos, e sabe por que, porque os apóstolos são aqueles que bebem direto do Mestre, reclinam suas cabeças em Seu peito e bebem da graça. São os primeiros que apanham também, mas vale à pena. Logo depois serão dados os demais dons em acréscimo, porém, não todos, e virão segundo a vontade de Deus e não a minha ou a sua. Me entendem?

Cobra não voa!

Como diria minha sábia vovózinha “Deus não dá asas a cobra” e “eu não devo pegar o bonde andando e querer sentar na janelinha”. Aspirar os dons mais elevados só é possível quando sabemos, claramente, quais dons temos, se já o desempenhamos bem, se pelo menos eles estão à serviço de nossa Comunidade! Se não vamos nos corromper com estes dons.

Como posso querer ser um formador se não sou fiel ao carisma que me foi confiado? Como posso ser um bom discípulo se não quero reclinar a cabeça no peito de Jesus e beber da graça Dele? Como serei um bom intercessor se não cumpro as práticas diárias de oração de minha fraternidade? Como serei pregador se não leio TODOS OS DIAS a Palavra de Deus? Como? Como? Como?

Aspirar os dons mais elevados é a meta dada por nosso baluarte e, ser fiel no pouco, para que os Senhor nos confie mais, é o caminho para atingir esta meta! Voltando à minha avó: “Quem procura acha!”

Aspiração sim, inveja não!

Por fim, Aspirar os dons mais elevados, NÃO SIGNIFICA ASPIRAR O DOM MAIS ELEVADO DO PRÓXIMO! Chôôooo inveja! Você pode querer ser profeta, mas para isso não precisa meter o pau nos profetas que o Senhor escolheu! Ele escolhe e ponto! É difícil aceitar ou entender?

Leia: “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes” (1 Cor 1, 27). Dá-lhe, Paulão! Chega de teoria e vamos para a prática! Deus é o Amor e o Amor não erra!

Oremos:

Senhor, tu é bom e perfeito! Aspiramos os dons mais altos e que sejam dados a nós segundo Sua vontade. Sonhamos sonhar os Teus sonhos e poder realizá-los. Queremos chegar até o centro de Sua vontade e nada além: queremos a cruz! E sabemos que a minha cruz não é mais pesada que a do meu irmão, ela é só a minha e sou eu quem devo carregar, contando com sua ajuda! Que o Carisma Cristo Libertador me faça livre e que tua graça me ajude a jamais me afastar deste carisma que me liberta. Amém!