Alguém passa a fase pra mim?

Um irmão de comunidade me enviou uma tirinha com a seguinte frase:

“Se a vida fosse um videogame, esse seria aquele momento de dar o controle pra alguém e dizer: “Passa essa fase aí pra mim!”

E mesmo sem estar passando por nenhuma fase ruim na vida senti que devia escrever sobre e bom, cá estamos nós.

Ninguém pode passar por você

Quando estamos com dificuldade, vivendo um tempo difícil ou precisando fazer algo que não sabemos, é muito comum querer que alguém nos ajude. Mas aqui está um perigo: por mais ajudas que você tiver, no final, é você que tem que dar conta de resolver.

Eu sofri (e ainda sofro) pra aprender que os meus problemas e minhas responsabilidade pertencem a mim e a mais ninguém. Quantas vezes eu não pedi uma suposta ajuda querendo na verdade que os outros escolhessem/fizessem por mim?

Quando a gente é criança, ok, alguém geralmente vai tomar a frente de tudo e nos entregar a solução de mão beijada. Mas se ao passo que eu for crescendo eu não assumir a minha vida, nunca serei protagonista de mim mesmo e pior, nunca vou crescer de verdade.

O outro extremo

Mas esse texto não é para falar sobre autossuficiência, até porque, pessoas autossuficientes podem até ir passando de fase, mas nunca vão vencer o jogo. Se eu tomar controle pra mim, achando que consigo fazer tudo sozinho só com meu esforço e inteligência, vai dar ruim.

Com certeza, ao seu redor, existem pessoas mais inteligentes, mais experientes e mais ungidas por Deus do que você. Inclusive, pessoas que foram colocadas pelo Senhor como autoridade sobre ti, e você ainda acha mesmo que o seu ponto de vista é o que deve ser seguido?

Ser protagonista não significa ser autossuficiente, na verdade, passa longe disso.

Protagonista em ser coadjuvante.

“Tá mas o que é o certo então?” Você deve estar se perguntando. Pois aqui vai a resposta!

O melhor caminho é ser protagonista em ser coadjuvante, e isso acontece de duas maneira:

1) Escolher dar o controle para Deus.

2) Escolher depender de alguém, mas não por comodismo/preguiça e sim por humildade.

Observe que o verbo “Escolher” está no começo, e você só pode escolher sobre algo que é seu. Assim sendo, para protagonizar seu coadjuvantismo, você precisa antes de tudo, cortar o cordão umbilical e assumir a responsabilidade sobre.

Em outras palavras, ninguém vai passar de fase pra mim ou pra você, afinal, todo mundo tem muitos chefões para vencer todos os dias.

Então, assume esse controle e oferece ele ao Senhor, à Igreja e àqueles que Ele colocar na sua vida como autoridade, para aí sim, saber quais botões apertar e vencer, não o jogo, mas o bom combate!

Tamo junto nos games!

Que Deus nos abençoe.

Clique aqui e receba o e-book “Poesias de uma alma”. Fruto de nossa espiritualidade carismática e inspirado em Santa Faustina, Apóstola da Misericórdia e nossa baluarte.