A vocação de ser amigo

Sou muito grato por poder escrever sobre “ser amigo”, pois, quem não gosta de uma boa amizade, não é mesmo?

LEIA ESSE TEXTO OUVINDO – SEREI TEU AMIGO (Walmir Alencar)

Neste texto, quero lhe falar sobre o nosso papel nesse relacionamento e te ajudar a refletir sobre o tema, pois todos nós fomos chamados a “ser amigo” de alguém.

Eu tenho bastante amigos e faço questão disso. SOU MAIS FELIZ POR CONTA DELES! Claro que alguns são mais íntimos que outros e isso faz parte. Em todo relacionamento de amizade eu tento me doar ao máximo, pois meu papel é ser amigo daquela pessoa, é transmitir amor a ela.

Tempo de qualidade

Tento deixá-la o mais confortável possível, ajudo no que eu posso ajudar e o mais importante: dou o tempo de qualidade que ela precisa.

Quando você estiver com seu amigo, certifique-se que esteja realmente ali e não viajando nas ideias ou mexendo no celular, pois quando nós doamos o tempo para alguém, estamos doando um pedaço da nossa existência. Isso é incrível.

Eu fui buscar no Dicionário Aurélio o significado da palavra amigo, e olha esse trecho da definição: Que demonstra amizade, sentimento de afeição: ato amigo”, sim, ser amigo é um ato, uma ação. Ser amigo é doar-se a uma outra pessoa.

Aprender com Jesus

Jesus me inspira muito em como ser amigo, a partir da amizade que Ele teve com Lázaro, Marta e Maria, com os Discípulos… E uma passagem que me marca muito é a da Santa Ceia.

Jesus estava ali com seus amigos e amou cada um, mesmo Judas; lavou os pés de todos, beijou, abraçou, serviu pão e vinho e os abençoou, e em momento algum quis algo em troca.

Algumas pessoas me perguntam como eu consigo me relacionar com todo mundo. Muitas vezes fico sem resposta, mas com certeza, o motivo é que eu busco dar o melhor que eu tenho, mesmo que eu não receba nada em troca. Pra falar a verdade, eu nem penso sobre algo que eu possa receber sendo amigo de alguém, pois o mais importante para mim é a pessoa.

Não espere!

Não podemos numa amizade viver a espera de algo em troca: se eu sou amigo, eu me doou para a pessoa mesmo que ela não faça nada por mim, isso também se chama amor, claro que é natural querermos receber algo também, mas não viva o relacionamento à espera disso.

Vejamos: estamos aqui refletindo o que é ser amigo e não o que é uma amizade. Há um nome para quem sempre espera algo em troca: “barganha”, pois só doa se receber algo em troca. Não seja assim! Claro que em uma amizade vai haver reciprocidade, mas não devemos querer só receber e ser um “barganhador” na vida do outro.

Espero que você reflita como andam suas ações como amigo: será que suas relações precisam mais da sua doação? Será que você dá mais atenção para o celular ou para outras coisas quando está com seu amigo?

Não se preserve na sua amizade, fazendo isso, verá que tudo ficará melhor e seu amigo SERÁ MAIS FELIZ POR TER VOCÊ NA VIDA DELE.

Naturalmente receberá!

“Mas Bruno, eu nunca vou receber nada, sempre será só eu um bom amigo, eu também preciso disso”. Meu querido, lembre-se que ser amigo” é um ato de doação e não de recebimento. Faça isso: seja o melhor amigo que o próximo possa ter e o seu testemunho o atingirá; e fica tranquilo, se a amizade for uma relação saudável, você receberá de volta naturalmente.

E lembre-se, ninguém vive só!

A paz do Cristo Libertador

Bruno Zarista
Discípulo da CACL